Decoração e Paisagismo

Papel da iluminação no design de interiores

Muitos fatores auxiliam um projeto de design de interiores a chegar em um resultado perfeito. A escolha dos materiais e acabamentos são um deles, e ao serem somados a uma iluminação correta envolve a atmosfera do ambiente em um local muito mais aconchegante, além do projeto ganhar muito mais personalidade.

A luz é essencial em qualquer momento do dia: ao cozinhar, na tranquilidade ao ler um livro… Por esse motivo, um projeto luminotécnico deve ser pensando caso a caso, respeitando as particularidades de cada ambiente.

Existem três tipos de efeitos de iluminação: direta, indireta ou difusa que devem ser levados em conta ao associá-los em cada ambiente. Além disso, hoje o mercado conta com inúmeros tipos de luminárias e lâmpadas que garantem qualquer tipo de efeito desejado podendo assim ressaltar mobiliários, demarcar locais de circulação, enaltecer parte da decoração, entre outros.

É importante ressaltar que a escolha do tipo de iluminação e sua quantidade está totalmente interligado com o layout proposto no projeto. Exceder a quantidade de pontos ou a escolha de luminárias inadequadas é um erro comum na hora de se pensar na iluminação do ambiente. Para não acontecer esse tipo de engano separamos algumas dicas para vocês.

SALAS

A iluminação desse ambiente pode acontecer com a mistura de alguns efeitos de luz. Sendo a sala um local de ampla convivência e permanência, pede uma iluminação geral e eficaz que pode ser composta com luminárias ou até mesmo trilhos com spots. Um diferencial também é utilizar lâmpadas com um faixo de luz menor faz com que as peças da decoração sejam valorizadas atribuindo elegância ao ambiente.

Fonte: Pinterest

Outra dica é utilizar luminárias de piso perto de poltronas auxiliando a luminosidade nos locais de tranquilidade para leitura.

Fonte: Inside Arquitetura e Design

COZINHA

Neste ambiente a iluminação precisa obrigatoriamente ser eficiente e bem clara. O mais indicado para cozinhas é contar com uma iluminação geral composta por luzes brancas. Aliado a isso é válido acrescentar fitas de led na marcenaria acima da bancada de trabalho que auxiliará no preparo dos alimentos e  compensará a sombra projetada do usuário, sobre a bancada.

Fonte: Pinterest

Fonte: Inside Arquitetura e Design

QUARTO

O quarto é o ambiente que deve ter uma atmosfera aconchegante e relaxante. O ideal é apostar em focos de luzes mais suaves e equilibrados juntamente com uma iluminação geral. Algo indispensável também é o uso de pontos ao lado da cama, seja ele um abajur, pendente ou luminária. Fitas de led na cabeceira também contribuem com uma atmosfera desejável.

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Inside Arquitetura e Design

Na área próxima aos armários de roupas é recomendado uma iluminação mais direcional e pontual para cada nicho, que pode ser feita através de trilhos com spots articulados e movimentados. Se desejar uma mais generalizada, rasgos no forro que recebem fitas de led podem resultar em um bom índice de distribuição de luz.

Fonte: Inside Arquitetura e Design e Pinterest

BANHEIRO

                O banheiro pede uma iluminação geral mais clara, principalmente na área de uso do espelho. Indicamos o uso de lâmpadas blindadas que resistem a umidade e vapor. Além da iluminação principal, o espelho com efeito eclipse traz elegância e efeito cênico ao ambiente.

Fonte: Inside Arquitetura e Design

 

 

Raquel Coronato – Inside Arquitetura e Design

Você pode gostar de ler também...