Decoração e Paisagismo

Isolamento acústico: item indispensável no seu home studio

Amantes de música, especialmente os que tocam algum tipo de instrumento ou cantam, têm ou sonham em ter um estúdio em casa. Esse tipo de ambiente caseiro é muito pratico e ideal para trabalhos musicais como: ensaio de banda, produção ou composição musical.

Mas é importante lembrar que por se tratar de um home studio, ou seja, um tipo de estúdio musical em casa, poderá vazar o som alto para os vizinhos e incomodá-los, principalmente se for em apartamento.

Por isso, o isolamento acústico é um dos itens indispensáveis para quem tem ou pretende montar seu home studio algum dia. Ele também tem outras vantagens, como proporcionar um som mais limpo.

Muitas pessoas preferem comprar um novo microfone ou novos monitores de estúdio, do que se preocupar com o tratamento acústico. Mas pense bem, você prefere ouvir alguns barulhos ambiente como “eco” ou um som mais limpo e natural?

 

Leia também: Instrumentos musicais na decoração

 

isolamento acústico para home studio

 

O que é isolamento acústico?

É a capacidade de um material bloquear o som de um ambiente para outro. Além disso, oferece um som direto para fazer melhores gravações.

 

Tipos de materiais acústicos

Alguns materiais que atuam como isolantes acústicos em home studios e também em outros ambientes, são:

  • Espumas elastoméricas
  • Lã de vidro
  • Lã de rocha
  • Fibra de coco

 

Leia também: Ninguém tem direito de fazer barulho e incomodar vizinhos

 

Dica!

Quem quiser obter o melhor resultado sonoro, faça uma combinação de absorção e difusão. Os difusores trabalham espalhando reflexos para que nada fique preso e o tom natural seja preservado.

 

isolamento acústico para home studio

Onde posicionar?

Eles podem ser posicionados nas paredes e no teto.

Um bom lugar para colocar o isolamento acústico no home studio é diretamente para a esquerda e direita, para evitar reflexos provenientes das paredes laterais.

 

tratamento-acustico-0

 

Leia também: DIY: Ideias de decoração e customização com CD

 

Gostou desse post? Então compartilhe nas redes sociais!

Essas dicas podem ser importantes também para seus amigos. 😉

 

 

Você pode gostar de ler também...