Decoração e Paisagismo

Ladrilhos hidráulicos: Da antiguidade para a atualidade sem perder o charme

Contando com beleza e versatilidade – podendo, estes, serem aplicados em diversos ambientes e formando os mais variados desenhos – os ladrilhos hidráulicos e os azulejos decorados têm sido uma tendência na decoração. Os azulejos decorados são peças de cerâmicas com acabamentos muito semelhantes aos ladrilhos hidráulicos. Porém, os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, sendo produzidos um a um em moldes de ferro, misturando cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra. Estes são normalmente coloridos em até cinco tons e recebem esse nome pois passam cerca de oito horas debaixo d’água para a cura. A utilização de tal revestimento marca a época bizantina, quando pisos e paredes formavam grandes painéis estampando a religiosidade.

A durabilidade de tais peças é alta desde que a manutenção e a instalação sejam feitas de acordo com as orientações do fabricante. Além disso, áreas com sobrepeso elevado, como garagens, não são indicadas para a instalação de tais revestimentos no piso. Os ladrilhos hidráulicos e os azulejos decorados são perfeitos para quem não tem medo de ousar na decoração, visto que a maior tendência, o patchwork, são uma “colagem” que mistura cores e padrões aleatórios.

ladrilhos hidráulicos

ladrilhos hidráulicos

Entre as portas da varanda gourmet é possível observar o trabalho em patchwork realizado pela INSIDE ARQUITETURA & DESIGN. O conjunto de ladrilhos hidráulicos se unem de forma aleatória, levando charme e descontração para o ambiente.

ladrilhos hidráulicos

ladrilhos hidráulicos

A INSIDE ARQUITETURA & DESIGN projetou o hall de entrada deste apartamento, marcando um “tapete” em ladrilhos hidráulicos.

ladrilhos hidráulicos

ladrilhos hidráulicos

Semelhantes aos ladrilhos, os azulejos decorados também são tendência quando se fala de decoração. Aqui, em uma varanda gourmet, a INSIDE ARQUITETURA E DESIGN optou por revestir uma das paredes e também a bancada que abriga o frigobar com azulejos em tons de azul.

 

Você pode gostar de ler também...