Decoração e Paisagismo

Poltronas icônicas do design

O design, além de marcar as tendências do momento, traz um novo olhar para os mobiliários e discussões da sua época. Alguns trabalhos ressaltam o talento do artista em sua forma mais pura. São em suas peças que o design transparece seus sentimentos, vocações e até mesmo sua visão para a realidade em que está inserido. Pensando nisso, algumas poltronas se destacaram pelo design e conforto, atravessando gerações.

Lounge Chair | Charles e Ray Eames (1956)

Criada pelo casal responsável por projetar diversas cadeiras emblemáticas, a Lounge Chair foi resultado de um trabalho constante, cujo objetivo era o conforto. Para o casal, a finalidade do design é buscar as melhores respostas para os problemas enfrentados e ainda assim se manter em constante mudança.

Fonte: Pinterest

Womb Chair | Eero Saarinen (1948)

Womb, em sua tradução livre, significa “ventre”. Com essa denominação e com a analogia do conforto sentido pelos bebês no ventre materno, surge essa poltrona que fornece muito aconchego, conforme o pedido da também designer Florecen Knoll. Além do reconhecimento por ser uma das poltronas mais confortáveis existentes, a peça ganhou mais destaque pelo seu desenho ímpar para os padrões dos anos 40.

Fonte: Pinterest

Egg Chair | Arne Jacobsen (1958)

                Projetada para a recepção do Hotel Royal, a poltrona Egg se tornou um dos maiores símbolos de design mobiliário mundial. A poltrona com seu formato inusitado foi resultado de múltiplos estudos. Para chegar ao formato desejado, a peça ganhou estruturas em alumínio fundido e assento em fibra de vidro. Algo que se destaca no design da poltrona é sua forma que propicia a privacidade de quem a está utilizando, mesmo em locais públicos.

Fonte: Pinterest

 Barcelona | Ludwig Mies van der Rohe (1929)

Uma das mais importantes poltronas criadas e reproduzidas até hoje, a poltrona Barcelona foi apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona. Com estrutura em aço cromado e linhas elegantes, a poltrona ficou conhecida mundialmente.

Fonte: Pinterest

Butterfly | Antoni Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy (1938)

Com design simples e inovador, a Butterfly é composta por uma única parte de tecido suspenso em uma armação leve de metal. Com design contemporâneo, a poltrona ganhou o prêmio MoMa em 1941 pelo seu desenho inovador.

           Fonte: Pinterest

Wassily Chair | Marcel Breuer (1925)

A Wassily Chair, uma das primeiras a usar o aço tubular, ajudou a consolidar a Bauhaus como líder no design funcional. Com formas simples e funcionais, o designer trouxe para o mobiliário peças leves e com materiais acessíveis.

Fonte: Pinterest

 Poltrona Mole | Sergio Rodrigues (1957)

                Uma das peças mais emblemáticas do design brasileiro, a poltrona Mole elevou o design nacional para uma esfera internacional. Composta com estrutura em madeira e tiras de couro ajustáveis – que dão apoio às almofadas – e com conforto desejável, a poltrona recebeu o prêmio na IV Bienal Mobiliário na Itália.

Fonte: Pinterest

Leia mais:

+ Poltronas coloridas: Inspirações para decorar a sua casa

+ Papel da iluminação no design de interiores

+ Sofá de couro: Dicas de como utilizar o couro para sofisticar o seu ambiente

Você pode gostar de ler também...