Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa
Decoração e Paisagismo

Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa

Decorar a casa é uma prática que diz respeito tanto à estética do seu lar quanto a organização do ambiente. Isso quer dizer que mesmo ao adotar um estilo específico de decoração, a personalidade dos moradores é transmitida por sua decoração.

Por esse impacto, a decoração é capaz de transformar o ambiente, deixando-o mais harmonioso, agradável e funcional. Para isso existem diversos itens, materiais e produtos a serem usados a fim de decorar sua casa; a madeira é um deles!

A versatilidade e classe do material faz com que a madeira nunca saia de moda, e permite que sua aplicação como parte da decoração seja feita de diversas formas. Seja por meio de móveis, portas ou objetos decorativos, a madeira é capaz de melhorar o ambiente!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas, mostrando alguns segredos para que combine os variados elementos da sua decoração com a madeira. Confira! 

Saiba a medida certa de itens

Utilizar móveis de madeira rústica para decorar os ambientes é uma prática que, se usada de forma exagerada, pode deixar o ambiente carregado. Por ter uma tonalidade mais escura, a madeira por si só já traz um contraste bom aos demais objetos. 

Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa
Foto: Pinterest

Para evitar erros, aliado aos itens de madeira, como nichos, pisos, prateleiras e etc., utilize diversos itens coloridos. Faça isso sem medo, pois o ambiente ficará bem bonito! Nos tapetes, sofás, mesas e almofadas, por exemplo, priorize objetos com cores vivas para deixar o local com uma boa aparência. 

Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa
Foto: Pinterest

Se a ideia for apenas usar a madeira como detalhes, o ideal é usar uma única peça desse material. Um painel para colocar TV, por exemplo, ganha destaque na sala, trazendo um ar rústico e sofisticado ao local. 

Um outro ponto legal sobre a madeira é que não precisa necessariamente fazer parte da decoração! É possível incluir o material à estrutura, de modo que sua utilização fique evidente por meio de pisos, janelas e portas. 

É recomendável sempre a contratação dos melhores serviços de instalação e fornecimento de madeira, para garantir que seja um material devidamente tratado. Isso ajuda a combater acidentes, como o fogo, e dispensa a utilização de um sistema de combate a incêndio

Use madeira nas áreas externas

Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa
Foto: Pinterest

Se pensava que a madeira era utilizada apenas na área interna da casa para protegê-la da chuva, saiba que isso não é verdade! 

É fato que locais secos aumentam a vida útil do produto, no entanto, existem objetos feitos com madeira que servem exclusivamente para a exposição à água. 

+ Como um deck de madeira pode melhorar a decoração da sua casa?

Os decks de madeira, por exemplo, são folhas de madeira colocadas sobre o piso, impermeabilizada e com produtos resistentes aos raios solares, limitando os cuidados a algumas manutenções preventivas para maior vida útil do produto.

Essa peça é muito vista ao redor de piscinas, tanto quanto saunas ou partes do jardim, separando uma área destinada a refeições ao ar livre, por exemplo.

Além de sofisticado e moderno, o deck de madeira possui certas variações que trazem um toque ainda mais especial. O pergolado de madeira com deck, por exemplo, é uma variação dessa peça que vem com uma cobertura também feita de madeira.

Use madeira na decoração da sua casa

Como vimos ao longo deste conteúdo, a madeira é um item sofisticado e atemporal, capaz de trazer uma decoração rústica completa para a sua casa, tanto quanto servir pequenos itens detalhados.

Para sua casa, a madeira pode ser usada em forma de mesas, nichos, painéis, pisos e etc., e para evitar um ambiente muito carregado, utilize os outros objetos, como almofadas e sofás, feitos de cores mais vibrantes.

Essa harmonia cria um ambiente agradável e sofisticado, destacando a beleza da madeira, trazendo um tom rústico e mantendo a modernidade por meio de outros elementos! Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações?

Não é de hoje que a madeira é um item tão popular, e se bem utilizada é capaz de transformar o ambiente da sua casa. Essa transformação é responsável por um ambiente mais agradável para você e toda a sua família!

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais

Leia mais:

+ Como usar a madeira para decorar sua casa segundo o Feng Shui

+ Saiba como acertar na escolha dos móveis da sua casa

+ 5 passos para organizar um open house perfeito

Você pode gostar de ler também...