Área externa
Decoração e Paisagismo

Saiba como receber os amigos para um almoço ao ar livre

Que tal aproveitar a chegada do verão para receber os amigos e preparar um almoço na área externa da casa?

Lembre-se apenas de que o ambiente deve estar arrumado na hora da festa. E isso inclui pensar sobre o que servir e como organizar móveis, utensílios e os alimentos. O ideal é apostar em uma recepção descontraída, onde os convidados se sirvam. Por isso, invista em petiscos e alimentos frios de fácil consumo. Cuide ainda de deixar as comidas junto dos pratos e talheres, em um estilo bem americano.

Área externa

Leia ainda no Arkpad: 20 maneiras de renovar o visual da sala de jantar

Outra medida que garante praticidade ao receber é escolher copos e louças resistentes. “Eles não devem ser cristal, pois itens muito frágeis são ruins em festas ao ar livre. Dê preferência a peças de acrílico principalmente para servir refrigerante, suco e água”, diz Ingrid Lisboa, personal organizer. Pratos e os demais itens, no entanto, não devem ser deste material. “O melhor é usar itens de cerâmica ou porcelana de cores neutras, pois, mesmo básicos, não transmitem a sensação de completa informalidade”, ressalta.

Lembre-se ainda de que é possível apostar em jogos de pratos diferentes. O segredo é manter a linha estética em outro ponto, seja nos talheres ou guardanapos iguais. “A descontração do evento permite usar guardanapos de papel. Cuide apenas que sejam grandes e caprichados”, diz Ingrid. Estampas também podem invadir a festa – o ideal é usá-las em jogos americanos ou toalhas de mesa. “Os desenhos tornam a decoração mais divertida. E a dica para deixar tudo em harmonia é usar tons neutros em outras peças”, afirma Maria Luiza Milani, proprietária e decoradora da Lolahome.

A quantidade de comida servida no almoço é mais um ponto a ser analisado. Observe o período de duração da festa e o número de convidados. “Em uma recepção que dure mais de 4 horas, os convidados irão se servir duas vezes e será preciso o dobro de alimento”, diz a personal organizer. “Além disso, crianças comem menos do que adultos. Fique atento”, completa. Cuide ainda para que as bebidas não sejam servidas na temperatura ambiente. O melhor é investir em baldes de gelo espalhados pelo ambiente.

Os móveis que estarão na área externa também precisam estar de acordo com a proposta da festa. Abuse de peças funcionais como pufes, bancos e mesas laterais, dando preferência a itens de plástico, ferro ou madeira. E complete a decoração com vasos e flores. Pequenos arranjos podem ser colocados nas mesas de apoio e espécies como astromélias e gerânios são boas alternativas. Agora é o momento da música. Invista em playlists relacionadas ao tema do evento e, se não houver, deixe tocar algo variado que agrade a todos os gostos.

Por Giulia Simcsik

Você pode gostar de ler também...