Decoração e Paisagismo

Como usar os mais variados modelos de nichos para a decoração de seu quarto ficar mais bonita

Nichos são peças de design pequenas e versáteis. Em lojas de móveis, é possível encontrar modelos em diversos formatos, cores e acabamentos. 

Mas, para que será que eles servem? Qual sua serventia em interiores? Será que poderiam, por exemplo, serem usados em uma decoração para quarto infantil, quarto de solteiro ou de casal?

Quanto aos materiais, formatos e cores dos nichos para quarto

A maioria dos nichos encontrados no mercado possui linhas retas e cores neutras. Quase todos são feitos de MDF, pensados para serem utilizados como algo complementar à decoração – uma peça vendida em conjunto com outros itens do mesmo fabricante. 

Agora, também é possível achar modelos diferentes ou mesmo mandar fazer um personalizado de acordo com a proposta de interiores. 

Fonte: Andrea Petini

Nichos neutros e coloridos

Nichos brancos têm a vantagem de combinar com todo o tipo de decoração. Agora, o melhor propósito para essas peças seria dar mais alegria a recantos antes vazios e sem utilidade. 

De fato, os nichos podem acabar se tornando um atrativo especial na decoração de quartos, até acabar como um ponto focal importante nesses ambientes. Tudo vai depender de cada proposta!

Fonte: Fernanda Polizelli Hoffmann e Nathalia Bilibio Schwinn

Nichos retos e em formas ousadas

Nichos retos são ótimos porque aproveitam melhor pequenos espaços, se encaixando facilmente nos vão entre os móveis. Peças assim também podem ser agrupadas ordenadamente ou até empilhadas, formando estantes. 

Fonte: Rodrigo Maia e Bianchi & Lima Arquitetura

Agora, existem outros tipos de nichos a venda nas lojas – redondos, triangulares, pentagonais ou em outro formato. Pode parecer que não ficam bem em grupo, mas é justamente o contrário!

Fonte: Semíramis Alice Arquitetura & Design e Renata Cáfaro

Quanto aos diferentes usos de nichos em propostas de decoração para quarto

Nichos em formatos mais ousados são mais comumente utilizados para preencher grandes áreas vazias de paredes. Um caso é a superfície que fica atrás da cama ou da bancada de estudos e de trabalho.

 Agora, nichos retos podem ser uma alternativa melhor quando a ideia é formar estantes em cantos estratégicos do quarto, por exemplo.

“Para quem deseja otimizar espaço, uma dica é usar e abusar dos nichos.” – arquiteto Glaucio Gonçalves, em reportagem de Clique Arquitetura.

Dentro dos quartos, os nichos podem ser vistos onde menos se espera. Não é uma regra usá-los sempre em propostas de decoração. Contudo, é preciso admitir que peças assim trazem um diferencial impressionante na estética de tal tipo de cômodo. 

Os nichos são capazes de deixar esses ambientes mais atrativos. Existem infinitas possibilidades de usos para eles. Basta pôr em prática a imaginação para descobrir algumas delas.

Fonte: Danyela Corrêa e Antonio Armando de Araujo

Nichos isolados ou em conjunto

Observe as ilustrações deste texto. Elas apresentam exemplos incríveis de nichos em decorações de quartos. 

Como já é sabido, pode-se instalar um único nicho isoladamente em uma parede ou montar um conjunto com várias peças em diferentes formatos e cores. Talvez usá-las para expor brinquedos de criança, livros, porta-retratos e outros objetos.


Fonte: Alessandra Bonotto Hoffmann Paim e Patricia Kolanian Pasquini

Estantes com nichos

Em alguns casos,  usam-se os nichos para formar conjuntos decorativos diferenciados. Se eles forem como caixas e ficarem empilhados, podem formar estantes de todos os tamanhos possíveis. 

Fonte: Casacor MG 17

Mas, também é possível que estantes comuns sejam divididas internamente em pequenos nichos – abertos ou com fundos e portas, tudo vai depender da proposta do decorador.

Fonte: Bianchi & Lima Arquitetura e Anna Maria Parisi

Nichos embutidos em móveis ou paredes

Os nichos quase sempre aparecem no alto, para fora das estruturas das paredes. Agora, como a criatividade dos designers parece não ter limites, é possível identificar nichos saindo de outras partes dos quartos. 

Nichos que são embutidos em painéis de gesso ou madeira presos às paredes, como se fossem uma galeria de arte. E também nichos escondidos sob camas, ótimos para organizar objetos. O que acha das ideias?

Fonte: Lucia Wjuniski

Agora, depois que já recebeu todas estas informações, que tal usar alguns nichos para completar a decoração do seu quarto também. Nichos são bonitos, baratos, fáceis de serem encontrados nas lojas, e até de serem feitos e personalizados – para quem tem talentos manuais.

Fonte: Eduarda Corrêa

Você pode instalar luzes no interior das caixas ou aplicar espelho no fundo, não importa. O resultado, certamente, será singular.

Use as imagens apresentadas anteriormente como fonte de inspiração! Só lembrando que muitas destas soluções podem ser replicadas em outros pontos da casa. 

Afinal, os nichos ficam ótimos os em praticamente todos os ambientes – cozinha, banheiro, sala e muito mais. Seja criativo e use esses elementos para sua decoração ficar incrível!

Estas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...