cozinha planejada com ilha
Decoração e Paisagismo

Cozinha completa: confira os itens básicos que não podem faltar!

Na hora de começar a mobiliar a casa nova é preciso dar uma atenção especial à cozinha. Na verdade, este é o primeiro cômodo da casa que deveria ser ambientado, pois seu funcionamento impacta profundamente a questão da habitabilidade do imóvel. 

Mas pode ser confuso para algumas pessoas entender quais itens são necessários para tornar este cômodo completo. Afinal, o que é prioritário para um pode não ser para outro.

Pense o que não pode faltar na sua cozinha? Calma, não se preocupe, pois vamos lhe ajudar a montar esta lista. Confira a seguir quais são os itens mais básicos que fazem diferença em seu dia-a-dia – e que, talvez, você nunca tenha valorizado. 

Agora, antes, uma dica: se for começar neste momento a equipar a casa nova, compre apenas o que for necessário. Não se guie por impulsos. Tome atitudes conscientes.

armários da cozinha com as portas abertas
Foto: Grazielli Vadilletti

O que não pode faltar numa cozinha para que ela seja considerada completa?

#1 Eletrodomésticos

Dentre todos os equipamentos fundamentais para o bom funcionamento de uma cozinha, certamente dois se destacam mais, geladeira e fogão

Os refrigerados modernos, como os ‘frost free’, dão menos trabalho com congelamentos e descongelamentos, e ainda oferecem muitas outras funções quanto a armazenamento de alimentos. E os novos fogões – incluindo cooktops – são bem mais práticos e eficientes.

cozinha planejada integrada à sala de estar
Foto: Inside Arquitetura e Design

Existem fogões de piso, de embutir e de sobrepor. Modelos simples e modelos dignos “master chefs”. Modelos que se encaixam com várias propostas de decoração. E modelos à gás, elétricos ou por indução. 

Para recolher o vapor saído das panelas, será preciso ainda ser instalado no local um exaustor – capaz de sugar e filtrar o ar. Sem isso, corre o risco do teto e dos armários do cômodo ficarem cobertos de gordura.

Ainda envolvendo o preparo de alimentos, podem-se ter sobre os balcões da cozinha muitos outros equipamentos. 

Não podem faltar em sua casa um forno ou micro-ondas – que possuem funções semelhantes, porém se revelam mais eficientes em situações distintas, facilitando e agilizando serviços. Ambos deixam os pratos prontos em menos tempo e ajudam a economizar energia.

cozinha planejada integrada à área de serviço
Foto: Inside Arquitetura e Design
cozinha planejada com bancada lateral
Foto: André Freitas

Se você for uma pessoa mais “prendada”, pode achar interessante ter em casa também uma fritadeira elétrica – que não utiliza nem óleo e nem gordura. Também tem a sanduicheira, para lanches rápidos. E o grill – igualmente útil -, próprio para grelhar carnes, eliminando a gordura excessiva dos alimentos que é prejudicial à saúde humana.

Para finalizar esta lista de eletrodomésticos, tem-se mais dois auxiliares na preparação de alimentos, o multiprocessador e o mixer. Sendo que ambos podem substituir a necessidade do uso de liquidificador e bateria na maioria das receitas. E quanto tudo estiver pronto é possível colocar os utensílios sujos para lavar em uma lava-louças – poupando gastos desnecessários com água.

cozinha planejada com ilha
Foto: Alvaro de Menezes
cozinha com ilha e banquetas
Foto: Alvaro de Menezes

#2 Utensílios

Antes de colocar qualquer coisa para cozinhar ou para lavar é preciso separar, cortar e misturar os ingredientes. 

E isto provavelmente deverá ser feito sobre uma tábua de cortes – que pode ser de madeira ou de vidro -; dentro de tigelas; e em kits de panelas. E se é para utilizar panelas, o melhor é que tais peças sejam em inox ou revestidas em teflon – que é um material antiaderente. Destaque para frigideiras e panela de pressão.

Enquanto os alimentos estiverem sendo preparados, você pode querer acessar rapidamente vários itens, como facas, colheres e xícaras. 

Para este tipo de situação, os designers pensaram numa solução bem prática, instalar nas paredes da cozinha suportes de utensílios. O bom disso é que ajuda a manter as bancadas organizados, sem acúmulos de objetos.

cozinha com suporte de utensilios e panelas
Foto: Inside Arquitetura e Design
cozinha minimalista em tons de cinza
Foto: Revista Viva Decora

Antes de servir os alimentos, pode-se temperar os pratos com a ajuda de condimentos guardados em potes de vidro – encontrados no tal porta-condimentos. E, para servir tudo, se valer de bandejas, travessas, jarros, taças e mais. 

Que tal posicionar pratos, copos e talheres sobre um jogo de sousplat? O legal dessas peças é que elas podem ser trocadas de acordo com a ocasião, dando um toque elegante à cozinha.

cozinha planejada com mesa de jantar
Foto: Basiches Arquitetos Associados
cozinha com backsplash de revestimentos
Foto: Cíntia Mara Petronetto e Revista Viva Decora

Então, o que achou de tudo que foi sugerido? Sua cozinha estaria completa com estes itens? Fique a vontade para acrescentar mais outros à sua lista, afinal, quem não gosta de comprar coisas bonitas para sua casa?

Essas dicas de itens indispensáveis em uma cozinha completa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...