Decoração e Paisagismo

Cozinha americana: por que faz tanto sucesso no Brasil?

Há muitas décadas a televisão brasileira tem importado filmes e séries norte-americanas, o que nos fez conhecer modelos diferentes de arquitetura de residências. 

Um deles, em especial, é o de cozinha americana. Muito empregada nos Estados Unidos, e sucesso hoje no Brasil, esta versão de cozinha apresenta uma planta integrada com sala de jantar, sala de estar e até mesmo varanda. Conheça-a melhor no texto a seguir.

cozinha americana
Foto: Panapaná Estúdio de Projetos

Como é uma cozinha americana, afinal?

Cozinhas americanas são cozinhas de arquitetura diferenciada. Elas são abertas para outros ambientes – melhor dizendo, integradas -, e por isso parecem mais amplas, claras e bem arejadas. 

Outra impressão que temos delas é que fazem o layout da casa parecer mais despojado, já que permite que todos se vejam e se falem entre os cômodos sociais, independente das tarefas que estejam fazendo – como cozinhar e ver televisão.

cozinha americana com bancada de madeira
Foto: Pietro Terlizzi

Agora, é preciso ressaltar que quando dissemos que cozinhas americanas são integradas com outros ambientes não quer dizer que não há certos limites marcados entre estes espaços. 

Na verdade, de algum modo, fica claro para o observador até onde vai a cozinha e a sala de jantar. Um delimitador, por exemplo, é a bancada de refeições ou a meia parede mantida na divisa – quase sempre acompanhada de banquetas e luminárias pendentes.

cozinha americana com bancada de refeições
Foto: Rua 141 Arquitetura

O interessante destas penínsulas em cozinhas americanas ou cozinhas gourmet – outra variação de cozinha – é que as mesmas podem ganhar muitas funcionalidades e acabamentos. 

Elas podem ser simples bancadas de madeira ou balcões com tampos de pedra,com aberturas para um ou dois lados. As mesmas podem até apresentarem nichos para microondas, forno elétrico e cooktop – marcado pela instalação de uma coifa no teto.

bancada com cooktop em cozinha americana
Foto: Pietro Terlizzi

Como integrar melhor sala e cozinha americana

Há três coisas que caracterizam bem esta integração entre sala e cozinha americana: níveis, linhas e cores. 

Pra começar, o rebaixo de forro deve ser contínuo entre os dois ambientes. Também é melhor utilizar o mesmo revestimento de piso em ambas as áreas. A linha da marcenaria pode seguir desde a cozinha, passando pela bancada de refeições até o rack e painel para TV.

mesa de jantar na cozinha americana
Foto: Quattrino Arquitetura

É claro que todas as peças mobiliárias da sala e de cozinha americana podem ser independentes. Mas é interessante que alguma coisa as interligue visualmente – como a textura ou a cor do acabamento externo. 

E os detalhes menores, tipos os ornamentos, podem remeter a um mesmo período ou enfatizar um mesmo estilo, como industrial ou retrô, por exemplo.

bancada para refeições na cozinha americana
Foto: Ambientta Arquitetura

Opções de decoração para cozinha americana

Por se tratar de um ambiente extremamente funcional, a decoração de cozinha não deve ser abarrotada de ornamentos. 

Na verdade, quando mais clean puder ser, melhor. Mas não quer dizer que, por isso, tal cômodo tenha que ser sem graça. Pelo contrário, ele poderá ser até muito bem personalizado, cheio de estilo. E, diferente do que acontece nas decorações de banheiros, neste caso, vale a pena apostar em artigos de artesanato.

decoração clean na cozinha americana
Foto: Bordin & Soares

A decoração de cozinha americana pode começar com faixas ornamentais na parede sobre a pia – que podem ser feitas de azulejos, pastilhas de vidro, placas de pedra ou inox. 

Nesta área, pode haver também diferentes suportes com canecas, conchas e escumadeiras, panos de prato, potinhos com temperos e até vasinhos com ervas e temperos. E não podemos esquecer dos escorredores de talheres, porta facas, panelas e tábuas de carne.

cozinha americana de estilo industrial
Foto: 3P Studio

Mesmo que a maioria das coisas antes citadas sejam utensílios, elas podem ser também utilizadas como decoração de cozinha. 

O mesmo vale para alguns eletrodomésticos, como batedeira e liquidificador, que são vendidos em um destino especial, como um conjunto, justamente para ficarem expostos, embelezando a cozinha. E especialmente nas cozinhas americanas, ainda é possível explorar a bancada de integração com a sala.

balcão de cozinha com espaço para refeições
Foto: Tria Arquitetura

Sobre a zona do balcão ou ilha da cozinha, algo que irá enriquecer a decoração no dia-a-dia será o próprio aparelho de jantar – deixado no local principalmente para refeições rápidas. Mas se neste ponto tiver um cooktop, mais um item a ser explorado no planejamento de decoração será o próprio modelo de coifa. Também são opções de ornamentos para cozinha americana relógios, livros de culinária, quadrinhos, paredes lousas e fruteiras.

cozinha de modelo americano com pedra branca
Foto: Sueli Zapparolli

Acha que é possível mudar a sua cozinha para o modelo americano? Muitas vezes, ele só quebrar uma parede, consulte um arquiteto!

Essas dicas de como uma cozinha Americana funciona foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Conheça os melhores revestimentos para a cozinha da sua casa

+ Cozinha completa: confira os itens básicos que não podem faltar!

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...