Decoração e Paisagismo

Luminárias pendentes: todo charme dessa encantadora peça de decoração

Desde antes da descoberta da eletricidade, já se considerava ter pontos de luz dentro de casa – claro que no passado eram alimentados por velas ou querosene. 

Hoje em dia, as construtoras entregam as suas casas com ambientes contendo pelo menos um ponto de luz no teto. Mas, dependendo do pé-direito ou da situação de decoração, deve-se pensar na utilização de modelos de luminárias pendentes nestes mesmos cômodos.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre os mais diferentes, lindos e modernos modelos de luminárias pendentes disponíveis no mercado. Sobretudo, vamos destacar aqueles que mais têm sido requisitados por designers e arquitetos de interiores, além de seus clientes. Confira.

luminaria pendente na mesa de jantar
Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

O que são luminárias pendentes?

Talvez você já tenha percebido que existem vários modelos diferentes de luminárias à venda nas lojas, mas vamos relembrar alguns. 

Existem luminárias próprias para serem apoiadas sobre mesas e bancadas; luminárias para ficarem direto sobre o piso; luminárias para serem fixadas às paredes; e luminárias de teto. Este último tipo se divide em dois: lustres e pendentes.

Os lustres são vistos em decorações desde palácios a residências modernas. Mas você sabe qual a diferença deles para os pendentes? Bem, ambos podem ser lindos elementos de decoração. 

Contudo, os lustres possuem várias ramificações, ou braços, onde, na ponta, são colocadas as lâmpadas. Já os pendentes possuem apenas uma ramificação.

Os lustres podem ter todos os seus braços voltados para o teto. Neste caso, teríamos uma iluminação por reflexo. 

Ou seja, a luz bateria no teto e seria rebatida para baixo, para o ambiente. Mas em certas situações precisaremos de uma iluminação mais focada, direta. E os pendentes combinam muito bem com isto, pois a sua ramificação deixa, justamente, a luz da lâmpada voltada para baixo.

inspiração de luminária pendente
Foto: Studio Scatena Arquitetura
composição com luminarias pendentes
Foto: Moreno Interiores e Bárbara Dundes

Quando usar pendentes?

Como dito antes, em certas ocasiões precisaremos de uma iluminação mais direta. É claro que isto pode ser obtido por outros modelos de luminárias, como os spots. Mas por uma questão estética, vamos preferir os pendentes para resolver diversas situações de projetos. 

Sem dúvidas, os pendentes são mais vistos em decorações de áreas de refeições. É que eles são perfeitos para zonas onde são servidos os alimentos. 

Por exemplo, podemos usar uma única luminária pendente para iluminar o tampo de uma mesa de jantar redonda. Ou duas luminárias pouco distantes para iluminar o tampo de uma mesa retangular. E, por fim, um lindo conjunto de luminárias pendentes – de formatos, cores e acabamentos iguais ou diferentes – para iluminar  uma bancada dividindo sala e cozinha.

diferentes acabamentos de pendentes
Foto: Revista Viva Decora

As luminárias pendentes também podem, obviamente, aparecer sobre bancadas de cozinha de varanda gourmet. Mas há outras situações não tão óbvias onde podemos ver também estas mesmas luminárias. 

Por exemplo, sobre uma mesinha auxiliar, ao lado de uma poltrona ou sofá, formando um cantinho de leitura. Ou ao lado de uma cama, posicionada estrategicamente acima do criado-mudo.

pendentes com acabamento de cobre
Foto: Studio Novak e Tetriz Arquitetura e Interiores
pendentes na cabeceira da cama de casal
Foto: Danyela Corrêa

O legal das luminárias pendentes é que elas, muitas vezes, podem resolver bem o caso de ambientes com poucos pontos de iluminação. 

Com a aprovação de um especialista em elétrica, pode-se tentar, através de um mesmo ponto de luz, espalhar várias ramificações de luminárias pendentes. As mesmas podem ser levadas a vários pontos, ajudando a clarear diferentes regiões. Isto é perfeito para cômodos de trabalho, por exemplo.

Alguns modelos de luminárias pendentes

Não há como variar muito no design das luminárias pendentes. No geral, elas são como pratos ou bacias fundas voltadas para baixo – inclusive tem pessoas que fazem cúpulas de luminárias pendentes até com escorredores de massa ou panelas velhas. 

Devemos destacar também os lustres em forma de bola e em aramado no formato de diamante, muito na moda atualmente.

composição com luminárias aramadas e de cobre
Foto: KZ arquitetura e interiores e MeyerCortez Arquitetura & Design
luminárias com design industrial
Foto: Buji Decoração Reuso e MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017

Existem outros pendentes também bastante conhecidos pelos projetistas de interiores. Por exemplo, o conjunto de luminárias Tom Dixon; os pendentes em estilo retrô industrial, como os em design Thomas Edson; e os pendentes em trilho. 

Também os pendentes em tubo de cobre, globo de vidro, com hastes de madeira, aramado de corda ou trabalhado de junco. É um mais lindo que o outro.

Aposte você também nas luminárias pendentes para a iluminação de vários cantinhos da sua casa. O resultado pode ser incrível! 

luminarias pendentes em preto fosco sobre mesa de jantar
Foto: Renata Cáfaro
luminárias pendentes na cabeceira
Foto: Alex Bonilha e Renata Basques

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...