Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Decoração e Paisagismo

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha

Algumas tendências vão e vêm, mas há outras consideradas atemporais, ou seja, que jamais saem de moda. Alguns estilos de arquitetura e decoração também entram nesta lista. É o caso da linha rústica. Já ouviu falar, por exemplo, nos móveis rústicos

Eles são perfeitos para compor vários ambientes de casa, incluindo cozinhas. 

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Blue-Ridge-Apartments

Como identificar uma decoração rústica?

Antes de responder esta pergunta, vamos compreender qual o significado de “rústico”. Pois bem, de acordo com o dicionário, o termo faz relação com aquilo que é do campo ou campestre. 

Também é dito que coisas com certa “rusticidade” teriam uma aparência mais “tosca” ou “grosseira”. E isto nos faz lembrar daquelas peças de revestimentos, ornamentos ou mobiliários que são “crus”, ou seja, sem acabamento.

É neste caminho que podemos definir como seria uma decoração rústica. Imagine com esta explicação que foi anteriormente passada. 

Se poderia pensar, portanto, em ambientes com paredes de tijolinhos ou com um revestimento de argamassa menos liso – feito assim de modo intencional. Também ambientes repletos de móveis em madeira, muitos com desníveis, trincas, rachaduras e manchas naturais expostas. 

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: The-Artisan-Cheese-Co

É óbvio que, de início, você pode pensar que uma casa decorada dessa maneira pareceria mal feita ou com os ambientes de visual muito pesado. Porém, quando a coisa é realmente bem feita, o efeito é oposto. 

Conforme vemos nas imagens deste texto, a decoração rústica pode parecer moderna também. E é com o contraste de elementos quentes, escuros, opacos e sem acabamento com itens frios, claros, transparentes e brilhantes – como azulejos, concreto, metal e vidro – é que se dá o equilíbrio perfeito. 

Então, por isto, de algum modo, os cômodos destas casas parecem claros, suaves e completamente agradáveis ao olhar.

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Revista Viva Decora
Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Studio Scatena Arquitetura

Por que decoração rústica é uma boa ideia para cozinhas?

Você deve saber disso, mas vamos te lembrar: a madeira é um material que proporciona mais conforto térmico e visual acolhedor aos ambientes decorados. 

E se as decorações rústicas exploram justamente, em sua composição, peças em madeira, é provável que vão ter um resultado final exatamente assim. Mesmo montadas em uma linha mais moderna, vão resgatar conceitos do passado.

Pense em como os brasileiros definem a importância das cozinhas nas suas residências. Muitos dirão que é o coração do imóvel, o ambiente mais social responsável por unir a família. 

E decoração rústica justamente tem esta cara de “família”, de retorno a um passado gostoso, quando a vida era mais simples e as pessoas se reuniam mais para compartilhar refeições saborosas.

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Enzo Sobocinski

Claro que só isso já justificaria o porquê de se usar decoração rústica em cozinhas. Mas tem gente que dirá ainda que os tons quentes destes ambientes estimulariam o apetite. 

Ou apenas de que têm preferência por este estilo, em como ele pode ser interpretado de modo ecológico e sustentável, e o jeito com que se conecta com a natureza que não conseguimos mais desfrutar tão bem no dia-a-dia.

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Revista Viva Decora
Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Dekor-Öneri

Como são os móveis rústicos próprios para cozinhas?

Agora vamos abordar um assunto bastante complexo, que são os armários rústicos para decoração de cozinha. Muitas pessoas confundem a sua rusticidade com um acabamento ruim. 

Não é que qualquer peça de madeira natural, por exemplo, pode ser utilizada em uma área molhada como esta. Os móveis certos vão ser aqueles que recebem um tratamento anti pragas e de impermeabilização.

Mas, não se preocupe, pois sua casa não precisará ficar com cara de cabana rústica ou algo estilo country americano. É possível utilizar na sua cozinha peças em outros materiais, em um design mais futurista e mescladas a itens em madeira, tijolinho, entre outros materiais. Isto formaria um ambiente muito bonito, com cara de rústico, mas também atual e prático. Reveja os exemplos deste texto se quiser entender melhor.

O que você pode fazer na sua cozinha de casa é ter, por exemplo, todos os armários modernos e, no centro, uma ilha ou mesa com visual mais “mal acabado”. 

Entende? Ainda ter os armários em madeira natural tratada ou MDF com textura de madeira natural e os tampos em pedra lisa, clara e sem texturas marcantes. Por fim, todo o conjunto com móveis modernos, mas paredes, pisos e vigas rústicas, ou seja, em material aparente.

Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Eduarda Corrêa
Os segredos da decoração rústica para a sua cozinha
Foto: Assetproject

Então, o que achou da decoração rústica para ambientes como cozinhas? Topa fazer algo assim na sua casa? Pense nisso.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...