sala de jantar com tapete
Decoração e Paisagismo

Como usar todo charme do tapete de sisal em sua decoração

Tapetes são elementos bastante utilizados em decoração de interiores. Existem lindos e variados modelos à venda no mercado. Eles servem não só para cobrir pisos, como também demarcar áreas e dar mais conforto aos moradores – protegendo do chão frio, por exemplo, e fazendo seu contato com o solo mais macio. 

E um tipo específico de tapete que chama bastante a atenção, sobretudo em decorações com temática de verão, são os tapetes de sisal.

tapete de sisal na sala de estar
Foto: Danielli Lopez

O que é o sisal, afinal de contas?

Pois bem, não adianta falar das características principais dos tapetes de sisal sem, antes, explicar, exatamente, o que é este tal sisal. Bom, podemos dizer, resumidamente, que sisal trata-se de uma planta. Sim, esta fibra que é tão utilizada para a fabricação de produtos voltados à decoração – não só tapetes como móveis e mais peças – vem desta espécie viva que é originária da América Central.

No Brasil, os estados com maior produção de sisal são a Paraíba e a Bahia – que chegam a exportar o material para países da América do Norte, Europa e até África. De toda a planta, é explorado apenas as folhas. E delas são feitas as cordas que, depois, são moldadas para fazer tantos itens que acabam por fazer parte também de propostas de arquitetura e de design.

tapete na decoração rústica
Foto: Renata Correa

Como é a tal tendência dos tapetes de sisal?

Os tapetes feitos de corda, sejam de sisal ou mesmo de tecido, já são velhos conhecidos da decoração. Mas, mais recentemente, eles voltaram à moda e passaram a serem citados, outra vez, em matérias de sites e revistas do ramo. Inclusive, estão sendo vendidos no mercado, agora, com um visual muito mais moderno, combinando com diversas tendências contemporâneas.

tapete de sisal no terraço
Foto: Bianchi & Lima Arquitetura

Incontáveis projetos de interiores, inclusive de artistas renomados, apresentam como solução de cobertura de piso e marcação de áreas de planta os tapetes de cordas. E nesta linha, aparecem muitas boas soluções com a utilização de tapetes de sisal – sejam em formas quadradas, redondas e mais. Opções é o que não faltam para cobrir todo o tipo de ambiente.

sisal na decoração de casa
Foto: D2N Arquitetura + Interiores
tapete de corda no hall de entrada
Foto: Revista Viva Decora

Quais seriam as principais características dos tapetes de sisal?

Já se sabe, então, que tapete de sisal é feito a partir de uma fibra natural provinda de uma planta. Sendo assim, são peças mais fortes, resistentes, de fácil decomposição – ótimas para o meio ambiente -, mas que exigem uma manutenção mais cuidadosa. Tais tapetes não podem ser dobrados, varridos ou lavados com água – devendo o usuário consultar as recomendações do fabricante para o seu transporte e limpeza.

Se tomados os cuidados certos – sobretudo com relação à exposição excessiva à umidade e incidência solar –, um tapete como este pode durar anos numa decoração. E ressaltando que eles combinam bem com muitos tipos diferentes de ambientes. Inclusive, sua borda pode vir costurada e até receber um arremate em couro. Isto impediria que, mesmo com circulação intensa de pessoas, algo afetasse o seu estado.

sala de jantar com tapete
Foto: Revista Viva Decora

Para manter a qualidade estética desta peça, muitas pessoas encomendam, em lojas especializadas em plástico, uma capa sob medida transparente. Contudo, esta proteção do tapete anularia o belo efeito buscado pelos designers, que é obtido pela textura incomparável deste material. De fato, pode-se identificar um tapete de sisal só pelo toque. Além disso, as tramas que os compõem também são diferenciadas.

No mercado é possível conseguir tapete de sisal em tamanho grande e pequeno, em forma retangular comum e também tipo passadeira. E todas estas peças podem ser utilizadas em ambientes como sala de estar, sala de jantar, sala íntima, escritório, quarto de casal, quarto de solteiro, e corredor. Também se pode abrir uma exceção para áreas de estar em varandas fechadas – preferencialmente com vidro e cortina.

decoração com tapete de sisal
Foto: Revista Viva Decora
terraço com decoração de sisal
Foto: Samira Jarouche

A tonalidade característica dos tapetes de sisal, que varia de bege até o marrom claro – ou mesclado -, combina bem com vários modelos de decoração. 

Por exemplo, ambientes em estilo escandinavo, estilo vitoriano, estilo praiano, estilo campestre, estilo romântico, entre outros. 

Já definiu onde vai colocar os tapetes de sisal em sua casa? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a dar esse toque de charme aos ambientes de sua casa. 

Estas dicas de como usar tapete de sisal na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...