Decoração e Paisagismo

O Hall de entrada perfeito: já pensou em um sofá para esse cantinho especial de sua casa?

Todo edifício ou casa precisa ter uma recepção. O hall de entrada pode ter muitas funções, mas a principal delas é fazer uma transição do ambiente externo para o interno.

Em edifícios, ele pode servir também como um espaço de distribuição e a decoração desse local vai atrair a atenção de quem se dirige à sua casa, fazendo com que se sintam mais bem acolhidos.

Fonte: Urbano Studio

 

Como costuma ser a decoração dos halls de entrada

Em se tratando de decoração para halls de entrada, não existem limites para a criatividade do arquiteto ou designer de interiores.

O profissional pode montar um cenário mais simples ou sofisticado, tudo vai depender do gosto e das necessidades do seu cliente – fora as restrições de espaço e orçamento.

Pequenos toques de cor, textura e iluminação que ele der em projeto podem deixar a entrada como um dos ambientes mais bonitos da casa.

Fonte: Patricia Kolanian Pasquini e Red Square Arquitetura

Embora o acesso principal da casa possa ganhar várias funções, como ser uma mini sala de leitura, o local não deve ser atulhado de objetos. Isso quer dizer que o hall não pode ser decorado seguindo o mesmo padrão que é dado aos outros interiores.

Pode-se dizer que ele é mais cenográfico. Todos os seus elementos vão servir para estabelecer uma atmosfera, criar um clima especial, preparando as pessoas para o que ainda está por vir.

Fonte: INÁ Arquitetura e Luiz Normand

Portanto, o hall de entrada é como um cartão-de-visitas. Essa definição lembra muito aquele velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Isso é bem verdade! A ideia vale tanto para um imóvel residencial quanto comercial.

Resumindo, como a recepção é decorada dará às pessoas uma ideia sobre como elas podem se sentir – talvez à vontade e seguras, ou desconfortáveis e com medo. É um sentimento que pode ser manipulado pelo decorador.

Fonte: Projética Design e Arquitetura

 

O que utilizar na decoração dos halls de entrada

O hall de entrada não deve ser uma “tela vazia”. Ele tem que ter cor, tem que ter personalidade, tem que “contar uma história”. Para começar, esse ambiente vai introduzir a decoração da casa.

Isso não quer dizer que deva ser igual ao resto dos interiores, claro. Mas, de algum modo, se comunicar, se ligar, com o todo ao redor. A continuidade entre ele a sala de estar é bastante importante!

Fonte: Teresinha C. Maia de Carvalho

O decorador pode fazer uma das paredes do hall de entrada ser o destaque do ambiente. Nela, colocar uma cor bem viva, talvez aplicar um revestimento de textura bem marcante, um papel de parede ou montar um grande painel. Aliás, para esse cômodo, peças espelhadas ajudam a dar sensação de mais amplitude e ainda melhorar a iluminação.

Fonte: Andrea Petini e Decoradoria Decoração Online

Quanto ao mobiliário e ornamentação, existem vários itens que combinam bem com o propósito do hall de entrada.

Usam-se muito luminárias de tripé e arandelas; mesas auxiliares com abajures; aparadores com arranjos de flores e esculturas; e conjuntos com poltronas e sofá.

Além disso, cachepots com folhagens podem ficam muito bonitos – principalmente em entradas de prédios.

Fonte: Juliana Pippi

 

Como escolher um conjunto de sofá para o hall de entrada

Sim, sofás podem ser usados em decorações para halls de entrada. Claro que há uma questão muito importante que deve ser avaliada pelo arquiteto ou designer de interiores, que é se uma peça assim caberá, de fato, no ambiente.

Como dito antes, esse ponto da casa pode ser usado para muitas coisas, mas nunca deixará de ser a recepção, ou seja, uma área de circulação.

Fonte: Juliana de Sá

O modelo ideal de sofá vai depender caso a caso. Por exemplo, um hall de entrada bem amplo, dividido por várias unidades de apartamentos ou salas comerciais, pode apresentar um móvel de linhas mais simples e cores neutras, combinando com o resto da decoração.

Além do mais, é importante que a peça tenha um tecido mais resistente – que suporte a alta rotatividade de pessoas no local – e uma espuma menos densa.

Fonte: Raduan Arquitetura  

Já um hall de entrada particular pode apresentar poltronas, bancos e sofás com características diferentes. Essas peças teriam um design mais arrojado – talvez itens assinados por artistas renomados.

Também seriam acompanhadas de almofadas e mantas contrastantes. E acabariam como o ponto focal principal do ambiente, tendo todos os demais elementos da decoração voltados para si.

Fonte: CASA COR

Nas imagens apresentadas neste texto, vê-se vários bons exemplos de halls de entrada. Todos foram muito bem decorados. Uma característica em comum é que eles têm pelo menos um modelo de assento. Estude bem as dimensões de sua casa. Não exclua os sofás da sua lista de opções.

Estabeleça um estilo. E escolha as peças para deixar a entrada mais alegre e acolhedora nesse cantinho lindo de sua casa.

Estas dicas de decoração de hall de entrada foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você pode gostar de ler também...