Decoração e Paisagismo

Paisagismo: primavera chegando em boa hora

O inverno vai acabando e a primavera vem chegando. Então, que cuidados devemos ter com nosso jardim nesta época de transição?

Primeiro a poda de árvores caducas e de arbustos que já acabaram sua floração. Pois, nesta época, sua seiva começará e o crescimento dos ramos será rápido, então folhas novas brotarão mais saudáveis depois da poda. Arbustos e palmeiras entouceiradas devem ser limpas retirando-se algumas folhas do meio para que recebam mais sol e fiquem mais viçosas.

A Tulipa é uma flor ornamental, do gênero das plantas liliáceas, ou seja, em cada haste forma-se uma única flor, chegando a medir entre 30 e 60 cm de altura. Geralmente é um flor de inverno então na primavera e verão elas começam a brotar. Cada cor possui um significado e todos muito marcantes, para cada pessoa uma cor é indicada. A vermelha por exemplo, simbolizam o amor verdadeiro, perfeito, irresistível e eterno. A negra simboliza a elegância e a sofisticação. As amarelas significam prosperidade e as brancas significam paz, tranquilidade e luxo.

Depois uma boa aeração nos solos compactados para depois fazer a adubação para “acordar” as plantas de seu período de dormência. Limpe ervas daninhas do gramado, faça também uma aeração, uma poda com lâminas sempre bem afiadas e depois deste processo faça também a adubação. Depois de todos estes cuidados, a primavera vai agradecer florindo seu jardim.

Marisa Lima

Formada em Paisagismo pela Escola de Belas Artes da UFRJ há 34 anos, com especialização em recuperação de áreas degradadas, jardins históricos, educação e perícia ambiental. Meu trabalho me traz a cada dia uma surpresa que a natureza proporciona, uma nova flor, um novo desafio.

Você pode gostar de ler também...

4 Comments

  1. Anonymous says:
  2. says:

Comments are closed.