mesa de jantar de madeira em ambiente clean
Decoração e Paisagismo

Branco e madeira na sala de jantar: um toque de classe e modernidade

Como você imagina que deva ser a decoração de uma sala de jantar? Elegante? Sofisticada? Confortável? 

Sim, a sala de sua casa poder ser tudo isto e mais, basta acertar nas cores, nos ornamentos e nos móveis escolhidos. Sabe uma combinação que se adequaria bem a quase todos os estilos de salas? Branco e madeira. 

Veja como explorar essa dupla em sua sala de jantar.

sala de jantar com mistura de branco e madeira
Fonte: Shiroma e Montemór Colab Decor

Surpreenda-se com uma decoração neutra na sala de jantar

Decorações neutras combinam com tudo. É muito difícil errar no design de interiores de uma casa seguindo esta ideia, não importa o estilo – clássico, moderno, retrô, vintage e mais. 

E mais, diferente do que muita gente pensa, uma sala de jantar com estas características pode ser bastante interessante. Justamente por não ser tão agressiva ao olhar, pode agradar muito mais pessoas, mesmo que de gostos diferentes.

Há muitas outras vantagens também numa sala de jantar com decoração neutra. Pra começar, ela pode sofrer manutenção mais facilmente – e a um custo menor, e sempre que houver uma situação especial, como numa festividade, poderá receber complementos de todas as cores e ter a sua estética totalmente renovada. Já em outra data, ela poderá ganhar um novo visual.

decoração sofisticada de sala de jantar branca
Fonte: Patricia Martinez
duas opções de decoração com branco e madeira
Fonte: Andréa Barroso e MeyerCortez Arquitetura e Design

Os segredos do branco e madeira na decoração

Você já deve saber que o branco é a união de todas as cores. Sendo assim, em tese, esta cor pode emanar energias muito positivas para os ambientes. Uma sala de jantar pintada assim deve apresentar uma atmosfera mais serena e tranquila. 

Ela também parecerá bastante clara. E, à noite, quando as luminárias estiverem ligadas, os fachos de luz serão mais bem rebatidos, ou seja, não precisará de tantas lâmpadas para iluminar bem o local.

sala de jantar branca
Fonte: A.M Studio Arquitetura

A vantagem de se ter uma sala de jantar mais clara é poder ver melhor os pratos de comidas dispostos sobre a mesa, tornando qualquer refeição muito bem proveitosa. 

Fora que isto deixaria também as pessoas à mesa mais despertas, dispostas à conversação. Mas pequenos toques de madeira no cenário deixaria a decoração da sala mais agradável, tornando o cenário mais “aquecido”.

De fato, a madeira possui muitas boas qualidades. Ela é um material que não só torna os ambientes da casa mais agradáveis como também bonitos. 

Quando deixada ao natural, sem pintura, é capaz de ficar ainda mais interessante. Seus tons e os desenhos de seus veios podem ser muito bem explorados no design.

mesa de jantar com cadeiras de madeira
Fonte: A.M Studio Arquitetura

Como utilizar a combinação branco e madeira em sua sala

A cor branca é bastante válida para ser utilizada em muitos detalhes das decorações de salas de jantar. Ela pode aparecer em forros e paredes. 

Contudo, em outros casos, ela não é indicada, como em tapetes e revestimentos de assentos de cadeiras – sendo melhor a cor creme. Agora, um local que esta cor fica bem é nos tampos de mesa de jantar – talvez como parte do processo de pátina ou laqueação da mesma.

mesa de jantar com tampo branco
Fonte: Zark Studio Lab

Já a madeira pode aparecer em mais pontos diferentes de projetos de sala de jantar. A começar, em revestimentos de piso – tipo tabuão ou laminado – e parede – em formato de painel. 

Em alguns casos, o forro pode ser marcado por estruturas em madeira, como nas vigas ou treliças. E até mesmo vários acessórios de iluminação e ornamentação da sala podem ser feitos de madeira também.

móveis de madeira na decoração de sala de jantar
Fonte: MeyerCortez Arquitetura & Design

Mas é claro que não poderíamos terminar este texto sem falar dos móveis de madeira. Nas decorações de sala de jantar, eles são protagonistas. 

Suas estruturas podem ser toda em madeira ou apresentar apenas partes em madeira. Pode-se também utilizar um conjunto de mesa e cadeiras num só tom. Só que o interessante mesmo é provocar o contraste entre as peças.

mesa de jantar de madeira em ambiente clean
Fonte: INÁ Arquitetura
mesa de jantar de madeira em decoração contemporânea
Fonte: Caroline Gabriades

As variações do branco e madeira na sala de jantar são inúmeros, por isso, aposte em seu bom gosto e renove este ambiente de sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...