Decoração e Paisagismo

Pátina: Solução prática para renovar os seus móveis

A renovação de móveis utilizando técnicas de artesanato é muito antiga e também bastante atual. São diversos tipos de renovações em móveis, mas se você gosta de decoração em estilo retrô, aposte na técnica de pátina para dar um Up aos seus móveis antigos. Esta técnica de pintura é responsável por envelhecer as superfícies, valorizando o aspecto desgastado e imperfeito.

O que é pátina?

A pátina é o nome dado a um composto químico que se forma naturalmente nas superfícies metálicas, por conta da exposição aos elementos químicos e ao clima. Esse efeito é o aspecto de envelhecimento do material.

Foto: Habitissimo

Além de embelezar e dar um visual diferente na decoração dos móveis, ela também serve para proteger a superfície que foi pintada.

Existe uma grande variedade de formas de se fazer essa técnica, e o mais interessante é que cada pátina é única, e cada pessoa faz de uma forma. Conheça abaixo os principais tipos de pátina:

Tipos de pátina:

  • Pátina Tradicional

Para esse estilo, misturam-se tons de turquesa e laranja, deixando o móvel com uma tonalidade de envelhecido desgastado. As peças tendem a ficar mais escuras.

Foto: Casa e festa

  • Pátina provençal

Esse estilo é inspirado na época da rainha Maria Antonieta de França. Para esse efeito são utilizadas velas para impedir o contato direto da tinta com a peça pintada. O acabamento é branco e o visual é mais romântico e delicado.

Foto:Vila do Artesão Artesanato

  • Pátina decapê

Já a pátina decapê confere estilo e imponência à peça escolhida. Essa técnica imita o gesso, sendo assim não utiliza cores, e cria efeitos em alto relevo.

  • Pátina lavada ou satiné

Esse é outro estilo que deixa a peça bem delicada. Deve ser feito sobre madeira clara e com diferentes tons de tinta para dar um leve efeito colorido harmonizado.

Foto: Tua Casa

  • Pátina mexicana

A pátina mexicana também é bem colorida. A diferença entre esse tipo de pátina com a anterior é que aqui as cores são aplicadas misturadas no fundo da peça. Para a finalização, geralmente se utiliza um tom mais claro e suave.

Foto: Artesanato – Cultura Mix

Leia mais:

+ Saiba como explorar os espaços de apartamentos compactos

+ Estilo Hygge: Tendência na decoração dinamarquesa

+ 10 tendências de decoração para ficar de olho em 2019

Você pode gostar de ler também...