painel de tv com papel de parede
Decoração e Paisagismo

Saiba como explorar o papel de parede como revestimento de todos os ambientes da casa

Todos desejam ter um lar mais moderno e agradável, cheio de estilo e personalidade. Para isto, muitas vezes o jeito é dar uma renovada na decoração de casa. E para mudar de forma rápida e fácil os ambientes, um jeito é instalar papel de parede às superfícies. 

Invista você nesta ideia também. Veja, a seguir, porque vale a pena apostar nos papéis de parede para personalizar os cômodos do seu imóvel.

papel de parede na sala de jantar
Foto: Bruno Carvalho

Que tipos de papel de parede usar

Existem vários modelos diferentes de papel de parede disponíveis no mercado. Alguns são mais coloridos e alegres e outros mais sóbrios e neutros. 

Mas todos, certamente, poderiam ser capaz de transformar a decoração de cômodos residenciais. Contudo, não só com o visual deste tipo de produto que os consumidores precisam se preocupar, mas também com a qualidade.

Rolos comuns de papel de parede costumam ser vendidos em rolos de cerca de dez metros, variando em sua largura. Já quanto à matéria-prima de fabricação e o acabamento de cada modelo, as diferenças aumentam. 

Basicamente, são três os tipos mais conhecidos de papéis de parede: os vinílicos, extremamente resistentes; os acetinados, que acumulam menos poeira; e os texturizados.

papeis estampados na decoração
Foto: 2MArquitetura e Interiores

Quanto aos papéis texturizados, pode-se destacar alguns subtipos. Os papéis TNT, assemelham-se a tecidos. Depois há os papéis aveludados, com aspecto bastante requintado. 

Os em palha natural, feitos de fibras naturais, como tramas de bambu prensadas, e com aparência mais rústica. Os em alto relevo, conferindo uma textura ondulada – bem “fofa”. E os em 3D, com estampas dando a sensação de movimento.

Dentre as opções de papéis antes descritas – dos modelos mais lisos aos mais estampados -, certamente são os texturizados que impressionam mais. 

É nesta categoria que os fabricantes têm surpreendido mais, lançando a todo o momento novas opções aos seus clientes. Por exemplo, papéis que imitam pedra ou mesmo que são brilhantes. São tantas opções que fica até difícil escolher.

papeis texturizados que imitam materiais
Foto: Claudia Comparin e Lili Giudice
papeis de parede em quartos infantis
Foto: Patricia Tavares e Andrea M. Feldon

Como escolher papel de parede

Papel de parede pode ser a solução para a mudança de muitas decorações de interiores. Trata-se de um jeito prático e acessível de personalização de ambientes que tem cada vez mais ganhado destaque nas propostas de design – considerado como um item coringa. E, em tese, pode ser utilizado em quase todos os cantos da casa – desde que se tomem certos cuidados, claro.

É sabendo escolher o papel de parede – ou papéis de parede – certo para cada cômodo é que se consegue criar as composições mais belas para casa. Mas esta questão pode parecer complexa para algumas pessoas. 

Afinal, há infinitas possibilidades de combinações que se pode fazer com papel de parede e diversos outros elementos de decoração num mesmo espaço.

O que se deve fazer na hora de escolher um papel de parede para casa é levar em consideração, antes, todas as questões possíveis. 

Por exemplo, qual o estilo que combina com o morador desta residência, além da cor e das texturas que poderiam complementar melhor a decoração. É mais fácil responder essas perguntas se conhecer bem os ambientes onde o material será inserido – como o uso que receberá e mais.

papeis com estilo classico
Foto: Espaço do Traço Arquitetura
quartos infantis com papel de parede
Foto: Revista Viva Decora e Elmor Arquitetura

Como usar papel de parede em interiores

Resumindo, um papel de parede pode ser escolhido por sua cor, textura ou até mesmo por seu preço, não importa. 

Mas é imprescindível que tal modelo combine mesmo com o ambiente em que será instalado; e que, com o tempo, apresente durabilidade, resistindo bem às condições locais. Isto porque papéis podem ser utilizados em qualquer ambiente interno, incluindo áreas molhadas.

A superfície onde será aplicado o papel de parede também precisa ser bem preparada para que o material apresente um desempenho como o esperado. A camada sob ele não pode estar impregnada de gordura, poeira ou mesmo umidade em excesso; do contrário, o material irá se descolar com facilidade. Papéis muito delicados também não funcionam em áreas com alto tráfego de pessoas e com exposição intensa aos raios de sol.

Se forem tomadas todas estas preocupações, então o passo seguinte é mais fácil: escolher o papel de parede que combina com a proposta de cada ambiente. 

Para salas de jantar ficam bem os papéis de parede em cores mais fortes. Já para as salas de estar os papéis em tons mais suaves, não se sobressaindo demais, deixando que outros elementos tomem destaque – como o painel para TV, por exemplo.

painel de tv com papel de parede
Foto: Leila Dionizios
sala e terraço revestidos com papeis de parede
Foto: Andrea Petini

Cenários de quarto sempre ficam mais acolhedores e aconchegantes com papéis de tons claros, como bege e areia. Neste caso, vale a pena também explorar papéis mais temáticos – sobretudo em ambientes infantis. 

Outros lugares para os temáticos são a cozinha e a lavanderia da casa – ilustrando elementos do ambiente. E no lavabo, a decoração com papel pode ser o foco das atenções, criando um efeito super moderno no local.

papel de parede aplicado no closet e banheiro
Foto: Revista Viva Decora
revestimentos na cozinha com papel
Foto: Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Observe as imagens apresentadas neste texto. Tire delas inspiração sobre qual desenho ou estampa de papel de parede utilizar nos mais diferentes ambientes. Estas são só sugestões. Divirta-se escolhendo modelos deste material para a sua casa.

Essas dicas de como explorar o papel de parede como revestimento em todos os cômodos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...