Decoração e Paisagismo

Jardim de inverno: Natureza sem sair de casa

O jardim de inverno ou jardim interno, como também é conhecido, é uma excelente opção para quem mora em apartamento ou em ambientes pequenos.

Vale ressaltar que o jardim interno, é um ambiente criado para recreação em casa durante o inverno, daí vem o seu nome.

Foto: Pinterest

Um bom jardim de inverno precisa ser como uma continuação natural da casa, e pode ser uma área totalmente nova e incorporada ao seu estilo de vida e aos ambientes que já existem, deixando o ambiente funcional.

Foto: Pinterest

As condições ambientais do interior de uma casa são bem diferentes das condições externas; Os fatores mais prejudicais na hora de escolhas suas espécies, são a luminosidade, temperatura e umidade do ar. Por conta do ambiente, as plantas escolhidas para o seu jardim deverão suportar menor umidade do ar, luz natural reduzida. Em contrapartida, as plantas estarão protegidas de ventos fortes e de intensas variações térmicas.

Foto: Pinterest

Quanto custa um jardim de inverno?

Os orçamentos para um projeto de jardim de inverno podem variar bastantes. Para pequenos espaços os custos podem ser menores, já que demandam menos trabalho e materiais mais em conta. Já para projetos mais amplos, que precisam de planeamento, escavamento e estrutura, os custos são mais elevados para o projeto como um todo.

É importante certifica-se que todas as alterações não vão comprometer a construção tanto do jardim quanto da sua casa. Fiação, encanamento e trabalho de manutenção em um jardim de inverno devem ser realizados por profissionais, isso vai garantir resultados bons e seguros.

Foto: Pinterest

Dicas para mobiliar jardins de inverno

Um pequeno jardim de inverno deve ser decorado com leveza, com objetos minimalistas, o que não compromete o conforto e faz do ambiente um lugar agradável.

Para jardim de inverno maiores, pode ser utilizado mobiliários mais expressivos, não esqueça sempre tenha na cabeça as configurações de tamanho do espaço, cores suaves são um complemento o que pode tornar o jardim de inverno uma sala multiuso.

Evite escolher modismos que possam ficar ultrapassas rapidamente, e mantenha uma luz discreta, o que pode ajudar a dar novas funcionalidades para o ambiente de forma rápida e fácil.

Foto: Pinterest

Leia mais:

Jardim vertical: Conheça as espécies de plantas ideais para o seu ambiente

Jardim suspenso: como dar vida a um apartamento pequeno

Jardim de Inverno

 

 

Você pode gostar de ler também...