Decoração e Paisagismo

O tradicional Cobogó volta a ser tendência de decoração

O Cobogó é um elemento construtivo feito de blocos vazados que teve seu nome formado pelas sílabas dos sobrenomes dos seus criadores: Amadeu Coimbra (Co), Ernest Boeckman (Bo) e Antônio de Góis (Gó). Seu diferencial está na ideia de erguer uma divisória que consegue integrar os ambientes da casa e manter a privacidade, além de possibilitar maior ventilação e iluminação natural.

Cobogó

O bloco vazado já era utilizado localmente desde sua criação, em 1929, mas se popularizou nos anos 50 e voltou à moda atualmente. A mistura do bloco tradicional com a decoração contemporânea tem trazido personalidade ao design de interiores.

Onde pode ser usado?

No exterior

É uma boa opção para mudar o estilo do exterior da casa, traz sofisticação e é mais harmônico do que muros e grades. Os muros podem ser enfeitados com os Cobogós, valorizando a varanda e o jardim.

Cobogó

No interior

Em apartamentos pequenos, quando colocado na forma de divisória, acrescenta textura e estilo sem criar um ambiente claustrofóbico. É bastante usado para separar a área de serviço, corredores, a cozinha da sala de estar e o banheiro do quarto, no caso de uma suíte.

Cobogó

Vantagens e desvantagens

O Cobogó é fácil de ser instalado e não faz tanta sujeira. Se comparado ao custo de construir uma parede, o bloco vazado representa economia.

Os elementos vazados conseguem filtrar a insolação direta nos ambientes, regulando a temperatura. As aberturas dos blocos também criam belos desenhos feitos de luz e sombra.

A versatilidade do Cobogó é muito grande, graças a suas várias possibilidades de material, e pode ser aplicado tanto no estilo de decoração mais clássico, em detalhes e cores neutras, como em ambientes mais despojados, com uma parede inteira, cores vibrantes e formas ousadas.

Os espaços são demarcados de forma mais sutil, que não fere a integração de cômodos.

A dificuldade na limpeza – os vãos do Cobogó podem acumular poeira – e a falta de isolamento acústico podem ser consideradas desvantagens do elemento.

 

Veja também:

5 opções de revestimento para parede externa

+ Apartamentos com cozinha americana

8 ideias inspiradoras de divisórias casa e escritório [Guest Post]

 

Você pode gostar de ler também...