Decoração e Paisagismo

Platibanda: uma solução moderna para esconder telhados

A fachada da casa é a primeira impressão para aqueles que estão de fora, por isso é tão importante investir em um bom projeto. Se você está à procura de uma fachada moderna, a platibanda é a melhor opção para sua casa, pois essa estrutura proporciona um visual clean e sofisticado por conta das suas linhas retas.

Casa de dois andares com fachada moderna em platibanda e árvores ao redor

O que é platibanda?

A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal que fica na parte de cima de uma construção e serve para esconder e proteger o telhado, é como se o telhado ficasse embutido. Com a modernização das fachadas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.

Uma casa com platibanda não apresenta simplesmente a função estética de esconder o telhado, mas também auxilia na diminuição dos custos com uma cobertura.

Fachada de casa com luzes amareladas e o céu ao fundo

Nos projetos de telhado embutido, a platibanda reduz o tempo de construção, utiliza menos madeira e o melhor de tudo, diminui os custos da obra.

Platibanda ou beiral: qual usar?

Essa escolha depende de alguns fatores que devem ser levados em conta no momento da construção ou da reforma da residência.

Se o projeto ou estrutura for mais voltado para uma arquitetura moderna ou clean, utiliza-se a platibanda, mas se você deseja uma aparência mais tradicional, o ideal é utilizar o beiral.

Fachada de casa com platibanda e árvores ao redor
Fachada de casa com beiral e um carro na garagem

Custo de manutenção e construção

O beiral possui maior custo de construção, entretanto, ao longo dos anos requer um baixo custo de manutenção, tanto das telhas, quanto da pintura externa.

Já a platibanda possui o menor custo de construção, mas tem um maior custo de manutenção, tanto pela maior facilidade de ter umidade, quanto pela necessidade de refazer a pintura com maior frequência, em consequência do tempo.

Vantagens da platibanda

Dentre as vantagens em optar pelo uso da platibanda, destaca-se a sua função construtiva, no qual serve de anteparo para construções que tenham laje em sua cobertura, escondendo calhas e maquinários.

Outro ponto positivo, é a sua função estética, que garante um estilo clean e moderno, pois deixa o telhado oculto.

Desvantagens das platibanda

Segundo especialistas da área, a única desvantagem que podemos citar aqui, é que sem o beiral, a fachada fica mais exposta aos efeitos da chuva e do sol, deixando de criar uma proteção para janelas e portas. Ou seja, irá necessitar de manutenção a curto e médio prazo.

Como é feita a platibanda?

Geralmente a platibanda é construída com o mesmo material utilizado nas paredes externas da edificação. No Brasil, na maioria das vezes as casas são construídas em alvenaria de tijolos, blocos de cerâmicos ou blocos de concreto.

Qual a diferença entre platibanda e beiral?

A platibanda é mais moderna e limpa, já o beiral oferece um ar mais tradicional e rústico para a edificação.

Leia mais:

+ Fachadas de Casas Modernas Minimalistas!

+ 03 Dicas rápidas para fachadas de casas

+ Modelos de fachadas de casas lindas

Você pode gostar de ler também...