Decoração e Paisagismo

Os muitos lados dos revestimentos atuais

por Maria Alice Miller
do blog Casa com Design

Revarios5

Este é “Calu Six”: criado pela artista plástica Calu Fontes para a Decortiles, a peça conjuga
variadas cores e formas, resultando em um sextavado dos mais originais.
Dentre as muitas formas e tamanhos dos lançamentos em revestimentos feitos neste ano, uma das principais tendências detectadas, pelo menos em nosso país, foram os ladrilhos e azulejos sextavados e até oitavados, isto é, com formatos seis ou oito lados, reforçando o estilo vintage, em voga já há alguns anos, e também as formas geométricas. De pequeninas pastilhas em vidro, cerâmica ou porcelana, passando por cerâmicas e indo até a ladrilhos hidráulicos, este foi o formato que mais se viu na mostra “Expo Revestir” realizada em março deste ano, e também nas publicações da área nos últimos meses.

Revarios4

A coleção “Hexa” da Colormix traz cerâmica com quase 40cm de lado, mudança de tom e alguns grafismos para revestir pisos.
O colorido também imperou junto a esta tendência. Uma peça cerâmica sextavada, composta por várias partes com cores diferentes, foi uma das sensações do ano devido à facilidade de composições de cores e à exclusividade que apresentava. Mas não se pode esquecer das peças estampadas, com padrões os mais variados, coloridas ou reforçando o “geometrismo”, com a utilização de preto e branco. E também foram lançadas peças em tons pasteis, mais discretas e muito adequadas a uma série de
situações. A mistura dessas peças com outras, de outros tamanhos e formas também foi algo que apareceu bastante.

Revarios2

“Six”, porcelanato sextavado da Portobello, aparece em três lindas cores na cozinha do “Estúdio do Velejador”,
de Cristina Miccolis e Mariana Klem na mostra Morar Mais Rio 2015.
Também encontramos novas peças cimentícias nestes formatos além do acabamento metalizado em diferentes tons também foram um destaque: em alguns casos elas foram apresentadas como elementos decorativos, revestindo trechos de paredes e pisos e dando uma “bossa nova” aos espaços. E a verdade é que, ao que parece, a tendência persistirá por algum tempo.

Revarios3

“Hexa” é pastilha cerâmica da Atlas igualzinha às dos anos 50. Mais “vintage” impossível…
Importante que se diga que, atualmente, uma tendência nunca vem sozinha. Isto é: a intensa variedade de ofertas na área de revestimento permite com se possa conceber uma boa variedade de paginações (desenhos de pisos ou paredes), com essas peças, tornando cada espaço único e muito bonito. Pelas imagens deste post dá para perceber que a indústria brasileira se esmerou na criação desta “velha novidade”. Consulte um profissional e fique sabendo como utilizar as inúmeras possibilidades desta tendência da decoração e do design de interiores.

Revarios1

“Esagonale” de Nina Martinelli é revestimento cimentício sextavado com direito à rebaixo no centro da peça para dar uma bossa ainda maior.

 

Você pode gostar de ler também...