Decoração e Paisagismo

10 tendências de decoração para ficar de olho em 2019

As tendências de decoração estão sempre acompanhando a evolução da sociedade.

A Maison & Object uma das maiores feiras de decoração e design do mundo, apresentou todas as tendências para este ano.

Em 2019 a decoração dará mais atenção ao conforto, em tornar o espaço em um aconchego. A natureza estará fortemente presente.

A Pantone também já anunciou qual será a cor de 2019. Como estamos sempre atentos as novidades do mercado, nós reunimos quais serão os estilos que estarão presentes na decoração da sua casa.

 

1. Sustentabilidade

Entre as 10 tendências de decoração para 2019, a sustentabilidade foi a mais aclamada na Maison & Object. Devido aos problemas ambientais que assolam o planeta, profissionais de decoração do mundo inteiro buscam formas de utilizar madeiras, plásticos, metais e outros materiais para decorar os ambientes de forma sustentável.

(Divulgação: Carl Halal/CASACOR)

 

2. Animais e um estilo de vida mais natural

Com a preocupação com o meio ambiente, cresce também o número de adeptos de estilos de vida mais naturais como: vegetarianismo, veganismo, crudivorismo, entre outras opções de alimentação se derivados de origem animal.

Para acompanhar as novidades de decoração em 2019, os especialistas aconselham usar e abusar de objetos com estampas de animais, frutas e plantas. Em quartos infantis, dá um toque especial.

Fonte: Giovanna Maradei

 

3. Formas Circulares

A busca pelas formas naturais é constante. De cadeiras à objetos de decoração, os formatos são fluídos, sempre com curvas acentuadas, excluindo totalmente as pontas.

O objetivo é buscar aumentar o contraste da natureza dentro dos lares, para combater toda a rigidez das metrópoles.


(https://www.maison-objet.com/en/paris/program/awards/talents-a-la-carte/carla-baz)

 

4. A valorização das imperfeições

Durante décadas o design e a moda estimularam a importância de formas perfeitas, porém sabemos que a realidade é bem diferente.

Para valorizar as imperfeições das nossas vidas, a Norr11, galeria famosa por seus objetos de furniture escandinavos, apresentou diversas peças com marcas de dedos, acabamentos que remetem à oxidação da peça, objetos totalmente assimétricos e crus.

Vasos de cerâmica com efeito oxidado da Norr11  (Foto: Giovanna Maradei)

 

5. Decoração Modernista

A arquitetura moderna promete ganhar mais espaço nas residências este ano. Com a combinação de cores frias como: azul marinho, vinho, amarelo açafrão e verde petróleo, estes elementos remetem à natureza.

Para manter a modernidade através de tantos elementos naturais, as cores auxiliam na sofisticação e sobriedade dos ambientes, facilitando o trabalho dos designers.

 

6. Vidros com formas inusitadas

Uma boa empresa de reforma, deve estar atenta às novidades do mercado de decoração, para poder oferecer o melhor para os seus clientes.

Vaso de Alexa Lixfel na exposição 1000 vases (Foto: Giovanna Maradei)

 

O tom coral(que é a cor de 2019 segundo a Pantone) está presente na maioria das peças. Com esta cor é possível deixar o ambiente mais elegante.

 

7.A importância do minimalismo

Fonte: valerie-objects.com

 

O combate ao desperdício de materiais e a busca por componentes que não agridam o meio ambiente, estão presentes na coleção Skeleton(eskeleton) do renomado grupos de artistas japoneses, Nendo.

A busca pelo essencial, é algo que está presente em diversas obras do evento. Aliás, o minimalismo é algo que sempre esteve presente na cultura japonesa. Agora você poderá levar toda a simplicidade oriental e a sua engenhosa funcionalidade, para dentro do seu lar.

 

8.Todo o frescor do mármore

Mesa de centro contemporânea em mármore, carvalho e aço lascado – HANSEL by Pierre Dubourg – Foto:ArchiExpo

Já falamos outras vezes sobre o uso do mármore na decoração, neste ano ele retorna com inflûencias nórdicas e menos luxuosas. O mármore, assim como outras pedras ornamentais, passou a ser usado na fabricação de móveis e objetos ainda no período neolítico.

Tanto o granito quanto o mármore, possuem a capacidade de diminuir a temperatura do ambiente. É ideal para casas de verão ou apartamentos em regiões quentes do Brasil.

Em 2019 o mármore estará presente em objetos menores, para decorar mesas, potes, etc.

 

9.Móveis interativos

Desenvolver móveis que se adaptam a qualquer ambiente e atendam as necessidades dos consumidores, talvez seja um dos grandes desafios do design.
Os jovens designers estão cheios de energia e empenhados em mudar esta realidade. Se observar com atenção, os móveis seguem as cores que são tendência para este ano.

Na Le Off da Paris Design Week, foram apresentadas diversas soluções que buscam tornar qualquer ambiente mais versátil.

 

10.Violetas e Rosas

Foto: Pamono – Designer: Ekin Kayis

O rosa claro e o tom quase pastel, parece sobreviver ao longos das décadas. Nos últimos anos, não lembro nenhuma feira na qual ele não estava lá. A ultra violet que foi eleita a cor de 2018, traz o misticismo e o convite para uma reflexão mais profunda, para aqueles que frequentam o ambiente.

 

Como acompanhar as tendências de decoração de 2019?

É importante estar atento aos principais eventos, como: Feicon Batimat, ABCasa Fair, Design Shanghai, que atraem os maiores profissionais de design do mundo.

Nós da Lopes Imobiliária, estamos sempre acompanhando todas as novidades do mercado de decoração e imóveis, para deixá-los sempre bem informados.

 


Autor: William Mendes, Especialista em Conteúdo e Copywriter, ajuda empresas a crescerem através do marketing de conteúdo.

Você pode gostar de ler também...