Decoração e Paisagismo

Prateleiras abertas: Decore como um profissional

As prateleiras são uma ótima forma de decorar e organizar a casa, pois são fáceis de instalar e tem um bom preço. Além disso, é uma solução versátil, podendo ser usada em todos os cômodos da casa.

Já pensou em onde colocar todos os itens de decoração que acumulou com o passar dos anos? Tem algum ambiente da casa que precisa de um toque especial? Que tal instalar prateleiras e se rodear de objetos que contam um pouco da sua história?

Confira algumas dicas para te ajudar a decorar sua prateleira como um profissional:

Crie camadas e diversifique

PrateleirasFonte: The Spruce

Na hora de arrumar seus objetos, faça com que eles variem de altura para um uma aparência mais interessante e balanceada. Comece pelas peças maiores e depois complemente com os itens mais delicados e menores. Use bandejas e pratos decorativos como fundo de composições. Diversificar é palavra chave para uma ótima prateleira.

 Tenha uma paleta de cores definida

Defina uma seleção de quatro ou menos cores para os objetos das prateleiras, assim todo o conjunto parecerá mais equilibrado.

Coloque seus itens favoritos

PrateleirasFonte: Homepolish

Não sabe por onde começar a decorar? Pense primeiro nas coisas que você ama, seus hobbies e interesses, isso vai te ajudar a montar uma prateleira que reflete sua personalidade. Aproveite também para expor lembranças de viagem ou prêmios que recebeu para relembrar experiências.

Adicione um toque de brilho

Vidro, cristal e espelhos fazem a decoração brilhar. Aproveite a prataria que fica guardada no armário para criar destaque entre os objetos. Que tal misturar a prata com objetos rústicos para dar contraste?

 Invista nos itens maiores

PrateleirasFonte: The Everygirl

Objetos muito pequenos nas prateleiras só irão acumular poeira e parecer uma grande bagunça. Por isso, escolha os itens maiores para a decoração.  Vasos de flor, livros de arte e objetos de cerâmica são itens recomendados, desde que fiquem visíveis à distância.

Deixe a simetria de lado

Ao invés de dispor os objetos simetricamente, invista em conjuntos de número ímpar, colocando-os fora do centro e adicionando uma sutil surpresa. Quando você tiver dois itens iguais, coloque os na diagonal ao invés de lado a lado.

Use livros e revistas

PrateleirasFonte: Comfy Cozy Couture

Seus livros mais bonitos podem decorar de várias formas. Quando empilhados, servem como base para destacar outros objetos. Se organizados por cor, podem dar ao ambiente uma nova cara. Para uma casa minimalista, as capas favoritas podem fazer o papel de obra de arte.

 Não esqueça das plantas

PrateleirasFonte: The Spruce

Nada deixa o ambiente mais vivo do que um pouco de verde. As plantas adicionam textura e um toque de cor às prateleiras.

 

Veja também:

+ Tendência para moradia: um levantamento para 2018

 + Paredes… E na hora de decora- lás? Ideias que ajudam a tornar essa tarefa mais fácil

 + Souvenirs para a decoração

Você pode gostar de ler também...