Decoração e Paisagismo

Como usar rack com painel e arrasar na decoração

Rack com painel pode ser o destaque da decoração de salas e outros ambientes.

As tecnologias têm evoluído cada dia mais rápido. Nas últimas décadas, se aprimorou bastante as possibilidades na área da comunicação.

Hoje, os aparelhos de televisão são praticamente o centro das decorações, um item de entretenimento que não pode faltar nas propostas de interiores. As TVs, agora, acessam até a internet, se conectam aos computadores e smartphones, aproximando mais as pessoas dos fatos.

Fonte: Roberta Devisate

É fascinante a instantaneidade com que atualmente todos ficam sabendo dos acontecimentos do mundo. Por isso é que equipamentos como televisão ainda são tão admirados e requisitados pelos consumidores, o que colabora para o acréscimo na demanda por rack para TV.

Trata-se de um aparelho que, diferente do que muitos imaginavam, está sendo transformado para se adaptar às novas necessidades humanas. E parece que deverá acompanhar os novos tempos e as mudanças de mercado.

Fonte: B+L Arquitetura & Interiores, Serra Vaz Arquitetura e Marília Veiga

A adequação da arquitetura e design de interiores às novas tecnologias

Então, se as TVs não devem sair dos ambientes, se elas ainda deverão mesmo fazer parte das propostas de interiores, então a arquitetura e o design precisam se adequar a isto. É assim que surgiram os painéis para televisão e também o rack com painel.

Eles têm aparecido em quase todas as propostas para casas e apartamentos residenciais. É o ponto focal principal das salas de estar – e às vezes também de dormitórios, varandas e mais. E por quê?

As tecnologias parecem guiar a vida humana na contemporaneidade. E por mais que isso pareça um problema, não é. O propósito dos pesquisadores é utilizar esses aparelhos para facilitar o dia-a-dia das pessoas.

Já o papel dos arquitetos e designers é fazer com que as decorações “abracem” essas tecnologias e as integre corretamente aos interiores, sem prejudicar sua harmonia visual ou o seu equilíbrio energético, daí a necessidade de um rack para sala.

Fonte: Juliana Pippi

Uma sala de estar contemporânea – bem decorada – precisa de um Home Theater planejado. Uma estante seria uma opção aceitável para acomodar todos os equipamentos de mídia, claro.

Porém, como as TVs de hoje são grandes, finas e leves, é melhor que elas fiquem penduradas na parede, liberando área de piso para outros móveis, como pufes, por exemplo. E tem o rack com painel, que pode fazer conjunto com esta estrutura de fixação.

Fonte: Patricia Kolanian Pasquini, Arquiteto em Casa e Tetriz Arquitetura e Interiores

O uso de rack com painel na decoração de salas de estar

Se o painel serve para sustentar a televisão, então porque usar um rack também? Bem, esse móvel pode ter um papel puramente funcional ou somente estético. Dentro do rack para TV podem ficar guardados todos os demais aparelhos de mídia necessários para transmissão de imagens, como o de TV a cabo. E ainda o subwoofer, as caixas de som, o DVD e mais.

Fonte: Iara Kilaris

Agora, o próprio painel para TV pode ter muitas prateleiras e nichos para acomodar todos esses aparelhos, não necessitando, portanto, do acompanhamento do rack. Mas, este, em questão, pode valorizar mais a decoração, chamando a atenção das pessoas para este ponto da sala.

No local, podem ficar expostos objetos interessantes de ornamentação como vasos, livros e caixas decorativas; e ainda ser montado um lindo Home Bar.

Fonte: Studio KZA

Então, dá para resumir que o rack emoldura, valoriza e destaca o painel para TV. Agora, por isso, será que essas peças mobiliárias devem ser um conjunto ou elas podem ser diferentes? Na verdade, essa não é uma questão que segue uma regra precisa. Vai depender da proposta de decoração estabelecida pelo arquiteto ou designer de interiores, ou ainda pelo gosto do dono do imóvel.

Fonte: André Lenza

Modelos de racks com painéis disponíveis no mercado

Na hora de escolher um rack e painel para TV é melhor que a pessoa tenha em mente o estilo de decoração que deseja para a sua sala de estar. Isso vai ajudá-la a determinar as características estéticas ideias para esse conjunto de móveis.

Outra questão importantes é medir a área livre disponível no ambiente. Também o tamanho da tela da televisão e a parede onde ela será posicionada.

Fonte: Condecorar Arquitetura e Interiores e Escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores

Geralmente, os projetistas escolhem ‘rack e painel para TV’ com características semelhantes – as que os fará parecer como um conjunto. Essa semelhança pode acontecer pelas linhas, materiais, cores, acabamentos e outros pontos em comum de seu design.

As duas peças devem ter um tamanho proporcional entre si e também em relação ao ambiente decorado na qual farão parte.

Fonte: Roberta Devisate

Uma boa ideia é fazer o painel para TV alguns tons mais fortes do que o rack. Assim as duas peças podem ser bem fácil distinguidas visualmente. A placa formará uma espécie de moldura para a tela do televisor, destacando mais as imagens em seu interior.

Mas é claro que os dois móveis podem ser da mesma cor, ressaltados por um fundo com papel de parede estampado e bordas iluminadas com fitas de LED, por exemplo.

Fonte: Actual Design

Depois de tudo que leu e viu, prefere apoiar sua TV diretamente sobre um rack? Ou pendurá-la em um painel? Talvez ter esses dois móveis em conjunto?

Inspire-se nessas imagens e decida-se!

Estas dicas de como usar rack com painel na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...