Decoração e Paisagismo

4 dicas de cubas incríveis para seu lavabo

O lavabo é um ambiente muito especial. Algumas residências apresentam este cômodo em planta baixa como um recurso a mais para receber convidados. E nada melhor do que investir na decoração de lavabo para um ambiente charmoso e preparado.

Ao invés dos visitantes utilizarem o banheiro privativo dos moradores, utilizam este, totalmente preparado com as funções mais básicas que alguém poderia precisar. Então, neste espaço, além da bacia, eles encontrarão uma pia para lavar suas mãos.

Bem, é justamente sobre este último equipamento que gostaríamos de comentar neste texto. Pretendemos apresentar algumas informações e exemplos de diferentes modelos de cubas para banheiros e lavabos à venda no mercado. 

E ainda modelos de cubas que podemos encomendar sob medida para o projeto de design da nossa casa.

dois modelos de cubas de sobrepor para lavabos
Foto: Roberta Devisate e Claudia Arakaki
dois modelos de cubas embutidas em lavabos
Foto: Mariana Martini e Ticiane Lima
duas cubas de sobrepor em lavabos clean
Foto: Aquiles Nicolas Kílaris e Andrea Fonseca

#1 Cubas de embutir

Quando falamos em cuba de embutir, você entende do que se trata? Assim, pense nos banheiros mais antigos. Existia a opção do lavatório, que era uma pia sobre coluna – tudo em louça. 

Depois, com o avanço da tecnologia dos cortes em pedras, foi sugerida a utilização de uma cuba embutida sob bancada, oculta dentro de um gabinete. Sim, ainda existe o mesmo tipo de peça à venda nas lojas.

Nos últimos anos, as cubas de embutir têm saído de moda. Porém, elas voltaram, talvez pela possibilidade da criação de decorações mais clean. Esta opção não é muito utilizada em lavabos, já que neste ambiente não há a necessidade da instalação de armários. 

Mas, se ainda assim você quiser uma peça como esta no lavabo de sua casa, só atente-se para o design do modelo de sifão que ficará exposto logo abaixo da mesma.

cuba de embutir com bancada de madeira
Foto: Léo Muricy

#2 Cubas de sobrepor

A segunda opção de cubas que terá para a sua decoração de lavabo de casa são as de sobrepor. 

Como você já pode imaginar, elas servem para serem sobrepostas sobre bancadas – não necessariamente de pedra; neste caso, podendo ser também de madeira, por exemplo. Aliás, este é o modelo de cuba mais vendido atualmente no mercado.

Existem cubas de sobrepor vendidas em vários materiais. Obviamente, as louças estão sempre em alta, porém, podemos ainda ver, nas lojas, peças em vidro ou plástico, em diferentes cores; madeira envernizada; ferro batido; e mais. 

Há cubas deste modelo em formato ainda redondo, oval, quadrado, retangular e mais. Opções é o que não faltam.

cuba de louça sobreposta em bancada de granito
Foto: Daniela Marques Arquitetura
dois modelos de cubas brancas de sobrepor
Foto: ArqDesign Pamela Ortiz e Jannini Sagarra Arquitetura
dois modelos de cubas com design diferente
Foto: Máira Ritter e Cristina Reinert
composição de fotos com duas cubas, à esquerda uma dourada e à direita, de pedra
Foto: Iara Kilaris e Vanja Maia

#3 Cubas de piso

Citamos anteriormente os lavatórios. Sim, ainda existe este tipo de pia sendo fabricada; porém, sua utilização já não é mais tão comum assim. Contudo, elas têm um visual meio escultural, o que agrada muita gente. 

Por isso, foram lançadas mais opções de cubas de piso, porém, as mesmas impedem a opção de colocação de gabinete sobre pia, ocupando mais área de piso nos lavabos do que poderia ser necessário.

Acontece que as cubas de piso não devem funcionar tão bem para decoração de banheiros. Porém, elas são realmente muito bonitas e talvez sejam as peças mais certas para decoração de lavabo.

Este tipo de ambiente pode ter mesmo menos itens utilitários. E, numa situação assim, o próprio design dos equipamentos – pia e bacia sanitária – é que seria utilizado como personalização da decoração.

cuba no lavabo feita de piso
Foto: Revista Viva Decora

#4 Cubas esculpidas

Por fim, devemos citar as cubas esculpidas. Este é o modelo de cuba que mais reflete o que de melhor se pode fazer para a decoração de lavabos com as tecnologias atuais. 

É que, neste caso, podemos considerar a ideia de encomendar com um profissional ou fabricante especializado uma cuba totalmente sob medida para a nossa casa.

A mesma pode ser recortada em pedra e ainda ter um desenho que oculte o ralo no fundo. Não é perfeito?

Neste momento, você já conhece os principais modelos de cubas que podemos encontrar facilmente nas lojas. Mas, fique ligado, pois a cada dia surgem novas tendências e são lançadas no mercado mais opções de produtos. 

Pode ser que, em breve, possamos conferir mais outros tipos diferentes de cubas para casa. Por hora, escolha a que achar mais linda e que combine com o seu lavabo.

dois modelos de cubas esculpidas em pedra
Foto: Iara Kilaris

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ 4 ideias assertivas para decorar o banheiro

+ Conheça os melhores revestimentos para o banheiro

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...