Como iluminar espelho de banheiro
Decoração e Paisagismo Iluminação

Como iluminar espelho de banheiro e melhorar a iluminação do cômodo

Seja em casa ou apartamento, se existe um cômodo que precisa estar sempre bem iluminado é o banheiro. Apesar de o espaço ser dedicado para cuidar da higiene pessoal, é lá que as pessoas aproveitam o espelho para passar algum produto do kit de maquiagem, por exemplo. Portanto, seja qual for a atividade exercida, é importante saber como iluminar espelho de banheiro corretamente.

O espelho é um item que ajuda não só a ver nossa aparência como também tem como função decorar o ambiente. Além de sua questão estética, o objeto ainda consegue ajudar a deixar o ambiente mais espaçoso e trazer uma sensação de profundidade. Mas, não se preocupe: até mesmo os banheiros menores conseguem atingir esse objetivo.

O desejo de muitas pessoas é ter janelas grandes com uma boa entrada de luz natural no banheiro. No entanto, nem todos os projetos, principalmente em apartamentos menores, conseguem oferecer isso ao cliente. De fato, é importante ter uma janela (ou algum exaustor, por exemplo) para que o local permaneça arejado e se mantenha livre de mofo.

Como iluminar espelho de banheiro?

Existem várias formas de fazer isso, de acordo com o espaço disponível. Uma das opções é fazer uma iluminação embutida no espelho que, inclusive, é uma ideia perfeita para quem gosta de se maquiar. Neste banheiro, a arquiteta Marina Carvalho usou revestimento hexagonal nas cores rosa, cinza e branco nas paredes e no piso e, no restante, optou por peças brancas para deixar o ambiente mais leve.

iluminação embutida no espelho do banheiro
Reprodução: Pinterest/Marina Carvalho

Atualmente, dá para apostar em diferentes formatos de espelhos. O retangular é muito popular, mas nada impede que você utilize um redondo – inclusive os modelos que alça – para dar um toque de modernidade e elegância ao cômodo. Alguns modelos comercializados hoje, inclusive, já vem com LED acoplado, o que é bem interessante e prático para iluminar bem a região do espelho. Porém, você também pode ter o espelho avulso e adicionar luz de LED na parte de trás.

espelho retangular com LED acoplado
Reprodução: Pinterest
espelho redondo com LED acoplado em banheiro monocromático
Reprodução: Pinterest

Vale também investir em spots embutidos para melhorar a iluminação da bancada e do espelho. O projeto da Ana Caroline Desordi conta com um espelho que vai por toda a parede e, com isso, traz amplitude ao local, enquanto os spots de iluminação direta trazem charme à decoração. O armário na cor branca é para deixar o ambiente com mais leveza.

iluminação de banheiro com spots embutidos
Reprodução: Pinterest

Ainda é interessante utilizar pendentes. Há uma variedade enorme de opções na hora de adicionar esses acessórios no banheiro, de acordo com seu estilo. Neste projeto de lavatório, a Designer de Interiores Rúbia Vieira trouxe gabinete branco, torneira na cor preta e tons de salmão na parede. O espelho redondo preto é charmoso e acompanha um pendente da mesma cor que segura uma lâmpada de filamento.

pendente preto com lâmpada de filamento no lavatório
Reprodução: Pinterest/Rúbia Vieira

Outras dicas para iluminação de espelho de banheiro

Na hora de escolher a lâmpada, é importante pensar na sua temperatura. O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro. A lâmpada LED é boa ainda por não esquentar. Outro fator interessante para aplicar nos espelhos são as fitas de LED. O legal é que elas são muito versáteis, são fáceis de instalar e têm um ótimo custo benefício. E o bom é que as fitas podem ir além do espelho do banheiro e serem utilizadas em outros cômodos da casa, como quarto e sala.

Gostou das dicas que ensinam como iluminar espelho de banheiro? Confira outros artigos do blog e decore a sua casa por completo! Quer saber mais dicas sobre beleza? Confira os artigos no blog Monala.

Leia também:

+ Espelhos ampliam o ambiente e deixam sua sala mais bonita e sofisticada

+ Descubra os mais incríveis modelos de cuba para deixar seu banheiro cheio de charme

+ 4 ideias assertivas para decorar o banheiro

Você pode gostar de ler também...