Decoração e Paisagismo

Modelos de tampo para mesa de jantar: Conheça os melhores materiais e formatos

A sala de jantar é o ponto de encontro da família e amigos. Por conta disso, é necessário escolher móveis que aliam conforto, beleza e praticidade em cada detalhe, especialmente na mesa de jantar

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido no projeto da sala, mas que faz toda a diferença no resultado é o tampo para mesa de jantar. Ele influencia no estilo da decoração, alguns formatos ocupam mais espaço que os outros (então é preciso pensar nisso) e na quantidade de convidados que você poderá receber em casa. 

Já deu para perceber que escolher o tampo ideal para mesa de jantar é importantíssimo para seu projeto? É por isso que selecionamos algumas dicas importantes sobre os modelos de tampo para mesa de jantar. Continue lendo!

mesa de jantar de mármore
Foto: Escritório Alessandra Gandolfi Arquitetura e Interiores

Como escolher o tampo da mesa?

Para começar, anote os seguintes tópicos: 

  1. Estilo da decoração;
  2. Resistência e durabilidade do tampo;
  3. Espaço da casa: ele vai ficar em uma área interna ou externa? 
  4. Medidas do espaço (isso é importante para definir o melhor tamanho e formato do tampo).

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil escolher o material e o formato do tampo para mesa de jantar.

mesa de jantar branca
Foto: Mari Ani Oglouyan

Melhores materiais para tampo de mesa 

Por ser a protagonista da decoração, é extremamente importante escolher um material para mesa de jantar que seja adequado ao estilo decorativo do seu ambiente. Portanto, se você quer uma sala rústica, invista nos tampos de madeira. Já para uma sala luxuosa, o tampo de mármore será a melhor opção. 

Além do estilo, vale a pena considerar a resistência e a praticidade de higienização do material. Afinal de contas, quanto mais fácil de limpar a mesa depois das refeições, melhor! 

Conheça abaixo os melhores materiais para tampo de mesa de jantar e escolha o seu favorito! 

sala de jantar com mesa de parede preta
Foto: UNIC Arquitetura

Tampo de madeira 

A madeira é um material resistente e versátil, porque pode ser usada em diversos projetos. Porém, existem vários tipos de madeira e você precisa conhecer os principais para comprar o que mais se encaixa na sua necessidade: 

  • Madeira maciça: é o tipo de madeira mais resistente que existe (também o mais caro), e que tem alta porosidade, portanto deve estar sempre muito bem selado para evitar manchas na superfície. Se você quer uma mesa para deixar na área externa, prefira uma de madeira maciça.
  • MDF: é uma opção mais em conta, mas que não oferece a mesma resistência que a maciça. Geralmente ela vem com uma lâmina de madeira por cima ou laca para oferecer um efeito mais duradouro e bonito. 

Você pode usar o tampo com a cor natural da madeira ou procurar por tampos laqueados, que têm um acabamento liso e enorme variedade de cores. Se você gosta de uma decoração colorida, por exemplo, você pode comprar um tampo laqueado na cor verde, amarelo ou vermelho para ter uma decoração moderna. 

mesa de jantar de madeira
Foto: Marcela Stecca Wandenkolk

Tampo de vidro 

Outra opção versátil é o de tampo de vidro. O ideal é comprar um tampo de vidro temperado, que será mais resistente a temperaturas altas. Além disso, caso quebre, o vidro temperado formará cacos arredondados – o que é muito mais seguro. 

Assim como a madeira, o tampo de vidro pode ser feito de outras cores além da clássica transparente. Preto, azul, amarelo, branco… É possível inovar no projeto por meio das cores vibrantes da mesa de jantar.

Dica: Você também pode optar por colocar um tampo de vidro acima do de MDF, como forma de aumentar a durabilidade e resistência da mesa. 

mesa com tampo de vidro e cadeiras estofadas
Foto: Quitete e Faria

Tampo de alumínio 

Com o auge do estilo industrial, o alumínio acabou ganhando destaque nos projetos atuais, fazendo com que o tampo de alumínio se tornasse uma opção prática e muito bonita para o projeto. 

Por ser um material resistente, você poderá usar o tampo de alumínio na área gourmet e na varanda, pois a chuva e o sol constante não estragam o material. 

mesa de jantar de alumínio
Foto: Buji Decoração Reuso

Tampo de granito ou mármore

Por fim, temos o mármore e o granito, que são pedras naturais e super resistentes – é uma mesa para ter a vida toda! 

O mármore é considerado uma pedra de luxo, pois é caro e tem um design único. Porém, é uma pedra porosa, as cores mais claras, como o branco, podem manchar em contato com líquidos escuros (molhos, cafés, vinhos etc..).

Já o granito é mais econômico, menos poroso (mesmo assim tenha atenção com as tonalidades claras) e de fácil manutenção. 

sala de jantar com mesa colorida
Foto: Batistelli Arquitetura e Design

Dicas para escolher o melhor formato 

O formato da mesa de jantar influencia em todo o projeto, por isso, é preciso escolher um que valorize seu projeto. 

  • Tampo redondo: a maior vantagem desse formato é que sempre tem lugar para mais uma pessoa. É ótimo para quem tem pouco espaço, mas gosta de receber amigos em casa.
  • Tampo quadrado: é um formato versátil, pois você pode usar em salas pequenas (com 4 lugares) para ficar no canto, encostado na parede. Mas você também encontra modelos grandes, com 8 ou até 16 lugares, para usar em salas amplas.
  • Tampo retangular: é a mais comum de todas por conta da variedade de tamanhos e larguras. Qualquer projeto pode contar com uma mesa dessas. 
  • Tampo oval: quer inovar? Então invista na mesa com tampo oval. É uma versão moderna da retangular, mas que ocupa mais espaço na decoração. 
mesa de jantar com tampo de mármore branco
Foto: Antônio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes

Agora que você conhece os materiais e formatos de tampo para mesa de jantar, escolha o que mais combina com seu projeto. 
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...