projeto de paisagismo, antes e depois
Decoração e Paisagismo

Praça Casa Cor RJ 2011: o antes e o depois

O Palacete Linneo de Paula Machado em Botafogo, onde acontece a Mostra Casa Cor Rio, estava há muito tempo abandonado. Foi comprado pela Firjan para virar um Centro Cultural e então cedido para Mostra Casa Cor deste ano.

Quando eu e minha sócia a arquiteta Emmilia Cardoso fomos visitar o local, estava tudo abandonado e pensamos em como seria bacana transformar toda aquela área, que nos foi cedida, cerca de 400m² em um belo jardim. Imensas mangueiras, um antigo jardim da residência que apelidamos de “bosque”. Nossa a primeira ideia é que tivesse água, como em todos os nossos projetos de paisagismo. Então a começar a projetar veio a idéia de um lago com peixes e plantas aquáticas abraçando as 3 enormes mangueiras, e ao redor Jardins tropicais inspirados em Burle Marx.

Antes e depois em projeto na Casa Cor Rio de Janeiro 2011

Antes

paisagismo casa cor

paisagismo casa cor

Ao lado do lago uma área entrando no bosque, um deck de madeira plástica com mesinhas, cadeiras e ombrelones para que os visitantes descansem admirando o lago. Também para descanso projetamos um lounge com chaises e confortáveis sofás tendo ao fundo um belíssimo Jardim Vertical com uma enorme variedade de plantas pendentes como samambaias, aspargos, peperonias, bromélias candelabro e orquídea renanthera.Ainda no lounge uma bica jorra água potável em um vaso, onde os visitantes poderão beber uma água fresquinha.

A Praça tem ainda uma área onde as festas acontecem, então colocamos alguns bancos e um resistente piso cimentício para grande circulação dos convidados. Nesta área a vegetação conta com apenas 2 jabuticabeiras que estão cheias de frutas.

Depois

projetos de paisagismo casa cor 2011

paisagismo casa cor

Pensando na sustentabilidade, foram aproveitadas algumas plantas existentes no jardim do palacete. Bastante entulho foi aproveitado na confecção dos caminhos e foram selecionados móveis de madeira certificada, além dos decks que são de plástico reciclado.

Outros itens sustentáveis na praça são luminárias que remetem aos postes urbanos, equipadas com lâmpadas de Led, mais econômicas. Sem metais pesados, como chumbo e mercúrio, em sua composição que são também recicláveis.

O objetivo da projeto da Praça Casa Cor é transmitir a seus freqüentadores paz, tranqüilidade, respeito à natureza e um espaço especial para contemplação nos belos jardins do palacete Linneo de Paula Machado. Veja muitos outros projetos realizados na Casa Cor

paisagismo casa cor

Marisa Lima

Formada em Paisagismo pela Escola de Belas Artes da UFRJ há 34 anos, com especialização em recuperação de áreas degradadas, jardins históricos, educação e perícia ambiental. Meu trabalho me traz a cada dia uma surpresa que a natureza proporciona, uma nova flor, um novo desafio.

Você pode gostar de ler também...

5 Comments

  1. Evenilson - Go. says:
  2. Leo says:

Comments are closed.