papel de parede no banheiro
Decoração e Paisagismo

Papel de parede no banheiro: descubra esta tendência!

Uma das formas mais fáceis de personalizar um ambiente é através da mudança da cor das paredes. Pintar as superfícies com tinta acrílica é uma solução bastante simples e que qualquer pessoa com o mínimo de habilidade pode fazer. Agora, se você deseja um efeito diferente dentro dos ambientes de casa, com muito mais texturas provocando ilusões, pode contar com outro material de revestimento, o papel de parede.

Não é de hoje que designers e arquitetos utilizam o papel de parede como forma de personalizar residências. A diferença é que os novos papéis apresentam uma qualidade superior. 

Eles são muito mais duráveis, resistindo melhor a várias condições ambientais – a umidade seria um exemplo. Então, você deve estar se perguntando se é possível utilizar papel de parede em banheiro, por exemplo? Respondemos esta questão a seguir.

papel de parede neutro
Foto: Graça Brenner

As melhores qualidades dos novos papéis de parede

De fato, os novos papéis de parede atraem bastante a nossa atenção. Primeiro porque eles podem vir em muitas cores e estampas diferentes. Além dos tradicionais papéis lisos, listrados, floridos e em arabescos, os fabricantes ainda oferecem mais opções deste produto. É o caso dos papéis em degradê, geométricos, imitando a textura de outros materiais, e até com desenhos parecendo em três dimensões.

Outra coisa que classifica bem os novos papéis de parede, como dito antes, é a qualidade. Na sua composição pode ser adicionada uma camada de matéria vinílica. 

Isto faz com que os papéis sejam mais firmes e também passíveis de serem limpos com um pano umedecido com água e detergente neutro. Fora que eles resistem mais a vapores de água, uma condição que encontramos facilmente em áreas molhadas da casa.

papel de parede estampado no banheiro
Foto: Eduardo Raimondi e Andrea Bento
papel de parede preto no banheiro
Foto: Maria Gabriella Cardinal e ZaaV Arquitetura

Papéis de parede para áreas úmidas 

Fazendo uma pesquisa no mercado, você encontrará o anúncio de papéis indicados exclusivamente para a utilização em áreas como banheiros. 

Geralmente estes rolos possuem uma camada extra de proteção e não se dissolvem em contato com a água. Mesmo assim, não podem ser aplicados a qualquer região do ambiente. Por isto, antes de tudo, consulte um especialista no assunto.

Muitos dos modelos de papéis de parede no banheiro imitam a textura de pedras e pastilhas de vidro. “O custo para aplicação é muito inferior ao da cerâmica”, foi o que explicou o arquiteto Fernando Santos, em reportagem do site Tua Casa. 

Mas para aqueles que desejam ousar mais, podem encontrar outras opções com as empresas. Por exemplo, papéis que imitam madeira ou cimento, com detalhes metálicos em rose gold, e mais.

papel de parede aplicado em todo o banheiro
Foto: Bianchi & Lima Arquitetura
papel de parede cinza no banheiro
Foto: Ubá Arquitetura e Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Como usar papel de parede nos banheiros

Precisamos destacar que a utilização de papéis de parede em banheiros nem sempre é muito indicada. E, ainda que as tecnologias tenham evoluído bastante, não é ainda uma realidade a aplicação deste material em áreas como as de box de banheiro. 

Contudo, em sua casa, você terá mais paredes para aplicar tal revestimento, principalmente em lavabos – estes são locais perfeitos para “brincar” com os efeitos dos papéis.

papel de parede estampado no banheiro
Foto: Gabriela Herde

Se você decidir por aplicar papel de parede no banheiro ou no lavabo da sua casa, estude antes com atenção as opções. 

De acordo com as possibilidades que o ambiente apresenta, pode ser possível aplicar papel às suas quatro paredes, em duas, ou talvez em apenas uma. Outra boa ideia é usar papel apenas como pano de fundo para os detalhes de decoração mais importantes deste espaço.

papel de parede floral no banheiro
Foto: Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

Por exemplo, o conjunto de pia e espelho no banheiro chama sempre muita à atenção. Pois você pode colocar papel apenas neste local, como uma faixa, servindo de pano de fundo para tudo isto. Colocar papel atrás da bacia sanitária também é uma possibilidade. 

Contudo, reflita muito bem sobre esta ideia. Pois, no caso do encanamento por trás precisar de reparos, pode danificar a área de um modo que o remendo do papel seja inevitável.

papel de parede no banheiro
Foto: Lissandra Mazari e Patrícia Azoni

Observe os ambientes apresentados nas ilustrações. Você verá exemplos de banheiros de todo tipo. Perceba como os ambientes de linhas modernas combinam com quase todo modelo de papel de parede. 

Já os ambientes de aspecto mais clássico combinam melhor justamente com aquelas padronagens mais antigas, como os papéis que citamos no início deste texto – os florais, por exemplo. 

Mas o que combina com a sua casa? Pense nisto e escolha o papel de parede ideal para seu banheiro.

estampa floral na parede
Foto: Karen Pisacane e Hall Arquitetura
Foto: Karen Pisacane e Hall Arquitetura

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Conheça os melhores revestimentos para o banheiro

+ Quadros no banheiro

+ 5 Maneiras de iluminar um banheiro sem janela

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...