Decoração e Paisagismo

Quarto pequeno? Saiba como otimizar o espaço

Armários e camas suspensas, espelhos, entre outras dicas podem deixar seu quarto muito funcional e aconchegante

Quarto pequeno

Quarto pequeno, pode trazer grandes surpresas. Tudo porque, se você usar o pouco espaço de modo bem estruturado, este cômodo pode até se tornar o seu preferido em toda a casa. Além disso, com a modernidade dos pequenos ambientes e também com o avanço dos móveis planejados, o que era – muitas vezes minúsculo, virou grandioso e muito funcional. Veja alguns exemplos!

Escolha bem os móveis

A escolha dos móveis para um quarto pequeno é primordial para torná-lo bastante funcional. Com um pouco de criatividade e planejamento, fica fácil montar um projeto para o quarto. Lembre-se que, quanto mais móveis você usar, menor o espaço disponível para o seu conforto, por exemplo. Além disso, entulhar um monte de coisas em locais que poderiam ser úteis para guardar somente o necessário, não deixa o ambiente organizado e tampouco gostoso.

Quarto pequeno

Fique com o essencial: uma cama, armário, (se couber) um criado-mudo ao lado da cama – que também pode servir de mesinha para abajur ou até para um lanchinho e livros e ainda uma mesa para trabalhar ou estudar.

Use espaços superiores

Ter uma cabeceira inteligente, por exemplo, pode fazer com que o espaço seja bastante otimizado. Além disso, este espaço superior à cama pode ser usado para pendurar bicicletas (bem como a lateral próxima ao armário), quadros e prateleiras para livros, bibelôs, porta-retratos… sue a criatividade. Caixas organizadores também são uma boa pedida!

Quarto pequeno

Além disso, muita gente está usando a cama em um modelo mais alto e aproveitando o espaço que fica embaixo dela. Um projeto legal e bem desenhado e a ajuda de um pedreiro podem te dar uma luz sobre um modelo bem legal e apropriado para o espaço que você tem.

Cores claras para ampliar

Quarto pequeno

Cores claras nas paredes e também nos móveis deixam o espaço um pouco maior do que parecem. No entanto, se você prefere uma decoração um pouco mais séria, cuidado para não fazer com que o espaço fique sobrecarregado visualmente. Para escolher a cor das paredes, por exemplo, chame um pintor que entenda de dimensões e misturas de tintas.

Espelhos, quadros e penduricalhos

Espelhos colocados estrategicamente em paredes ou usados em portas de armário, conferem a sensação de amplitude ao espaço. No entanto, cuidado ao escolher, ao invés de um espelho para a parede, um quadro que carregue o ambiente. O mesmo cuidado serve para penduricalhos: estes podem diminuir a visão do quarto e jogar fora esta sensação de um espaço maior.

Quarto pequeno

Papel de paredes

Separar uma das paredes para colocar um papel de parede pode delimitar o ambiente, dividindo-o e, desta forma, o deixando com a sensação de ter mais espaço. O mesmo acontece quando as paredes são diferentes umas das outras. Basta que uma fique com textura ou cor diferente para ter o destaque e ganhar requinte e amplitude.

Quarto pequeno

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

 

Você pode gostar de ler também...