Varanda com plantas em vasos
Decoração e Paisagismo

Plantas em vasos: dicas e tipos

Nada como ter um ambiente cheio de vida, certo? É por isso que plantas e vasos são importantes para trazer conforto à sua casa e para dar um toque especial à decoração.

Confira conosco algumas plantas que possuem a capacidade de se limitar a um pequeno espaço e ainda produzir sementes, frutos, aromas e quais tipos de vasos existentes.

Os cuidados com as plantas variam de acordo com a espécie, mas, em geral, devemos nos preocupar com a adubação, a rega e a utilização do sistema radicular do vegetal. Para uma integração harmoniosa e equilibrada entre os espaços, precisamos considerar a forma e a proporção do conjunto vaso-planta.

Separados ou juntos, o essencial é criar elementos que combinam. O material do vaso, nesse contexto, deve ser escolhido de acordo com o projeto. Existem vários tipos, sendo eles: barro, cerâmica, madeira, cachepot ou de concreto armado com aço.

Varanda com plantas em vasos
Foto por: Marco Antonio

As plantas frutíferas, além de serem deslumbrantes e perfumadas, produzem frutos que podem ser incorporados à refeição a qualquer momento, já que estão dentro de casa. Um primeiro exemplo é a romã, que se adapta facilmente aos vasos.

Ela pode ser colocada em varandas de apartamentos, assim como em terraços e coberturas, pois pode chegar até 3 metros de altura ou até 1 metro e meio, se for da espécie anã. Por ser resistente, a romã necessita apenas de 4 horas de sol por dia, de rega e adubação.  Ela chega a produzir a cada 3 meses, principalmente no verão.

Romã
Já a mexeriqueira é uma planta indicada para jardins e vasos que têm grande exposição ao sol, já que ele intensifica a frutificação e aparência saudável das folhas. A recomendação é regar o vegetal 3 vezes por semana, pois pragas podem aparecer se isso não ocorrer. A planta também tem tendência de ficar doente com a falta de sol e se ocorrer deficiência de nutrientes.

Mexeriqueira
Outra planta que é bastante conhecida, e se encaixa em vasos, é a jabuticabeira. De origem brasileira, ela se adapta de norte a sul do país. A jabuticaba é um fruto antioxidante com abundância de vitamina C, ferro e fósforo, mas a sua primeira produção pode levar um tempo. O segredo de sua cultivação é submetê-la ao sol, à adubação e rega constante.

Existe uma grande diversidade de tipos de jabuticabeiras, mas os principais são a Paulista, Rajada, Ponhema, Sabará e Híbrida. Pensando no jardim e nos vasos de sua casa, destacaremos as duas últimas, que são indicadas para este uso por possuírem um sistema radicular superficial, ou seja, se adaptam e crescem melhor nesses ambientes. A jabuticabeira Sabará é conhecida por ter um crescimento médio e por ser muita produtiva, devido à sua maturação precoce. Já a Híbrida é de porte médio e produz frutos saborosos em intervalos de tempo menores. No solo, deve-se controlar seu crescimento e aparar os galhos após as colheitas.

Jabuticabeira em vaso
A última planta indicada para vasos é a laranjinha kinkã, que produz um fruto comestível, se suas folhagens estiverem verdes, ou azedo, se estiverem variando entre branco e verde. Deve ser regada quando o solo estiver seco e não tem tendência a produção de pragas, adaptando-se facilmente a novos ambientes.

Laranjinha

Você pode gostar de ler também...