tendência da floresta urbana
Decoração e Paisagismo

Jardim: como usar plantas nas decorações de salas decoradas

As plantas são muito importantes para a sobrevivência do planeta e, dentro dos lares, podem causar uma verdadeira transformação nos ambientes. 

Estes seres vivos possuem a incrível capacidade de equilibrar as energias dos espaços e melhorar as condições climáticas nos locais em que estão. Fora isso, elas possuem uma beleza incomparável que só favorecem os cenários de salas decoradas.

Algumas pessoas pensam que apenas pode-se ter verde em casa se houver um grande quintal disponível. Mas acontece que é possível cultivar certas espécies de plantas nos interiores das residências também ou mesmo em sacadas e terraços. 

Então, considerando isso, devem-se ver as plantas também como um item estratégico e enriquecedor da decoração de ambientes. Vamos às dicas? Por um lar mais verde e mais perfeito.

vasos de planta na estante da sala
Foto: INÁ Arquitetura

Plantas fazem bem para a saúde

Como dito antes, as plantas são bastante benéficas para a saúde dos lares e de seus moradores. 

Em tese, elas teriam o poder de deixar os ambientes com uma atmosfera mais leve e aconchegante, com um ar mais fresco, e, com isto, acalmando os seus frequentadores. E se as pessoas não têm, no momento, possibilidade de contato externo com a natureza, esta estratégia, de cultivar espécies dentro de casa, vem bem a calhar.

ideias de vasos suspensos e cachepots para sala
Foto: INÁ Arquitetura

Mas onde colocar plantas dentro de casa?

É possível montar jardim vivo em muitos tipos de ambientes. Mesmo que o espaço seja compacto, ainda assim é possível construir um jardim na medida certa. E os novos projetos de arquitetura e design provam que existem várias boas soluções neste sentido. 

Então, é possível cultivar plantas dentro de casa, sim. Só é preciso que a área escolhida apresente as condições mínimas para a saúde e o crescimento das espécies.

Pode-se criar um jardim dentro da cozinha, na varanda, no banheiro, na sala e até no home office – que, aliás, pode inspirar o trabalhador em seu dia-a-dia atribulado. Só não é muito indicado cultivar plantas dentro do quarto. 

Algumas espécies podem até ajudar no sono das pessoas, mas outras podem “roubar” oxigênio demais do ambiente – justamente nesta que é uma das áreas de maior permanência na casa.

Mas plantas devem ser vistas não como inimigas das composições, mas, pelo contrário, como grandes aliadas, combinando com todos os estilos de decoração. 

Prova disto é a tendência da “floresta urbana” – ou “urban jungle”, em inglês -, que consiste em incluir o máximo de natureza dentro de casa. E lembrando que plantas também podem ser destaque de decorações vintages, rústicas, minimalistas e mais.

tendência da floresta urbana
Foto: Solange Vale

Sua decoração pode ficar incrível com plantas na sala

Reservar um espaço para a inclusão de plantas na decoração de casa é sempre uma decisão muito bem acertada. 

É interessante utilizá-las de diferentes modos, explorando as suas cores e mesclando os seus tipos para criar cantos especiais e bem harmônicos dentro dos ambientes. Mas é claro que não é preciso transformar a sala, por exemplo, numa floresta. O certo é usar as plantas nos interiores sempre com bom gosto e bom senso.

plantas como detalhes na decoração
Foto: Emerson Vasconcelos e MIS Arquitetura e Urbanismo

De um modo geral, podem-se fazer várias composições diferentes e distribuir as plantas de muitos modos nos ambientes da casa. 

Em salas mais amplas, pode-se abusar bastante dos vasos, pedestais e mais estruturas. Mas em salas pequenas, os móveis devem ocupar a maior parte da ambientação. 

Então, neste caso, uma opção bacana seria aproveitar esquemas como dos jardins pendentes ou dos jardins verticais como solução.

vasos de planta suspensos
Foto: GoUp Arquitetura

Salas bem grandes e ou com muitos aparadores e tampos de mesas livres podem ter os espaços vazios da sua decoração preenchidos com plantas. 

Podem-se espalhar vários vasos de plantas na sala com formas aleatórias e materiais, tamanhos e cores diferentes, formando um cenário bem descontraído. Ou colocar vasos iguais, alinhados e em cores neutras, formando um cenário mais organizado e clean. Fica pelo gosto da pessoa.

vasos no aparador e de canto
Foto: Codecorar e Viviane Gobbato

E pra destacar esta beleza das plantas é bom também estudar os panos de fundo dos ambientes. Pode-se montar uma decoração toda em verde – tom sobre tom -, usando as cores das plantas como inspiração. 

Ou pode-se utilizar uma cor neutra, como o branco e o preto, nas paredes e móveis, destacando as plantas em primeiro plano – o que deixa a sala com visual bem sofisticado. Por fim, apenas deixar as plantas como coadjuvantes.

mistura de plantas na decoração de interiores
Foto: Fábio Morozini

Podem ser usadas as plantas na sala dentro de vasos ou como arranjos sobre as mesas, estantes, aparadores e racks. 

Banquinhos podem ser usados como pedestal em certos casos. Vasos também podem ser colocados no chão; sobre os degraus de uma escada que leva a um segundo andar; nas paredes e até pendurados no teto, em suportes.

mesa de centro com vaso de planta
Foto: Cristina Reinert e MIS Arquitetura e Urbanismo

Plantas indicadas para o interior de residências

Não é qualquer planta que se adapta às condições de dentro de casa. Mas, em contrapartida, há várias que se adaptam bem em ambientes internos – inclusive de fácil cultivo, desde que haja boa luminosidade e uma umidade na dose certa. 

São exemplos: lírio da paz, cróton, cactos, antúrio, palmeira-leque, palmeira-areca, palmeira-rhapis, samambaia, espada de São Jorge, costela de Adão, e peperômia.

E aí? Quando vai iniciar seu projeto de um jardim interno? Viu como pode ficar lindo?

Gostou dessas dicas de como usar de forma estratégica as plantas na decoração? Veja nosso artigo de plantas para jardim.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...