Decoração e Paisagismo

Modelos diferentes e ousados de criado-mudo para se inspirar na decoração do seu quarto

O quarto é um ambiente muito importante dentro de casa; íntimo, procurado pelas pessoas quando elas querem dormir, descansar e namorar.

Obviamente, sua decoração precisa ser bastante confortável, mas também cheia de estilo. O ideal é que este ambiente exprima toda a personalidade de seu usuário aos mínimos detalhes. E um dos elementos que pode, certamente, deixar esse tipo de decoração mais atraente é o criado-mudo.

Mas, afinal, será que criado-mudo é uma peça mesmo necessária dentro de quartos? Sim! Saiba que sua presença é bem mais importante do que simplesmente para enriquecer a decoração do quarto, mas deixá-lo mais funcional. 

Fonte: Red Square Arquitetura

Como usar criados-mudos na decoração do quarto

Criado-mudo é um elemento decorativo de grande funcionalidade dentro do quarto. Ele serve para que as pessoas, quando estão na cama, possam apoiar um par de óculos, um copo d’água, livros, ou acender uma luminária. 

Mas nem por isso precisam ser feios e destoar da decoração do cômodo. Pelo contrário, pode até acrescentar certo charme e estilo ao cenário, além de deixar o ambiente com ar mais aconchegante.

Fonte: Renata Matos e Gislene Lopes

Então, lembre-se de que o criado-mudo pode ser seu grande aliado. Certamente, muitos objetos pequenos que acabariam espalhados pelo quarto podem ficar escondidos dentro dessa mesinha, fazendo o local parecer mais bem organizado.

E esse móvel pode ser mais uma peça – fazendo par ou não com a cabeceira – a enfatizar o estilo que foi escolhido para a decoração – retrô, moderno, industrial, provençal ou outro. Vamos entender melhor?

Fonte: Crisa Santos Arquitetos e Roberto Migotto

O local para colocar criado-mudo dentro de quarto: A escolha da peça ideal

Não existe uma regra que defina qual o melhor modelo de criado-mudo para quartos. Na verdade, quem fizer uma busca nas lojas vai encontrar várias opções bem boas. 

Algumas são tão criativas que acabam virando protagonistas de propostas de decoração de importantes arquitetos e designers. Só que não é beleza a coisa mais relevante a ser observada nessas peças, mas proporções, resistência e durabilidade.

Nem é preciso ter, no quarto, dois criados-mudos com o mesmo design. Agora, é interessante que eles tenham a mesma proporção e também algo que os “ligue” – pode ser a cor, por exemplo. 

Cada peça precisa ser posicionada a uns 2 ou 5 cm da cama. E a medida padrão para elas pode ser algo entre 55 cm de comprimento e 40 de profundidade – sendo que sua altura deve regular com a altura do colchão.

Fonte: MODI Arquitetura e Interiores e Renata Pascucci Colhado

Tendo domínio das medidas dos criados-mudos existentes no mercado, ficará faltando apenas você medir a área livre disponível para um móvel como esse dentro do quarto.

Podem-se comprar dois criados-mudos de mesmo estilo, misturar materiais, criar contrastes, o que você quiser. Tudo vai depender do que for estabelecido no planejamento decorativo para o ambiente.

Fonte: MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 e Hildebrand Silva Arquitetura

Os mais diferentes modelos de criado-mudo à venda nas lojas

O modelo mais tradicional de criado-mudo é aquele produzido em madeira crua, simples; ou em MDF, coberto com uma chapa branca lisa. 

Agora, existem peças muito mais ousadas – e isto se pode comprovar somente ao observar as ilustrações deste texto. Peças neutras, que podem combinar com qualquer proposta de ambiente; e também as que são pensadas especificamente para quartos de casal ou de solteiro.

Fonte: AH!SIM e Gislene Lopes

Você pode tentar reformar uma mesinha de cabeceira antiga herdada de sua avó ou comprada em algum armazém de antiguidades, a escolha é sua. Também pode tentar adaptar objetos como alternativa ao criado-mudo comum.

Por exemplo, usar, no lugar deste móvel, malas antigas, prateleiras, pilhas de livros ou de blocos de cimento, seat garden, e mais. Explore sua criatividade!

Fonte: Casa Aberta e Flávia Gerab Tayar
Fonte: Chris Silveira e Arquitetos Associados

Agora, é bem provável que, ao tentar realizar um DIY, você se frustre se não possui habilidades manuais. Então, compre algo novo!

Peças fabricadas costumam apresentar uma qualidade superior. Nas lojas, é fácil encontrar modelos em vidro, plástico, metal e madeira; envernizados ou em pátina, laca, espelho e pintura degradê. Também modelos com nichos, portas e gavetas retráteis. E com puxadores de cristal ou de bichinhos.

Fonte: César Valenccia  e Desmobilia
Fonte: RBP Arquitetura e Interiores e INÁ Arquitetura

Se fazer ou comprar um criado-mudo novo para o quarto está fora de cogitação, sempre tem a alternativa de você utilizar outras peças mobiliárias no lugar. 

São ideias para substitutos de criados-mudos cadeiras, pequenos armarinhos, banquinhos, cômodas baixas, mesas de apoio e mini penteadeira. 

Vá testando as opções e use toda sua criatividade. Uma delas, certamente, vai agradar!

Essas dicas de modelos de criado mudo para decoração do quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...