5 passos para organizar um open house perfeito
Decoração e Paisagismo

5 passos para organizar um open house perfeito

A emoção de estar em uma casa nova é indescritível: nova rotina, novas pessoas no convívio, novos espaços para decorar, enfim, tudo é motivo para curiosidade e descobertas. E claro que neste momento as comemorações não podem ser deixadas de lado, e organizar um belo open house (ou alguns) também precisa fazer parte desse processo; afinal, nada melhor do que compartilhar nossas conquistas com aqueles que sempre estão do nosso lado.

Como organizar um open house

Abaixo você confere dicas práticas desde o planejamento até a execução do open house!

O espaço

O primeiro ponto a se pensar quando vai planejar o seu open house é o espaço disponível para acomodar os seus convidados. Pode ser que a sua intenção seja receber muitas pessoas, mas precisa analisar se cabem todas de uma só vez, ou se vai ser necessário dividir em grupos e fazer mais de uma recepção.

Outro detalhe legal de se pensar em relação ao ambiente é em uma decoração e organização, algo que as pessoas se sintam acolhidas como em uma festa mesmo: uma mesa arrumada, música no ambiente, etc. Mas claro, não precisa ser nada demais, afinal a casa nova por si só já é um acontecimento e é ela quem deve brilhar.

O convite – e convidados

 Depois de decidir se vai fazer uma ou algumas recepções e preparar a lista – ou listas – de convidados, é hora de criar um convite. Aqui também não precisa de algo sofisticado e formal, mas caso tenha tempo ou facilidade para criar uma arte simples ainda que seja para enviar por e-mail, WhatsApp ou Facebook, é um cuidado a mais que vale a pena.

Procure opções de programas gratuitos que já possuem templates prontos e facilite a sua vida nesse item.

O orçamento

Definir o orçamento poderia estar no topo dessa lista de como planejar o open house, já que, convenhamos, depois de tantos gastos com reforma, móveis, decoração do imóvel, mudança, entre tantos outros, o que menos se deseja é gastar muito nas comemorações, ainda que seja por um bom motivo.

Planejar um orçamento que você tem disponível é legal até mesmo para ter uma ideia se vai pedir que os convidados levem algo para te ajudar a economizar.

Os comes e bebes

Chegamos na melhor parte, afinal nada melhor do que ver uma mesa com comidas e bebidas montada na casa nova esperando os convidados chegarem, não é mesmo?

Novamente, faça uma lista do que quer servir, considerando alguns diferentes tipos de comidas e bebidas, e levando em conta se alguém possui restrições alimentares.

Algumas opções muito comuns e fáceis de servir:

Mini salgados (coxinhas, quibes, esfihas, pastéis, etc)

Sabores de pizza

Tábua de frios

Cachorro quente

Churrasco

Petiscos em geral

Em geral, nada que envolva um planejamento maior como um jantar completo, por exemplo, se encaixa como uma boa opção para se servir no open house, sendo mais fácil de controlar -, e também de gastar menos, como citado no tópico anterior.

Mais alguns pontos para levar em conta no open house:

Como você viu até agora, planejar um open house não é difícil, basta apenas um pouco de organização para que nada dê errado e o começo de casa nova seja sem dores de cabeça. Por fim, só mais alguns detalhes que vale se atentar antes de convidar seus familiares e/ou amigos:

– Se certifique até que horas as pessoas poderão permanecer na sua nova casa -, se for em um condomínio, por exemplo, se atente aos horários estabelecidos nas regras do local;

– Tenha a certeza de que a data é boa para você, pois se estiver fazendo obras, por exemplo, é melhor considerar que imprevistos podem ocorrer;

– Caso não tenha muitas louças e talheres, veja se vale a pena comprar descartáveis -, ou mesmo pedir que as pessoas levem;

– Cuidado com os seus móveis: é uma possibilidade ter os móveis sujos já que as pessoas vão beber e comer pela sua casa, então caso algo não possa sujar, tome um cuidado extra para evitar imprevistos.

Está de casa nova? Siga essas dicas e prepare um open house muito legal para você e seus convidados!

Leia mais:

+ Como sair do aluguel

+ Como criar uma área de serviço perfeita

+ Decoração cinza

Autora: Fabíula de Almeida, uma profissional de marketing e redatora apaixonada por decoração, organização e estilo.

Você pode gostar de ler também...