rede de descanso na sala de estar
Decoração e Paisagismo

Rede de descanso: uma grande ideia para este verão!

Verão, lazer e relaxamento do corpo e da mente. Sabe o que combina com tudo isso? Sim, uma linda rede de descanso. Adquirir um item desses precisa estar nos seus planos para aproveitar as férias. 

E depois que esse período passar, mais uma vez, a rede de descanso pode voltar a fazer parte da decoração da sua casa, agora em outros ambientes, dando um toque de cor, textura e descontração para os cenários. Veja a seguir.

ideias de rede de descanso do lado externo da casa
Foto: Viva Decora e Tria Arquitetura

Rede de descanso em quintais e jardins

Imagina poder deitar, admirar a paisagem, sentir o vento e descansar. Não é perfeito? Com uma rede de descanso instalada no quintal ou jardim de casa, podemos ter estes momentos incrivelmente agradáveis. 

Afinal, redes são praticamente um convite à tranquilidade, à pausa, à reflexão e ao lazer. Por isso mesmo é que elas costumam ser colocadas em locais justamente com este mesmo propósito. É em uma sacada, varanda, gazebo ou simplesmente entre duas estruturas de sustentação no gramado.

As redes tradicionais, em tons crus do material de fabricação, são as peças mais utilizadas em decoração de residências modernas. 

De fato, elas impactam menos a paisagem, garantindo que o destaque ainda seja a vegetação ou diversos equipamentos ao redor, como piscina. Fora que as suas cores – somado ao balanço suave ao vento -, faz com que essas redes transmitam uma ideia de calmaria extremamente agradável.

rede de descanso no quintal de casa
Foto: Viva Decora
rede de descanso instalada no jardim
Foto: Piloni Arquitetura

Só que quando falamos de verão, alegria, sol e calor, certamente as redes coloridas e estampadas combinam muito mais. Na verdade, podemos ter as duas opções em casa, sendo fácil e rápido trocar os modelos sempre que desejado e de acordo com a ocasião – ou estação do ano. 

Mas, exclusivamente para os meses mais quentes, que tal uma rede em cores mais vivas, bordados de flores e em materiais confortáveis?

São exemplos de materiais para redes de descanso ou redes de dormir:

  • gabardine – ideal para o verão, pois mantém uma temperatura sempre mais fria com alta respiração na sua estrutura de tecido, se adaptando bem ao formato do corpo;
  • algodão – extremamente resistente (inclusive as lavagens), com alta elasticidade das fibras, criando tramas com boa qualidade de circulação de ar;
  • fios naturais – entra nesta categoria as peças em cipós, fios de palha, com boa durabilidade, mas oferecendo menos conforto que os modelos anteriores;
  • materiais sintéticos – a exemplo do plástico, que pode ser mais resistente para ambientes externos, embora esquente mais e, por isso, seja a alternativa menos confortável para o verão.
redes estampadas são a cara do verão
Foto: Studio Clariça Lima

Interiores com rede de descanso

É bom descansar fora de casa, no jardim, junto das plantas, sentindo o ar puro e admirando a vida. Mas, por vezes, também é bom nos resguardamos, sentir que estamos bem protegidos para nos entregar por completo a este descanso. 

Por isso, podemos considerar colocar rede dentro de casa também, principalmente em ambientes de sala e quarto. E é importante destacar o quanto as redes podem deixar a atmosfera local mais descontraída, como se fosse férias o ano todo.

O cantinho da rede dentro de casa será sempre um sinônimo de ‘espaço de relaxamento’. Contudo, as redes também têm um forte apelo visual; por isso, também podem ser estrategicamente utilizadas como elemento decorativo. Os modelos com franjas ainda mais, dando aquele toque aconchegante ao cômodo, combinando bastante com o clima tropical brasileiro.

Redes também casam bem com outros estilos de decoração, como decoração escandinava, por exemplo. Só que, nesse caso, a ‘vibe’ dos ambientes pediria uma combinação mais monocromática – talvez com redes em crochê de corda -, uma referência que deixaremos para aplicar em casa só na próxima estação. 

rede de descanso na sala de estar
Foto: SP Estudio

Para este verão, melhor apostar mesmo nas redes mais largas, como de casal, com muitas almofadas de apoio. Elas podem ser um ótimo recurso para residências que não têm área de sobra para sofás e camas extras; uma rede pendurada e recolhida eventualmente é também uma solução de otimização de espaço. Mas é preciso ter atenção na hora de instalar redes tradicionais e redes tipo cadeira, paredes e vigas, antes se certificando da resistência destas estruturas. 

Agora, existe outra função para as redes que grande parte das pessoas nem compreende, que é poder fazer papel de divisória entre setores de um mesmo ambiente. 

Bem, então, é possível usar redes para mudar o visual, o astral é até mesmo a circulação dentro de um cômodo. E independente da estética da casa, sempre é possível encontrar um modelo que combina com ela.

redes de algodão são confortáveis e charmosas
Foto: Viva Decora

Dicas de redes em varandas e cantinhos zen

É tão bom poder sentar numa rede, ler um livro, tomar um vinho, ouvir uma música ou fonte d’água, meditar sobre a vida e admirar uma paisagem. O que acha? 

Um cantinho de varanda ou sacada – como um espaço de estar casual – e mesmo um cantinho zen montado em casa pode receber o toque especial de decoração. Com uma rede, estes locais serão como um retiro relaxante, pode apostar.

E sabe como escolher o modelo certo de rede para combinar com esta decoração? Primeiro defina o tamanho da rede com relação ao espaço disponível – o ideal é ficar espaço suficiente entre os móveis e a parede. 

Depois, o tecido e o modelo, lembrando de levar em consideração o tanto de peso que esta peça precisará suportar – quanto mais cordas e mais grosso, maior o peso que aguenta. E, então, faça a instalação com segurança – na dúvida, consultando um profissional.

rede no espaço zen da casa
Foto: Viva Decora
redes tradicionais ficam ótimas no quintal de casa
Foto: Viva Decora

São modelos de redes de descanso ou redes de dormir:

  • redes tradicionais (vistas na maioria das imagens deste texto);
  • tipo americana (com barras de madeira nas pontas, reforçando e abrindo mais o tecido);
  • e de cadeira (pensada para ser pendurada em um suporte central, como uma cadeira suspensa).

Vamos lá, relaxe neste ber∫ao com uma linda rede de descanso!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Jardim Vertical: como usar plantas na decoração da varanda

+ Varandas e terraços perfeitos: dicas para aproveitar melhor esses espaços

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...