sofá azul royal na decoração
Decoração e Paisagismo

Mude a decoração da sala com sofá retrátil ou comum colorido

Muitos arquitetos e designers repetem frequentemente a seguinte frase: “com cor neutra não se tem erro”. 

Porém, ambientes repletos de objetos em cores como preto, branco, cinza e bege – embora sejam a base para lindos modelos tradicionais de decoração – podem parecer monótonos demais. Grandes peças, como um sofá retrátil para sala, poderiam ganhar um destaque maior nos cenários se em cores vivas.

Pensando nas muitas alternativas que o mercado mobiliário oferece atualmente, pode-se cogitar, então, a utilização de sofás coloridos para a composição de decorações. 

Esta é uma excelente alternativa aos sofás neutros, podendo oferecer muito mais estilo aos ambientes de descanso e de entretenimento. 

sofá azul turquesa na sala de estar
Foto: Viviane de Pinho

O poder das cores na decoração

Sabe-se que as cores impactam fortemente as propostas de decoração de interiores. Os projetistas nesta área estão sempre atentos à mensagem que cada elemento pode transmitir aos observadores de acordo com a sua tonalidade. O mesmo vale para os sofás coloridos.

Tal móvel em cores quentes, como vermelho e laranja, pode deixar a casa mais alegre, aconchegante e sofisticada, com uma atmosfera segura. Trata-se também de uma opção muito boa para contrastar com cores suaves. Já o mesmo móvel em cores frias, como verde e azul, pode deixar a casa com aspecto mais tranquilo, iluminado, combinando com todos os gostos. Inclusive, estes tons seriam sugeridos para os interiores em 2020.

sofás coloridos em tonalidades escuras
Foto: Revista Viva Decora e Danni Couto

Os tons roxo e azul estão na moda atualmente. Um sofá nestas cores pode receber vários outros tons como complemento de decoração. 

Sobre ele pode haver almofadas e mantas em laranja, amarelo, ocre, rosa, lilás ou violeta, por exemplo – os tons neutros também caem muito bem. Trata-se de uma combinação que deixa a sala de estar com visual bastante contemporâneo e muito bonito.

E ainda existem os tons mais incomuns para sofás, mas que estão sempre arrebatando os corações dos compradores. Por exemplo, os sofás rosas – não tão chamativos quanto os vermelhos – e os violetas – que até foram bastante utilizados em propostas de salas de 2014 a 2016. Todos estes também podem dar um toque estiloso às decorações modernas.

sala de estar colorida
Foto: Danni Couto

Segredos para usar um sofá colorido em sua casa!

Não há dúvidas de que o visual dos sofás coloridos impacta demais as decorações de interiores. E para que o resultado final seja positivo, deve haver bastante planejamento. 

Isto porque um móvel assim pode acabar como o foco principal de um cenário, tirando a atenção de todos os outros detalhes. Por isto, é preciso harmonizar os contrastes para tornar a casa agradável, aconchegante, alegre e sofisticada na medida que se espera.

sofá cor de rosa na sala
Foto: Revista Viva Decora

Harmonize a decoração com o sofá colorido

O fato dos designers terem apontado os móveis coloridos como uma possível tendência atual fez os fabricantes ampliarem suas opções de sofás. 

Agora, pode-se facilmente encontrar móveis assim em cores chamativas ou cheios de estampas. E eles, quando bem colocados nas propostas, não deixam as coisas nada exageradas – ainda assim combinando com desejos de ambientes clean e discretos.

sofa colorido em tom pastel
Foto: Revista Viva Decora
Foto: Revista Viva Decora e Marcia Rubinatti

Quem não quer se arriscar de imediato comprando um sofá colorido para a casa nova, pode seguir outro caminho. Talvez comprar um sofá neutro e adicionar, sobre ele, acessórios coloridos – como mantas e almofadas. 

Mas para conseguir um equilíbrio adequado de tudo, ainda será preciso considerar todas as demais cores que irão compor o ambiente. Então, depois disso, pensar nos complementos.

Inevitavelmente, os sofás coloridos sempre serão os destaques dos ambientes. Este móvel será o “nível um” de uma proposta. 

Escolhendo uma segunda cor, todos os elementos nesse tom – como tapetes, cortinas e mais – terão a tarefa de equilibrar o cenário. É melhor que o pano de fundo seja neutro ou com motivos geométricos simples, pois a atenção principal ficará mesmo sempre para o sofá.

sofá azul royal na decoração
Foto: Aline Cobra Design e Arquitetura

Todo este estudo deve garantir uma decoração mais bonita. Ou seja, não tenha medo de renovar o visual dos ambientes da sua casa com um sofá colorido. Esta é a sua chance de inovar. 

Quer uma sugestão? Que tal apostar em uma sala no estilo vintage, com poltronas, rack e aparador em cor neutra; e use um sofá de linhas puras, braços estreitos, encosto mais baixo e bem colorido para contrastar. O que acha?

Criar um efeito degradê entre sofá, fundo, complementos e mais também poderia ser fantástico. 

Ne verdade, o ideal é escolher a combinação que possa fazer a sua casa ficar melhor, mais confortável, autêntica, atrativa, animada, despojada e encantadora aos olhos de todos. 

Já pensou em como vai ser a sua? 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...