Reforma residencial: confira 4 dicas para planejar a sua!
Decoração e Paisagismo

Reforma residencial: confira 4 dicas para planejar a sua!

Certamente você já se deparou durante uma reforma alguma falha estrutural no seu imóvel, mofos e umidade presentes na parede, goteiras vindas de danos no telhado, entre outros elementos que podem interferir na funcionalidade e o bem-estar da sua residência, não é mesmo? 

Se esse for o seu caso, chegou a hora de planejar a reforma do seu imóvel. Mas uma obra residencial não precisa ser feita apenas para corrigir danos na estrutura, mas também para valorizar o imóvel, aumentar o valor de venda ou para atender as preferências dos moradores. 

Por isso, é comum observar que muitas pessoas associam a reforma com momentos de estresse, desconforto ou até maiores dores de cabeça. No entanto, vale ressaltar que quando bem planejada, a sua obra não precisa ser um verdadeiro pesadelo. 

Pensando nisso, preparamos 4 dicas simples para ajudá-lo a entender todos os aspectos necessários que não podem ser ignorados em uma reforma. Continue lendo e confira!

1.  Defina o objetivo da sua reforma

Como mencionamos acima, existem uma série de razões para reformar um imóvel, como: aumentar seu valor de venda, ampliar os espaços, corrigir falhas estruturais, melhorar o projeto arquitetônico, a locação de empilhadeira, entre outros.​   

Sendo assim, o primeiro passo é definir o objetivo da sua reforma. Depois, é essencial segui-lo como meta e levá-lo a risca. Para se ter uma ideia, a maior causa de estresse durante uma reforma é a falta de planejamento e os imprevistos que podem surgir. 

2.  Estabeleça o limite de orçamento 

Outro ponto que não pode ser negligenciado é a definição do limite do seu orçamento. Isso porque não é necessário ter uma obra superfaturada, como aquelas que acompanhamos em noticiários, não é mesmo? 

Com isso, mesmo que você tenha como objetivo reparar pequenas falhas, não deixe de pesquisar os preços dos materiais e buscar por uma mão de obra eficaz. Assim, você terá uma boa empresa como aliada e fará os reparos da melhor maneira possível. 

3.  Conheça as novidades do mercado

Uma reforma é sinônimo de modernização. Então, que tal conhecer as novas tendências decorativas do mercado e deixar o seu imóvel ainda mais bonito, funcional, sofisticado e moderno? 

Contudo, se você estiver reformando uma casa antiga, não deixe de falar com um profissional especializado e questioná-lo sobre os espaços que podem ser modernizados no seu imóvel. 

Atualmente, o mercado conta com uma série de inovações que podem fazer toda a diferença na sua residência, como modelos de ​outsourcing de impressão​, tapetes térmicos, portas e janelas, entre outros. Por isso, o ideal é ficar por dentro de tudo! 

4.  Elabore um cronograma

Por fim, vale ressaltar ainda que a criação de um cronograma é uma etapa fundamental para planejar a sua reforma. Afinal, isso dará mais controle no andamento das atividades. Assim, você pode listá-lo da seguinte forma:

  • Visitar lojas e pesquisas preços;
  • Listar as lojas de materiais de construção que fazem entrega no bairro;
  • Conversar com o vendedor e verificar as condições de pagamento; Encontrar itens decorativos de ​moinho de milho​, por exemplo; Verificar a melhor data para a entrega dos produtos. 

Dessa forma, é possível organizar as atividades e se livrar de imprevistos, como chegar ao trabalho atrasado por conta de uma entrega. 

Gostou do nosso post sobre como planejar uma reforma residencial? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​Soluções​ ​Industriais​. ​

Leia mais:

+ Dicas para usar plantas e vasos na decoração de sua casa

+ Porta camarão ou sanfonada: qual é a melhor para sua casa?

+ 4 motivos para investir em uma decoração minimalista

Você pode gostar de ler também...