Como planejar a decoração da sua casa em 5 etapas
Decoração e Paisagismo

Como planejar a decoração da sua casa em 5 etapas

A decoração de um imóvel pode transmitir diversas sensações. Afinal, um ambiente bem decorado, é capaz de proporcionar beleza, aconchego, conforto e muita funcionalidade ao espaço.

No entanto, decorar uma casa pode ser encarado como um grande desafio para o responsável e de fato: o projeto do interior de um imóvel requer muito planejamento, pesquisa e cuidado, assim como em um eventual trabalho de alpinismo industrial.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que um projeto de decoração não consiste apenas em definir itens decorativos. Na verdade, é fundamental ir além: analisar a funcionalidade dos cômodos na hora de elaborar esse processo. 

Nesse sentido, o panorama geral do ambiente é capaz de garantir a comodidade e mobilidade na rotina dos moradores no imóvel. E, assim, proporcionar mais praticidade nas atividades domésticas e de lazer.

Quer entender mais sobre como planejar a decoração da sua casa, definir um orçamento e evitar custos adicionais? Continue lendo!

5 passos para decorar um imóvel

Casa nova é sinônimo de vida nova. Para colocar esse aspecto em prática, nada como investir na decoração do imóvel, para que tudo se alinhe conforme as necessidades dos moradores.

 Entretanto, para garantir um bom resultado, é preciso muita pesquisa, planejamento e paciência para evitar arrependimentos futuros.

 Pensando nisso, confira um passo a passo valioso para planejar a decoração da sua casa. Boa leitura!

1. Defina o seu orçamento

Antes de escolher os itens decorativos, é fundamental definir o orçamento máximo para o seu projeto de decoração. Nesse momento, coloque no papel os cômodos a serem decorados, os móveis necessários e estude o quanto será possível gastar.

 Dessa forma, estabelecendo o orçamento ideal para o seu projeto, fica mais fácil saber o que comprar e como controlar os custos adicionais.

2. Escolha o cômodo a ser decorado

É imprescindível ter certeza do espaço que você pretende decorar. Isso acontece porque é preciso ter em mente os materiais necessários para preencher cada ambiente – inclusive, seu orçamento será baseado nisso.

 Pensando nisso, definir os espaços que serão decorados garante a eliminação de gastos excessivos – somente o planejado entrará na conta, mesmo que o investimento esteja ligado a outras áreas, como a manutenção de elevador.

3. Tire medidas

Após definir o espaço que deseja decorar – ou os ambientes – comece a tirar as medidas. Nessa etapa, vale tirar o comprimento das paredes, a altura das janelas, portas, entre outros itens.

 Além disso, é preciso lembrar que toda mobília deve ser proporcional ao ambiente. A fluidez da sua decoração e a garantia da funcionalidade se dá, principalmente, pelo tamanho dos móveis e acessórios.

4. Faça uma lista de produtos

Outro aspecto importante em um projeto de decoração é a listagem dos materiais. Ou seja, é preciso listar os móveis e eletrodomésticos essenciais para a funcionalidade do seu imóvel.

 Por isso, pense no fogão que irá escolher, painel, mesa de jantar, equipamento de proteção individual para as questões externas, entre outros itens. A partir de uma lista básica de produtos, é possível pensar nos detalhes, como almofadas e tapetes.

Alinhe a decoração com a praticidade

Com a rotina e as atividades do dia a dia, é imprescindível que a casa seja funcional e atenda rapidamente as necessidades diárias. Por isso, invista em prateleiras, móveis multifuncionais e acessórios que facilitem a sua rotina.

 Com um bom planejamento e muita criatividade, é possível decorar o imóvel de forma que auxilie a rotina dos moradores.

 E você, o que achou das nossas dicas? Conta pra gente. Queremos saber a sua opinião!

 

Avatar

Soluções Industriais

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​​​Soluções​ ​Industriais​​.​

Você pode gostar de ler também...