Decoração e Paisagismo

Dicas de revestimentos que estão em alta para cozinha

A cozinha é uma das áreas mais importantes de uma casa e por isso necessita de uma série de atenções. Por isso, preparamos um artigo especial com tendências de design de interiores para o material que faz toda diferença no acabamento deste cômodo: o revestimento. E claro, sempre prezando pela alta estética, conforto e luxo.

Continue sua leitura e venha conosco conferir quais são os tipos de revestimentos que estão em alta para deixar sua cozinha ainda mais charmosa!

 

Como transformar sua cozinha

A cozinha deixou de ser aquele ambiente específico onde se realizavam as tradicionais refeições. Hoje, ela se tornou o local dedicado ao diálogo entre amigos e familiares, entretenimento, planejamento do dia, dentre outras funções.

Dito isso, os revestimentos escolhidos para essa área devem ser devidamente pensados e escolhidos para que dialoguem bem com a totalidade da decoração e transmitam com eficiência conforto e personalidade, sem deixar de lado a funcionalidade e praticidade que um ambiente como a cozinha necessita.

Deve-se ressaltar que mudanças promovidas nas paredes e pisos funcionam dando o efeito de contemporaneidade ao ambiente, transformando totalmente seu visual. É possível realizar isso em pouco tempo e com um investimento relativamente baixo, com potencial o suficiente para deixar o espaço totalmente renovado.

Iremos apresentar aqui alguns materiais e elementos para que você possa incorporá-los em sua reforma e transformar a sua cozinha em um espaço com a sua cara!

Trataremos dos seguintes itens:

  • Ladrilhos;
  • Porcelanato que reproduz o acabamento da madeira;
  • Pastilhas;
  • Pedras.

Antes de abordarmos especificamente cada item, vale pontuar que antes de escolher o melhor revestimento para sua cozinha, vale considerar alguns fatores,  como:

Praticidade: A higienização é algo indispensável para a cozinha, e buscar por materiais que facilitam essa limpeza e evitam ranhuras onde se possam acumular bactérias, é um ponto muito positivo.

Cores: o aspecto tonal da cozinha é o primeiro passo para definir a decoração adequada. Alguns materiais possuem uma vasta paleta de cores, tendo como um diferencial, também, o maior ou menor brilho.

Acabamento: O tipo de acabamento do revestimento escolhido pode causar acidentes e tornar o ambiente mais perigoso, principalmente se este for liso. Então, caso isso seja uma prioridade para você, busque pelos materiais ideais para tal, como piso com acabamento acetinado, por exemplo.

 

Ladrilhos

Os ladrilhos já se tornaram um clássico. As paredes que são decoradas com eles agregam a informação e não despendem espaço para tal. Áreas localizadas atrás da pia ou mesmo próximas ao fogão são os mais utilizados para a aplicação desse material, pois além de conter beleza, eles também protegem a superfície de respingos de óleo, água ou até umidade.

Vale ressaltar que em termos estéticos, eles são muito versáteis, podendo ser encontrados numa diversidade de cores e desenhos.

 

Porcelanato que reproduz a madeiras

Os modelos de porcelanato que reproduzem madeira estão em alta e têm sido cada vez mais utilizados por arquitetos e designers renomados. Eles são apontados como a principal tendência para projetos feitos para as principais mostras de decoração.

Recorrentemente estampando revistas de casa e construção, os porcelanatos podem ser encontrados com reproduções de uma diversidade enorme de madeiras retiradas de diferentes espécies de árvores, que são ideais para serem usados em pisos e revestimentos na cozinha.

 

Pastilhas

As pastilhas de vidro também têm sido muito utilizadas em projetos onde a idéia central é trazer a cozinha o aspecto de “claridade” e limpeza. São altamente versáteis e podem ser encontradas em uma diversidade muito grande de cores e estampas.

Além disso, há empresas que trabalham com esse tipo de revestimento de forma personalizada, oferecendo ao cliente exatamente o que há harmonia para o contexto da cozinha em questão.

 

Pedras

A utilização da pedra como item de revestimento em cozinhas, tem sido muito frequente por aqueles que desejam ter um estilo rústico no ambiente, porém com um toque único.

Essa combinação que nos remete à natureza, harmoniza muito bem com itens de decoração com um cunho mais moderno, resultando num ambiente mais interessante e inovador.

O uso extremamente versátil desse material, não se limita apenas à cozinha, o que abre espaço para ser utilizado na varanda, quartos, salas, entre outros ambientes.

A cozinha é um item de suma importância. E cada vez mais ela traz a si, maiores atribuições e funções, se tornando verdadeiramente o coração da casa.

Então, na hora de pensar a sua, analise e busque por aquilo que seja belo, prático e que mais lhe faça bem!

 

Autor: Portal da Arquitetura: um blog de Casa e Construção com conteúdos incríveis para você se informar!

 

 

Você pode gostar de ler também...