Decoração e Paisagismo

Lar: o que faz a sua casa ser um lugar mais acolhedor

Nem sempre uma casa é um lar. Para ser um lar de verdade é preciso que o lugar conte uma história, transmita aconchego, seja um refúgio, tenha identidade e proporcione o bom relacionamento das pessoas que moram ali. Precisa conter elementos que representem a todos que vivem nesse lugar. A casa precisa expressar vida e fazer sentido para seus moradores.

Muitas pessoas hoje vivem apenas em casas decoradas com a última tendência na sala de estar, mas falta acolhimento e sentido de pertencimento nesses ambientes. Sua casa não precisa ser parecida com uma loja ou um catálogo de revista. Muito pelo contrário. Deve contar quem você e sua família são.

Fotos, lembranças de viagens, souvenires, peças artesanais, itens de família que são passados de geração em geração, um presente que o filho fez na escola, algo feito pelas suas próprias mãos, coisas que simbolizem um momento especial e itens que te representem… essas sim são coisas que constituem um lar.

A preocupação com a qualidade de vida também entra na pauta quando falamos de um lar. Ter na sua casa, que nada mais é que seu santuário pessoal, coisas que remetam ao bem estar e ao conforto é essencial. Por isso, ter dentro de casa algumas plantas e flores e a companhia de seu animalzinho de estimação por exemplo, podem ajudar nisso. O ideal é que você se sinta confortável, caso contrário algo está errado.

Expresse-se, seja autêntico, imprima sua personalidade e cuide do lugar onde você mora como se fosse uma extensão sua. Esse é o seu refúgio e deve ser um lugar onde você consiga se encontrar e se reconhecer. O mesmo cuidado que temos conosco e com as pessoas que amamos, devemos ter com a nossa casa. No final das contas nossa casa é um espelho de nós mesmos. Por isso a organização e a limpeza também são importantes.

E esse conceito do que realmente faz sua casa ser um lar talvez não esbarre somente em como você decora sua casa, mas também como você se sente em relação a ela e a sua família, em como vocês constroem juntos esse lugar de refazimento que abriga todos que o compartilham. Além disso, o que importa mesmo são os momentos que vocês irão viver juntos ali.

No final das contas o essencial é estar com quem se ama em um lugar que represente quem vocês são. Não existe um certo ou errado na hora de decorar sua casa para que ela se torne um lar.

 

 

Leia mais:

Como fazer uma mudança sem bagunça

Decorando um quarto de casal gastando pouco

11 filmes para inspirar a decoração da sua casa

Você pode gostar de ler também...