Decoração e Paisagismo

Paletes de madeira: 3 dicas para aliá-los à decoração

Nos últimos anos, muito vem sendo debatido sobre a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, como economizar recursos naturais e realizar o descarte de lixo eletrônico e de qualquer outra natureza em locais corretos.

De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, a humanidade está “quase condenada” e o planeta Terra caminhando para um “futuro medonho” devido às práticas ruins que os seres humanos têm.

Por isso, toda e qualquer forma de praticar a sustentabilidade é válida. Eis que te pergunto: você sabe como fazer isso? Resumidamente, o princípio é regido por 4R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, que podem ser aplicados inclusive na decoração.

É justamente aqui que começamos a falar sobre os paletes de madeira e como eles podem compor com charme e elegância uma decoração sustentável, utilizando todos os R’s. Quer ver como? Acompanhe o pensamento:

Primeiro você repensa a necessidade de jogá-lo fora, o que consequentemente irá reduzir a quantidade de lixo. Em seguida, você o reforma e dá uma nova função para ele e, o que sobrar do processo, separa e destina para a reciclagem. Fácil, certo?

Mas afinal, você sabe o que pode ser criado com paletes de madeira? Pensando em te ajudar a responder essa pergunta, separamos algumas dicas para aliá-los à decoração. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais.

 

1. Painéis e racks

Paletes de madeira: 3 dicas para aliá-los à decoração
Foto: Pinterest

A criação de painéis e racks encabeçam a nossa lista de dicas por serem muitos comuns, especialmente o primeiro. Ao optar por criá-los com paletes de madeira, você garante um ar mais rústico sem perder a modernidade.

Sobre os painéis, é possível utilizá-los para muitas funções, como criar jardins verticais, suporte para televisão, painéis de fotos e até mesmo apenas para dar mais originalidade para

uma área. Já as racks, permite guardar e dispor o que quiser, como itens decorativos, livros, porta-retratos, etc.

Mas tenha cautela: você precisa entender sua decoração e espaço para desenvolver painéis e racks de paletes de madeira. Um bom jeito de entender como isso funcionaria é pensando neles como a contratação de um serviço de aluguel de compressor.

Antes de realizar a negociação, é fundamental que o solicitante entenda as suas necessidades básicas e confira um modelo de equipamento que melhor é capaz de supri-las. O mesmo vale para a criação dos painéis e racks, que devem ser aptos para aguentar dispor os itens necessários.

 

2. Sofás

Paletes de madeira: 3 dicas para aliá-los à decoração
Foto: Pinterest

Que tal uma dica que pode ser replicada na sala de estar, varanda, áreas de lazer e até nos quartos e salas de brinquedo? Os sofás de paletes de madeira são extremamente versáteis e capazes de dar um ar totalmente novo para uma área.

Claro, é importante lembrar que o pallet é responsável apenas pela estrutura, que por sinal apresenta aberturas que permite guardar muitos itens, como revistas, e o que irá definir o conforto são as almofadas ou os colchões escolhidos.

Sobre esse tópico, é essencial destacar que as cores podem ser as mais distintas possíveis e os materiais de confecção pensados de forma estratégica, principalmente quando o móvel fica exposto à variações climáticas, como sol, chuva, ventanias, etc.

Lembre-se: você nunca irá colocar uma balança antropométrica na área externa, pois ela poderia enferrujar facilmente. Então, por que você colocaria uma almofada de tecido em uma área externa, fazendo com que qualquer chuva te impeça de poder usá-lo?

 

3. Camas

Paletes de madeira: 3 dicas para aliá-los à decoração
Foto: Pinterest

Ter uma cama box é o sonho de muitas pessoas, porém, a tradicionalidade nem sempre é bem-vinda em uma decoração. Por essa razão, você pode adquirir um colchão confortável e ter uma estrutura de paletes de madeira.

Além de garantir economia financeira, você também ganha espaço estratégico. Isso porque além de cama, ela pode servir como sapateira. Ah, e não esqueça que outros móveis do cômodo, como mesinha de cabeceira, estante e até o guarda-roupa também podem ser feitos com os produtos.

Gostou do nosso post sobre paletes de madeira: 3 dicas para aliá-los à decoração? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Você pode gostar de ler também...