Decoração e Paisagismo

Como fazer uma mudança sem bagunça

Muitas pessoas não gostam nem de pensar em mudança e em toda a bagunça que ela provoca! Mudar de casa ou apartamento realmente não é fácil, e é preciso planejar bem para que tudo transcorra de maneira segura. Já pensou se, durante o transporte ou montagem, algum móvel de que você tanto goste seja danificado? Para que tudo chegue em ordem, sem prejuízo e evitando as perdas, separamos um passo a passo de como fazer a sua mudança sem preocupação.

Descarte o que não vai levar para casa nova

mudança

O primeiro passo é separar o que não será levado para o novo apartamento.  Então, separe o que é lixo e o que pode ir para doação. Mas faça isso com um pouco de antecedência para não atrapalhar a dinâmica no dia da mudança.

Planeje o orçamento

Além de ter que desembolsar uma grana para o transporte, você deve colocar na ponta do lápis tudo que vai precisar na mudança. Faça orçamentos e contrate um carreto ou transportadora que tenha boas referências. Outra dica é separar material para embalar seus pertences: caixas de papelão, jornais, plástico bolha e fita adesiva.

Praticidade é tudo

Às vezes ficamos sem saber por onde começamos na hora da mudança. É importante que, antes de desmontar tudo, você se organize por cômodos. Se começar pelo quarto, separe roupas, sapatos, livros, CD’s e DVD’s em caixas organizadoras e etiquete tudo. Utilize malas para transportar roupas; fica super prático.

Um detalhe: escolha caixas médias e pequenas. As caixas grandes têm espaço para mais objetos, mas acabam ficando pesadas para carregar.

Chame os amigos para ajudar

Chamar os amigos para ajudar nessa hora é fundamental! Uma mãozinha para ajudar a embalar as coisas é sempre bem-vinda. Mostre para eles o que devem encaixotar e oriente-os para etiquetarem as caixas de acordo com os objetos. Não se esqueça de combinar com eles para ajudarem na hora de desencaixotar. Eles serão muito úteis nessa hora também.

Truque para levar as suas roupas

Existem muitos truques para levar as roupas na mudança. Primeiro: não as tire dos cabides. Coloque-as esticadas dentro de uma caixa ou malas. Chegando ao apartamento novo, é só retirar e pendurar no armário.  Bolsas podem ir umas dentro das outras. E sapatos podem ser colocados em sacos grandes. Para que nada se quebre, tente embalar com plástico bolha ou transporte os objetos mais frágeis como louças, perfumes ou espelhos junto com os travesseiros e cobertores. Eles servirão como uma proteção a mais e podem também forrar as caixas, amortecendo algum impacto que possa ocorrer na hora do transporte.

 Sinalize as caixas

É importante que você não se esqueça de sinalizar as caixas. Utilize marcadores permanentes. Nas caixas, escreva se elas possuem conteúdo frágil e a qual cômodo pertencem. As etiquetas também servem como bom indicadores. Que tal pintá-las de diferentes cores para diferenciar os objetos de cada cômodo? Exemplo: amarelo (cozinha), azul (quarto das crianças)…

O dia da mudança

Enfim, o dia da mudança chegou. Nada de preguiça. Você precisa acordar cedo para receber os funcionários da empresa contratada, passar as instruções ou dividir as tarefas entre os amigos e familiares. Lembre-se que as caixas frágeis devem ser transportadas por último e certifique-se que tudo foi para o caminhão. Verifique todos os cômodos do apartamento para ver se não está deixando alguma caixa para trás.

Gostou das dicas para uma mudança sem muita bagunça? Se precisar de se mudar, tente seguir algumas delas e depois conte para gente se correu tudo bem.

 

Fontes: SOS Solteiros, Faz Fácil, Vix e Satélite Logística. 

 Autor: Equipe Precon Engenharia

 

 

Você pode gostar de ler também...