Decoração e Paisagismo

Dicas para escolher o melhor revestimento para a sua cozinha, sem deixar a estética de fora

A cozinha é um dos ambientes mais utilizados de uma casa, seja para um almoço rotineiro ou para preparar a comida que será servida em uma festa especial. Por conta disso, precisa de alguns cuidados específicos para a escolha dos revestimentos e decorações.

Por ter bastante contato com água, gordura, vapor, fumaça e demais elementos oriundos do ato de cozinhar, o revestimento do piso, parede e bancadas das cozinhas precisam ser duráveis, práticos e não porosos.

Quer saber quais revestimentos possuem essas características? Então, leia o conteúdo a seguir!

É necessário revestir todas as paredes da cozinha?

Não é necessário. Essa decisão depende do residente do imóvel e do profissional responsável pelo projeto.

No entanto, a escolha do tipo do revestimento e em qual parede será colocado não é uma decisão apenas estética, mas também funcional e prática.

Então, pelo menos, recomenda-se que seja colocado revestimento nas paredes posicionadas atrás do fogão e da pia, para proteger a parede de possíveis sujeiras, gorduras e líquidos.

É preciso fazer uma quebradeira para mudar o revestimento?

Muitas pessoas desistem de mudar o revestimento de suas casas para evitar todo o transtorno que isso gera. 

No entanto, há uma solução prática para evitar a quebradeira que uma obra geralmente traz.

Para isso, basta optar pelo revestimento do tipo adesivo, que é um adesivo que simula o aspecto estético de alguns tipos de revestimentos.

Por ser uma opção fácil e barata, está virando uma tendência forte na arquitetura atual.

Além do revestimento adesivo, é possível também, em alguns casos, assentar o revestimento novo em cima do revestimento atual. Dessa forma, diminui consideravelmente a “bagunça” inerente de uma obra.

Principais dicas para escolher o melhor revestimento para a sua cozinha

Diante de tantas opções, é preciso ter alguns critérios base para escolher os melhores revestimentos para a sua cozinha.

Então, fizemos uma seleção com as principais dicas para você analisar antes de bater o martelo.

  • Defina o local que o revestimento será assentado e seu tamanho: É preciso saber o local que o revestimento será aplicado e qual o tamanho desse local, pois cada área de um imóvel possui diferentes necessidades. Por exemplo, o revestimento do piso deve ser resistente a impactos, resistência alta e não escorregadios. Enquanto o revestimento para parede precisa ser fácil de higienizar, e para as bancadas, é preciso escolher um tipo que não seja poroso.
  • Defina um orçamento: Defina o valor que você poderá gastar para os revestimentos da cozinha. Caso contrário, provavelmente, você escolherá uma opção cara sem muito custo benefícios, além de estourar as suas possibilidades financeiras.
  • Preze sempre pela qualidade do material: A qualidade do revestimento é um dos principais itens para levar em consideração, uma vez que se reverte em durabilidade e economia a longo prazo. Além de evitar maiores transtornos a curto prazo.
  • Praticidade: Opte por modelos práticos, fáceis de limpar e duráveis.
  • Escolha fornecedores de confiança: Escolha fornecedores confiáveis que te ajudarão a cumprir o seu cronograma e orçamento. Além disso, quanto melhor o seu fornecedor, menos transtornos você passará durante a obra.
  • Opte por opções que sejam harmônicas entre si e com os demais elementos do imóvel: Lembre-se que o imóvel é apenas um. Então, os demais cômodos devem possuir elementos parecidos e harmônicos.
  • Defina um estilo para o imóvel: Os revestimentos e decorações do imóvel como um todo devem conversar entre si. Para isso, é preciso definir um estilo que será a base para as demais escolhas do imóvel, o qual pode ser clássico, moderno, vintage, oriental, minimalista, industrial, boho, rústico, entre outros. Para escolher o seu estilo, seja criativo e opte por algo que combine com a sua personalidade.
  • Avalie os principais tipos de revestimentos: Escolha o melhor tipo de revestimento de acordo com: as suas necessidades domésticas, estética, função do cômodo, estilo de decoração, preço e demais critérios que julgar necessário. Para ajudar na sua escolha, separamos os principais tipos de revestimentos usados atualmente:

Tipos de revestimento

Porcelanato: É dos materiais mais escolhidos por ser resistente, manutenção baixa, durabilidade e limpeza prática.

Cerâmico: Os revestimentos cerâmicos são excelentes opções, uma vez que possuem facilidade no processo de instalação, preço acessível, variedade de opções, entre outras vantagens.

Pastilhas: Extremamente clássicas e amplamente utilizadas nas cozinhas, além de serem muito versáteis, uma vez que estão disponíveis em diferentes cores e tamanhos.

Porcelanatos que imitam madeira: Por ser porosa, a madeira não é aconselhada para ambientes úmidos. Então, os porcelanatos que imitam a estética de uma madeira são ótimas opções para as cozinhas, já que possuem a beleza do material sem o aspecto poroso.

Tijolinho: Os tijolinhos aparentes são excelentes para trazer um estilo rústico ao ambiente.

Granito e Mármore: São materiais versáteis, uma vez que podem ser utilizados nas paredes, pisos e bancadas. Além disso, transmitem elegância e classe ao ambiente. É possível também utilizar porcelanatos que imitam a estética desses materiais. 

Cimento queimado: Traz neutralidade ao cômodo e com isso, é possível usar em outros itens da cozinha.

Vinílico: É um material composto por PVC altamente resistente a riscos e manchas. Além disso, possui uma instalação exatamente fácil, rápida e limpa.

Qual é o melhor tipo de revestimento para o piso da sua cozinha?

Para definir o melhor revestimento para o piso da sua cozinha, é preciso levar em consideração alguns fatores essenciais, como:

  • Alta resistência, pois será um ambiente com tráfego recorrente de pessoas.
  • Pouco poroso, pois a cozinha é um ambiente úmido.
  • Pouco escorregadio, para evitar acidentes.

Qual é o melhor tipo de revestimento para as paredes da sua cozinha?

Para escolher os azulejos das paredes da sua cozinha, é preciso verificar a durabilidade, praticidade e porosidade do material, uma vez que é um local que terá contato direto e constante com água, vapor, gordura e fumaça.

Porcelanato e cerâmica são ótimos materiais para esse fim.

Qual é o melhor tipo de revestimento para as bancadas da sua cozinha?

Materiais pouco porosos e altamente resistentes são ideias para bancadas de cozinha.

Mármore, granito, porcelanato e cerâmica são opções altamente usadas para as bancadas. 

Conclusão

A cozinha é um dos ambientes mais utilizados em um imóvel e por isso, deve ser revestido com materiais duráveis, práticos e bonitos.

Para escolher os melhores revestimentos para o piso, paredes e bancadas da sua cozinha, basta seguir as dicas que especificamos no conteúdo acima, e claro, não se esqueça de colocar toda a sua criatividade à tona, ok?

E se estiver à procura de um outro imóvel para aplicar essas dicas, lembre-se que a Lopes é o local ideal para você encontrar a melhor opção para as suas necessidades.

Você pode gostar de ler também...