Decoração e Paisagismo

Organize os calçados na sapateira

Encontrar um sapato pode ser uma missão quase impossível quando a sapateira está bagunçada. Deixá-la em ordem, no entanto, é algo que requer tempo e planejamento. O primeiro passo é descartar todos os pares sem condições de uso. E depois da faxina, preparar-se para a arrumação. O ideal é deixar os calçados na parte inferior do armário e longe das roupas, caso a sapateira não seja separada do closet. Lembre-se ainda de dividir o espaço dos calçados quando outra pessoa tiver acesso ao local, isso ajuda a garantir a ordem da arrumação.

Agora é o momento de decidir como organizar as peças. É possível arrumar segundo a cor e o tipo (bota, chinelo, sandália, salto alto, sapatilha, tênis e sapato social), além do dia da semana em que o calçado será usado. Outra maneira de deixar a organização mais clara é fazer uma lista com todas as peças disponíveis. “Mas separe tudo conforme a categoria escolhida antes. Tal processo dispensa a necessidade de revirar o armário toda vez que precisar saber o que existe na coleção”, afirma Juliana Faria, personal organizer da Yru Organizer.

dicas para organizar sapateira no closet
foto: Deixe os sapatos nas partes mais baixas dos armários, isso ajuda a otimizar o espaço do closet

E o segredo para deixar a sapateira sempre arrumada é ter fácil acesso aos calçados usados com frequência.

“Ajuda muito colocar um pé do sapato em frente ao outro, pois a visualização dos pares fica mais fácil”, afirma Cintia Covre, personal organizer da Otimiza Design.

Mas existem possibilidades alternativas. É interessante guardar chinelos e sandálias encaixados, aproveitar os nichos aramados na estante ou ainda organizar os calçados “sola com sola”. Cuide apenas para nunca deixar um par sobre o outro e botas de pé (o correto é guardá-las deitadas), para não estragarem facilmente.

Também é fundamental planejar onde guardar os sapatos. É possível recorrer a sacos plásticos (com visores, de preferência) ou a caixas transparentes com etiquetas. “Os utensílios da sapateira precisam estar identificados serem facilmente encontrados”, afirma Cintia. “No caso dos sacos, a melhor opção é investir em modelos de TNT para haver ventilação”, diz. Fique atento ainda com o surgimento de focos de mofo na sapateira. A alternativa para combater o problema é investir em desumidificadores portáteis e deixar o local aberto alguns momentos do dia.

Manter a sapateira em ordem, no entanto, é algo que exige um trabalho constante. A dica das especialistas é sempre guardar os calçados usados antes de pegar novos.

“A tarefa é realizada em poucos minutos e ajuda a deixar o espaço sempre arrumado”’, diz Juliana.E se sobrar um espaço na sapateira depois da faxina, aproveite para usar caixas organizadoras e guardar itens como escovas e graxas de sapato.

Leia no Arkpad: Organize o quarto do casal e ganhe mais espaço

Texto escrito por Giulia Simcsik

Você pode gostar de ler também...