Decoração e Paisagismo

Passo a passo para renovar seu coworking em menos de 24h

Dicas importantes para cultivar um ambiente produtivo e harmonioso.

Os espaços de trabalho compartilhados, conhecidos como coworkings, estão ganhando cada vez mais espaço. A proposta de dividir os gastos do aluguel, água, luz e mobília é uma excelente pedida, especialmente para empresas com quadro reduzido de funcionários.

Você, dono de um coworking, sabe como tornar o seu próprio conjunto de espaço de trabalho compartilhado convidativo a novos residentes? A decoração é um dos pontos mais levados em conta na tomada de decisão.

Neste artigo você vai conferir como renovar o seu coworking para torná-lo mais atraente aí na sua região. Por isso, continue lendo.

 

Antes de mais nada, defina o público alvo

Imagem: Beginning in the middle

A primeira dica não tem a ver com como renovar o seu coworking, mas sim por onde você deve começar. Antes de sair escolhendo a mobília e a decoração, é preciso definir o público que você deseja atingir.

Executivos formais, que precisam de um espaço com visual mais sóbrio e que transmita credibilidade? Ou empresas formadas por jovens empreendedores, cujo time de funcionários é mais descolado e informal?

A partir da definição do posicionamento do seu negócio você poderá começar a pensar a estrutura do espaço. Cores, móveis, salas que devem ou não devem estar presentes no coworking e até mesmo os serviços oferecidos precisam estar coerentes com o seu público.

Você não vai incluir uns escorregadores e piscinas de bolinha em um coworking frequentado por advogados e executivos de grandes empresas. É tudo uma questão de posicionamento e isso deve ser levado a sério.

 

Cores

Imagem: Work Design

Você sabia que as cores influenciam nos sentimentos das pessoas? A teoria que explica isso é a da psicologia das cores. Um coworking deve levar isso consideração na hora de escolher a identidade visual do local.

A cor azul, por exemplo, é bem indicada para ambientes de trabalho pois promove sensação de confiança e ajuda na comunicação. Já a cor amarela, apesar de estimular o apetite quando está junto com vermelho, isolada ela é acolhedora e desperta a atenção.

Cores quentes como o vermelho e o laranja, também são muito úteis para ativar a atividade cerebral e provocar entusiasmo no local de trabalho. Por isso, pode usar no coworking sem medo.

O verde é uma cor relaxante e que transmite equilíbrio. Por isso, ela é indicada para áreas de descanso e locais onde se quer passar esse tipo de sensação, como jardins, quintais e varandas.

 

Atenção à recepção

Como diz o velho e conhecido ditado “a primeira impressão é a que fica”. E qual é a primeira coisa que os seus possíveis clientes vão acessar ao entrar no coworking? A recepção. Por isso, você deve caprichar também nesse ambiente.

Aqui o tráfego de pessoas costuma ser maior, portanto, é importante tomar cuidado com a quantidade de móveis e objetos de decoração que possam obstruir a passagem.

Falando um pouco sobre móveis, o que não pode faltar é: o balcão da recepção, as cadeiras e, se necessário, um armário. Também invista em plantas e obras de arte na parede. Recomenda-se que os itens e as cores da recepção também entreguem a proposta do coworking como um todo, se ele é mais sério ou mais despojado.

 

Salas de reunião

Por mais despojado e criativo que o seu coworking seja, a sala de reunião é um espaço que precisa ser mais sério e menos “diferentão”. Nesses espaços evite estímulos visuais, pois eles podem atrapalhar na concentração e também na seriedade que o ambiente precisa passar.

Sobre a mobília de uma sala de reunião, invista em mesas confortáveis que acomodem pessoas e computadores sem apertos. E as cadeiras devem ser preferencialmente estofadas e ergonômicas. Ninguém merece ficar 1 hora, às vezes mais, em uma cadeira dura ou desconfortável.

Segundo o portal de notícias Terra, a perda de produtividade dos colaboradores devido a má postura e desconforto pode atingir até 40%. Com certeza não é isso que os seus clientes esperam ao escolher o seu coworking para trabalhar.

 

Áreas de convivência

Como a proposta de um coworking é compartilhar o escritório com pessoas diferentes, mantê-las integradas é essencial para um cultivar um bom clima organizacional. Para isso, invista em áreas de convivência bem decoradas e que estimulem a descontração.

Mas é importante reforçar: atenção ao público alvo. Se a ideia é atingir executivos, invista em poltronas estofadas, estantes de livros e máquinas de café expresso. No caso de um ambiente despojado e descontraído, geladeiras de cerveja, puffs, sofás, mesa de bilhar e pebolim caem muito bem.

Imagem: Wallpaper

Gostou das dicas? Você sabia que para investir na mobília é possível aluga-los sob demanda, de acordo com seus contratos?

A locação de móveis é uma opção mais prática para renovar o seu coworking de forma rápida e sem dores de cabeça. Afinal, além de pagar um valor menor, a montagem e manutenção das peças fica toda por conta da empresa locadora.

 

Autor: Maria Gabriela – Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi e amante de Marketing Digital. Atua como Link Builder na agência SEO Marketing.

 

Você pode gostar de ler também...