Decoração e Paisagismo

3 dicas de luminárias para deixar a decoração de sua sala um arraso!

A sala de estar deve ser o cômodo mais convidativo da nossa casa. Sua decoração deve oferecer o visual mais convidativo e alegre para estimular encontros familiares e animar reuniões entre amigos. 

Várias atividades serão desenvolvidas no local – de lanches rápidos, a minisessões de filmes, leituras de livros e conversas. Então, é fundamental destruirmos neste cômodo luminárias que permitam um sistema flexível de iluminação artificial.

Montando o esquema de luz para sua sala 

Se você buscar conhecer alguns conceitos de arquitetura, já será meio caminho andado neste processo de transformação visual da sua sala de casa. Depois, é importante conhecer os diferentes modelos de lâmpadas e luminárias disponíveis à venda no mercado. 

E conversar com um especialista em elétrica deve ajudar a esclarecer de vez o que será preciso fazer, com segurança, para tornar este ambiente mais funcional e confortável.

O desenho de layout de decoração deve definir os pontos necessários de iluminação dentro desse cômodo. Existem formas mais precisas de calcular o quanto de luz é necessário em uma sala. 

Mas a norma nacional relacionada a este tema o nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux na Luz geral do ambiente, deve ser utilizado 100, 150 e 200 (lux) e para luz local 300, 500 e 700 (lux). Sendo a luz amarela mais indicada para a sala de casa. 

Os tópicos a seguir deste texto dão uma noção geral sobre as diversas luminárias que podem ser usadas em decoração de sala de estar. 

Lembrando que é importante, nesse caso, que os feixes de luz possam ser direcionados e posicionados de acordo com o layout proposto para o ambiente. Primeiro, uma iluminação geral difusa, que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Depois, luzes pontuais, diretas e mais intensas.

sala de estar integrada à sacada com várias luminárias
Foto: Andrea Petini

1 – Luminárias de teto

Plafons e lustres

A ideia com estes aparelhos é conseguir distribuir luz para todo o ambiente da sala a partir de um único ponto central. Dos plafons consegue-se uma luz mais difusa e homogênea, decorrente do vidro ou plástico ao redor das lâmpadas. 

Já com os lustres é possível criar uma iluminação que tenha maior destaque na composição, oferecendo um ar sofisticado à decoração – e acompanhados de sancas, deixam o resultado ainda mais bonito.

Aliás, as sancas construídas em rebaixos de teto em gesso ou madeira são uma boa alternativa para fazer a sala parecer mais ampla. Além disso, ela reforça o sistema indireto de iluminação e valoriza a composição como um todo. 

lustre de teto em sala de estar sofisticada
Foto: Luis Fabio Rezende de Araujo

Pendentes

O uso de luminárias pendentes já não é algo muito comum em decorações de sala de estar. Na verdade, elas são mais indicadas para zonas de refeições, como bancadas de cozinhas. 

Contudo, elas também podem ajudar a destacar áreas de mesinhas auxiliares, como aquelas estrategicamente posicionadas ao lado de sofás. A ideia, nesse caso, é criar um ambiente ainda mais teatral, dando mais expressão e movimento ao cenário.

Mas é importante destacar como as luminárias pendentes podem contribuir para melhorar a iluminação da sala em caso dela possuir dois ambientes, havendo um espaço de jantar. 

Sobre a mesa de refeições, seria mesmo bom usar um lustre pendente, com a luz voltada para baixo, destacando o tampo e fazendo as pessoas verem melhor os seus pratos. Deve-se deixar a luminária a 70 a 90 cm de distância do tampo.

luminária pendente sobre a mesa de jantar
Foto: Marília Veiga Interiores

Trilho

Trilhos podem ser a melhor alternativa para ampliar as opções de distribuição de luz, mas sem a necessidade de rebaixo de gesso com pontos embutidos. Esse tipo de luminária conta com uma haste de eletrocalha com vários spots para luz direcionada. 

Mas o que mais encanta na peça realmente é o seu visual, com estilo construtivista ou industrial despojado. Alguns modelos ainda oferecem a possibilidade de conexões para a expansão da mesma.

trilho de iluminação tem estilo industrial e despojado
Foto: Tria Arquietetura

2 – Luminárias de bancada

Abajur

Não há peça melhor para se usar para a criação de uma iluminação intimista do que um abajur. Seu design pode até mesmo ganhar muito destaque nas decorações e ajudando a destacar cantinhos importantes da sala, apoiado sobre uma mesinha ou aparador. 

Mas, diferente de outros aparelhos, essa luminária, por si só, já é um ótimo objeto de decoração. Contudo, ela fica ainda mais bonita acompanhada de molduras, caixinhas, arranjos e velas.

abajur na decoração da sala de estar cria ambiente mais confortável
Foto: Patricia Kolanian Pasquini / Daiana Arnold

3 – Luminárias de piso

Abajur de piso

O abajur de piso já é uma luminária que dispensa suporte e acompanhamentos. Aliás, diferente disso, ela é que pode acompanhar – por exemplo, uma poltrona em um cantinho de leitura. 

Também oferece uma luz indireta, que é refletida ao atingir diferentes superfícies a partir do alto. E seu design também pode ser bem versátil e moderno, combinando com vários modelos de decoração. 

decoração contemporânea com luminária de piso
Foto: Marília Veiga Interiores
luminária de piso em sala de estar moderna
Foto: Bruno Gap

Luminária curva

Por último, precisamos citar as luminárias curvas. Sim, elas também são um tipo de abajur de piso. Contudo, seu design é bem diferente, formando justamente um desenho curvo. 

Para sustentação, necessita de uma base pesada – e que pode ocupar certo espaço considerável no layout da sala. A vantagem é que pode, de forma eficiente, substituir a iluminação central, iluminando diretamente parte do ambiente de um modo suave.

luminária curva tem design diferenciado na decoração
Foto: Quattrino Arquitetura

Para cada função, um modelo diferente, percebeu? Estude o que precisa ser iluminado em sua sala e escolha o tipo certo de luminária!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...