Dicas de iluminação para ambientes da sua casa
Decoração e Paisagismo

Iluminação: um toque de conforto e modernidade para o seu lar

Estamos em contato cada vez mais com a iluminação. Se antes da descoberta da eletricidade eram as velas e lamparinas que traziam luz aos ambientes, hoje utilizamos a energia elétrica impulsivamente, sem perceber.

Iluminação indireta é perfeita para o quarto

O inevitável contato com a luz artificial, se não utilizada de maneira correta, pode gerar vários problemas relacionados à retina. A boa notícia é que podemos fazer da iluminação nossa melhor amiga e usá-la de maneira consciente, aproveitando seu benefício não só para iluminar o ambiente e confortar a visão, mas também como meio de tornar a casa um local agradável e confortável.

Depois de um dia intenso de trabalho, nem sempre exposto às condições ideais de luminosidade, nada como chegar em casa e sossegar. Mas, se o seu imóvel não oferece condições para uma noite de conforto e descanso, por possuir móveis desconfortáveis e ambientes escuros, fica difícil relaxar. E é neste ponto que a iluminação pode ser peça-chave no planejamento do seu apartamento.

Uma boa iluminação traz consigo a consciência de que os ambientes da casa não são iguais. Logo, por que utilizar a mesma intensidade de luz nos cômodos, se as atividades realizadas são diferentes?

Para todos os ambientes, apesar de necessitarem de especificações de luminosidade diferentes, devido às diversas atividades realizadas, deve-se utilizar a mesma lógica:

Veja os tipos de iluminação para sua casa

Iluminação geral

 É utilizada para trazer luz ao cômodo por completo, a fim de clarear o ambiente como um todo.

Dicas de iluminação para seu apartamento

Iluminação específica

 Normalmente, é composta por abajures ou luminárias para dar foco em alguma atividade, como por exemplo, no caso da leitura de livros, nos quartos e escritórios; no corte de alimentos, nas bancadas da cozinha; ou ainda nos banheiros, com lâmpadas localizadas próximas ao espelho.

Dicas de iluminação para ambientes da sua casa

Iluminação decorativa

Dicas para iluminar seu imóvel

Esta modalidade é escolhida para realçar alguns objetos que você queira destacar, seja um quadro ou uma peça de arte.

As três categorias de iluminação, se planejadas e combinadas, proporcionam um ambiente perfeito para cada experiência vivida dentro de casa. As duas primeiras são essenciais para o bem-estar mínimo. Já a iluminação decorativa traz um toque de requinte e modernidade, tornando o clima de sua casa ainda mais amável.

Você pode gostar de ler também...