Decoração e Paisagismo

Estilo industrial em sofá e mais elementos da sala de estar

Você já viu imagens de ambientes com decoração moderna e cosmopolita, mas, ao mesmo tempo, com um ar rústico e simples? E ambientes repletos de elementos com aparência inacabada e até imperfeita? Sabe qual é este estilo de decoração? 

Bem, trata-se de uma das maiores tendências do momento – inspiração para fabricação de sofá retrátil, mesa de jantar, cadeiras, poltronas e muito mais. É o estilo industrial.

sofá cinza em L em sala industrial
Foto: Pietro Terlizzi

O surgimento e a evolução do estilo industrial

De fato, a decoração em estilo industrial tem sido bastante requisitada nos dias de hoje, sendo muito apreciada por amantes da boa arquitetura e design de interiores. 

Mas este modelo que tanto tem inspirado as mentes criativas surgiu lá pelos anos cinquenta, em Nova York. Foi uma resposta ao boom imobiliário que lançava lofts de moradias adaptados em galpões, galerias e estúdios abandonados.

Na arquitetura, isto se manifestou na tendência de ambientes amplos e integrados, com bastante luz, estruturas e tubulações aparentes, paredes desgastadas e mais. 

Já na decoração, um mix de materiais e texturas, peças novas e peças antigas ou de aspecto usado ou detonado. E este conceito, com o passar dos anos, passou a fazer cada vez mais sentido, se adaptando demais com a contemporaneidade.

sala de estar com decoração industrial
Foto: Juliana Muchon
sofá retrátil de veludo em sala de estar industrial
Foto: Verassiano Arquitetura

As características dos móveis em estilo industrial

As arquiteturas industriais pedem uma decoração mais suave e clean. Mas também se pode fazer o inverso, criar uma decoração com elementos em estilo industrial dentro de um espaço de arquitetura comum. 

E diferente do que algumas pessoas possam pensar, neste caso, a casa não precisa, necessariamente, apresentar um visual monótono e rígido, mas o contrário, super aconchegante. Basta que se planeje os detalhes.

sala de estar industrial com sofá branco
Foto: Studio Scatena Arquitetura

Móveis em estilo industrial podem ter uma aparência bem sofisticada. Geralmente eles apresentam linhas mais despojadas, que lembram as peças fabricadas no passado – nesta “pegada” mais vintage ou retrô. 

São mais modernos, porém seguem um padrão rústico. Quase sempre são feitos em materiais como ferro envelhecido, couro e madeira de demolição; e têm uma paleta de cores em tons sóbrios, como preto, cinza e marrom.

Foto: Angelina Bunselmeyer Arquitetura

O próprio design destes móveis já pode ser bem inusitado e chamar a atenção no cenário. Mas se a intenção da pessoa foi criar algo mais vibrante para a sua casa, pode pensar em acompanhamentos para estas peças, como almofadas e mantas, em tons mais vivos e ou estampas chamativas. 

Quanto mais harmônica for esta composição, mais aconchegantes e encantadores parecerão os ambientes.

Foto: Carolina Souza

Os modelos de sofás para salas em estilo industrial

Os móveis são responsáveis, hoje, por trazer às decorações residenciais este ar mais urbano. Nas salas de estar ou de TV, o sofá é o elemento mais importante. 

Sendo assim, é comum achar, nas lojas, vários modelos diferentes deste móvel em estilo industrial – a maioria de traços minimalistas. Algumas peças possuem cobertura sintética, mas outras são envoltas por tecidos de materiais naturais.

Inclusive, quando o sofá escolhido para sala é liso e em tom sóbrio, pode receber acompanhamento de almofadas coloridas e em lã ou pele, por exemplo. 

Mas, em muitos casos, o que mais chama a atenção em tais móveis não é os acessórios, mas a sua costura ou funcionalidade. Afinal, faz sentido, pois o conceito industrial é justamente a máxima otimização dos espaços.

Foto: Mariana Martini

Então, os sofás em estilo industrial podem apresentar várias funções acumuladas. Eles podem ser modulados e, assim, expandir. Serem arredondados, com encosto tipo capitonê, ou terem bordas retas e pés palito. 

Também detalhes no braço e em sua estrutura de borda em cordas náuticas, madeira natural, ferro, aço, e mais. E, por fim, apresentar um formato de chaise, ‘L’, ‘U’ e mais.

sofá de pallets no estilo indutrial
Foto: ACASA|forma&função
modelo de sofá retrô em decoração industrial
Foto: Pietro Terlizzi
Foto: Casacor SP 2017

Em sua casa, você pode criar toda uma linda decoração industrial, utilizando um sofá neste mesmo estilo na sala de estar. Ou pode montar uma decoração de sala com um sofá industrial contrastando com elementos de outros estilos – o que também pode ser interessante. 

Qual das opções você prefere? Escolha uma e mãos à obra!

Essas dicas de decoração em estilo industrial foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...