Decoração e Paisagismo

Exemplos inspiradores de modelos de papel de parede para cozinha

Sabemos que cozinha é palco de grandes criações culinárias. Mas os experimentos que costumamos fazer neste ambiente geralmente geram muitos vapores que podem umedecer e sujar as paredes. 

Por isso é que surgiu a ideia de sempre revestir as paredes desse cômodo da casa com peças cerâmicas esmaltadas. Mas sabia que existem também modelos de papel de parede próprios para cozinha? 

papel de parede floral na cozinha
Foto: Revista Viva Decora

Os novos modelos de papel de parede para áreas úmidas

No passado, os papéis de parede que revestiam as casas dos nobres, apesar de serem muito bonitos, apresentavam baixa qualidade. Alguns, inclusive, eram feitos de papel de arroz. 

Com o avanço das tecnologias, as fábricas puderam criar um produto à base de celulose com várias camadas, o que permitiu uma impressão de estampas mais sofisticada e uma melhor resistência para este material de revestimento.

papel de parede estampado de fundo branco
Foto: Revista Viva Decora

Nos dias de hoje, podemos encontrar nos catálogos das lojas uma infinidade de opções de rolos de papel de parede – em vários tamanhos, cores e desenhos. Os modelos que mais chamam a atenção são aqueles como uma camada externa em vinil. Estes papéis poderiam resistir muito mais às condições ambientais diferenciadas, como aquelas encontradas em lavabos, cozinhas, lavanderias e varandas.

Quer dizer que agora é possível revestir as paredes de ambientes considerados úmidos também com papel de parede. 

Claro que isto não exime algumas necessidades especiais para a instalação do produto. Ou seja, o mesmo deve ser colado apenas às paredes que não possuam vazamentos de água, irregularidades extremas, sujeira, trincas ou massa de argamassa em estado ruim. Atente-se a isto.

papel de parede 3d na cozinha
Foto: Revista Viva Decora

As estampas de papel de parede voltadas às decorações de cozinhas

Existem papéis de parede com todo o tipo de cor e estampa à venda em lojas especializadas. Talvez possamos dividir este grupo de papéis próprios para cozinhas em três categorias. 

A primeira é dos papéis com estampa tradicional. A segunda é dos papéis que imitam outros revestimentos. E a terceira é dos papéis com desenhos remetendo às práticas culinárias.

Algumas faixas de papéis para cozinha trazem desenhos de bolos, xícaras de café, cozinheiros, galinhas, tomates e mais, lembrando a boa alimentação. 

Também há aqueles papéis que simulam revestimentos em pedra, tijolo aparente ou mesmo ladrilho hidráulico colorido. E combina também com alguns estilos de decoração de cozinha os papéis de parede geométricos e os com folhas e flores.

papel de parede com textura de tijolos
Foto: Revista Viva Decora
papeis de parede estampados na cozinha
Foto: Revista Viva Decora

Claro que na cozinha da sua casa você pode utilizar o desenho de papel de parede que quiser – ou mesmo um papel liso, se preferir. Mas atente-se as cores deste modelo. É que isto deve provocar reações diferentes na família. 

Papéis em tonalidades como vermelho e laranja são mais alegres e devem estimular mais o apetite das pessoas. Já os em cores frias, como azul, levam a uma dieta mais contida.

estampa floral delicada nos papeis de parede
Foto: Revista Viva Decora

Os diferentes modos de usar papel de parede em decoração de cozinha

Então, você agora já sabe que pode cogitar utilizar revestimento de papel de parede na decoração da cozinha da sua casa. 

Contudo, ainda assim, não pode esquecer de que o uso de tal material ainda tem limitações e de que cozinha ainda é local de muita exposição à umidade, calor e mais. Quer dizer que o ideal é não aplicar papel em qualquer área deste ambiente.

No geral, deve-se evitar colocar papel na área de parede sobre a pia da cozinha. Outro local que não é muito indicado ter papel é na zona ao redor do fogão ou atrás do motor da geladeira. 

Mas você pode aplicar papel em outros pontos da decoração deste ambiente. Por exemplo, uma faixa na borda do roda forro. Ou na parede oposta da pia, onde tiver uma mesinha de café. E no fundo de armários envidraçados e nichos abertos.

papel aplicado no fundo de armários
Foto: Revista Viva Decora

Agora, use todo seu bom gosto e imaginação e escolha um papel de parede lindo para sua cozinha!

papel de parede estampado na cozinha
Foto: Revista Viva Decora
Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...