sapateira com luzes de led coloridas
Decoração e Paisagismo

Sapateiras: as melhores amigas de quem ama sapatos!

Quem tem muitos pares de sapato sabe o quanto é difícil organizá-los dentro de casa, principalmente se há pouco espaço vago nos ambientes. E objetos assim simplesmente não deveriam ficar jogados por aí, dentro de caixas, em sacolas ou pior, empoeirados num canto qualquer. Eles podem ficar guardados em local mais apropriado, pois é justamente para isto que servem as sapateiras.

sapateira com prateleiras dentro do closet
Foto: Samira Jarouche

Um pouco mais sobre as sapateiras

Afinal, o que são as sapateiras para o design de interiores? Bem, são móveis bonitos, práticos e versáteis que funcionam como organizadores de sapatos – simples assim.

Com certeza, se a ideia é manter os calçados separados das roupas, por exemplo, esta é a solução perfeita. E têm mais, elas podem dar sentido a um canto da casa ainda sem utilidade; dar uma nova cara a um cômodo; enriquecer uma decoração.

sapateira com prateleira em nichos e dentro do closet
Foto: Degradê Decoração e Caroline Manfrin
sapateira feita sob medida
Foto: Solange Figueiredo

Uma sapateira comum pode ser muito bem aproveitada em vários pontos da casa. Geralmente, a primeira ideia que as pessoas têm é de usar um móvel assim no quarto – principalmente escondido na parte inferior de um guarda-roupa. 

Agora, dependendo do seu tamanho e design pode ser mais bem aproveitado sob uma mesinha no office, uma bancada no banheiro ou lavanderia, e mais.

Existem também famílias que já aderiram ao costume de retirar os sapatos de imediato ao entrarem na casa. Então, logo no primeiro cômodo que acessam deixam uma pequena sapateira, evitando espalhar sujeiras e bactérias indesejadas para os demais ambientes. Este local pode ser o hall de entrada ou a garagem, tanto faz. O fato é que tal móvel merece atenção especial nos projetos de decoração.

sapateira com luzes de led coloridas
Foto: Revista Viva Decora

Modelos de sapateiras para inspirar

Já existem muitos modelos de sapateiras prontas à venda nas lojas – em diversas medidas e, quase sempre, em design clean e moderno. 

Mas sempre é possível improvisar uma estrutura simples com prateleiras e nichos, por exemplo. Ou ainda investir em algo mais especial, como uma marcenaria planejada; ou criativo, com reaproveitamento de materiais. Confira as sugestões a seguir.

Sapateiras planejadas

Quando o espaço é pouco e há maior necessidade de otimização de ambientes, a melhor alternativa para os decoradores é recorrer aos móveis planejados.

Deste modo, podem-se fazer peças mobiliárias bem mais elaboradas, na medida em que se necessita, com o formato e o acabamento que se deseja. Quanto às sapateiras, as opções tornam-se ilimitadas.

sapateira planejada
Foto: Marcelo Rosset Arquitetura e Revista Viva Decora

Por exemplo, é possível fabricar uma sapateira com menos profundidade, que possa ficar posicionada ao lado de uma cômoda ou criado-mudo, com formato mais vertical ou horizontal. A sapateira pode ter prateleiras internas deslizantes ou inclinadas. Suas portas podem ser de correr, basculantes ou comuns, de bater. Quanto ao acabamento, a sapateira pode ser revestida com espelho, transmitindo sensação de amplitude no local.

sapateira planejada
Foto: CASAon
sapateira planejada no closet
Foto: Nicolle do Vale e Patricia Tavares

Sapateiras improvisadas

Existe outra maneira de construir uma sapateira dentro de casa, que é através da improvisação, do aproveitamento de materiais e do restauro de móveis. Trata-se das sapateiras criativas.

As inspirações são as mais diversas: Pode-se adaptar o organizador de sapatos dentro de algum móvel antigo – como uma cômoda, um rack ou um balcão buffet. Ou pode-se criar uma estrutura totalmente nova.

sapateira improvisada dentro do armário
Foto: Só1toque Design e Engenharia 

É possível fazer uma sapateira utilizando blocos de construção e tábuas para formar uma pequena estante. Sapateiras em canos de PVC, em caixotes de madeira, aramados, pallets e mais. E, por fim, sapateiras suspensas – feitas de plástico ou de tecido costurado. 

Todas são opções bastante econômicas e que podem deixar o visual de um quarto mais despojado – embora ainda muito bem organizado.

sapateira feita de caixotes
Foto: Revista Viva Decora
sapateira de madeira pintada de amarelo
Foto: Gisele Petroli

Observe as imagens apresentadas neste texto. Encontre nas ilustrações a inspiração que precisava para criar uma linda sapateira, bem do jeito que você desejava. 

Uma dica: use nichos de altura de 24 cm para sapatos mais altos e 15 cm para sapatos mais baixos. Boa sorte no planejamento deste móvel.

E lembre-se: se faltar espaço para tantos sapatos em sua sapateira é porque é hora de fazer um 5S nas coisas.

“A melhor maneira de escolher o que manter e o que jogar fora é pegar cada item e perguntar: ‘Isso me traz alegria?’. Se a resposta for sim, mantenha-o. Se não, descarte-o. Este não é só o mais simples, mas também o mais preciso critério.” – Marie Kondo, especialista em organização pessoal.

Já decidiu qual modelo de sapateira vai receber sua coleção de sapatos? Então, não perca mais tempo e comece já seu projeto. 

Essas dicas de como utilizar a sapateira na decoração de diversos cômodos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...